04 maio 2005

Estou... de Baixa :(

Olá a todos,

Pois é, parece que as coisas não estão tão bem como pareciam... infelizmente! A ecografia feita dia 2/5 das 30 semanas revelou que a minha Beatriz baixou de percentil. Na ecografia anterior estava no percentil 50 e nesta está entre o percentil 10 e o 25, muito pequenina.
Mas vou primeiro relatar a ecografia; após uma espera de mais de 2 h no Hospital Cuf Infante Santo fui despachada em menos de 5 minutos com a apreciação médica de que : "está tudo óptimo ". Se não tivesse lido o relatório ( que vinha fechado ) pensaria que a minha menina continua a crescer bem o que não acontecesse. Assim que vi o percentil percebi logo que as coisas não estão bem e o sr Dr. no relatório colocou a observação : " aconselho nova monitorização para visualizar o crescimento fetal ". Bolas, eu sei que não me disse nada para não me alertar mas não teve a dignidade e brio profissional para me perguntar quando ia à minha médica. Bom, o que vale é que tive consulta logo no dia a seguir onde fui mostrar as análises e a ecografia.
As minhas análises estão um pouquinho alteradas, segundo a minha médica estou à beira de uma anemia, baixei de peso novamente ( ou seja não engordei nada desde o início da gravidez ), estou a fazer retenção de líquidos na face e estou c a tensão arterial um pouco alta. Segundo palavras da médica, muita coisa ao mesmo tempo. Para agravar a minha menina está muito magrinha e baixou o percentil apesar de estar cheia de vitalidade e com o coraçãozinho óptimo.
Quando me falou que tinha de me mandar para casa de baixa fiquei estarrecida... não me sinto fisicamente mal mas sei que tenho andado com imenso stress no trabalho e isso está-me a prejudicar a mim e à Beatriz. Agora a solução passa por descanso de 15 dias, vitaminas, calmantes, ferro, ácido fólico, cálcio e um anticoagulante plaquetário ( tudo medicamentos ).
Como calculam fartei-me de chorar, principalmente porque fui sozinha à consulta e senti-me realmente desamparada, confesso... nunca me fez diferença porque tudo corria bem, mas ontem foi tremenda a solidão que senti.
Daqui a 15 dias espero estar novamente em forma e que a minha menina esteja óptima e a crescer bem.
Segundo a Dra., mandou-me fazer a ecografia por a barriga estar muito pequena e também por eu não estar a aumentar de peso ( que foi óptimo até aos 5 meses, mas a partir daí deveria começar a aumentar progressivamente ). As suspeitas dela confirmaram-se e apesar de tudo e de já a conhecer desde que nasci, a minha confiança na minha médica saiu reforçadíssima.
Para ajudar quando fui à fármacia o médico farmaceutico disse-me : " Você sabe que está à beira de uma trombose??" Quanto tempo tem de gravidez?? É que este medicamento não se dá a grávidas no fim de tempo porque provoca hemorragias... Fiquei baralhadissima e liguei logo dali à minha médica que explicou ao faramaceutico o motivo da prescrição médica e que os efeitos que ele indicou apenas aconteciam em grávidas de fim de tempo, ou seja, a partir das 37 semanas.
Enfim, foi de uma falta de sensibilidade a toda a prova.
E aqui estou eu em casa, a tentar relaxar e descansar e aproveito para "curtir" ainda mais a minha filhota que adoro.
Para a semana não estarei sozinha em casa ( que me deixa geralmente stressada ) porque a minha sogra vem para cá... Não posso deixar de agradecer a todos os meus amigos e família pelo apoio incondicional em todos os meus bons e maus momentos. Amo-os!!!
Um imenso beijo também à família do Nuno ( e também minha claro ) que me acolheu no seio familiar como seu eu desde sempre fizesse parte dele. Também os amo de paixão a todos.
Bom e porque a conversa vai longa e não quero ficar triste ( sim, porque eu sou uma optimista ) vou acabar por aqui. Prometo actualizar o blog durante estes dias mas agora vou lanchar porque a minha menina espera por papinha e euestou dedicada a ela e ao seu bem estar.
Beijinhos a todos

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá

E a 1º vez que comento aqui neste blog, eu chamo-me Sofia e tenho um bebé lindo de 17 meses.
Queria apenas desejar que corra tudo muito bem e que a bebé nasça cheia de saúde.
Paciência, calma e força já falta pouco.
Bjs
Sofia (sof do Pink Blue)

Rita disse...

Tem calma, descansa e faz tudo o que o médico mandar. Vais ver que vai correr tudo bem :o)
A Beatriz só precisa de descanso e nada de stress!
Beijinhos, força e boa sorte

Rita disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
AnaBond disse...

Não tinha lido isto...

Olha, a mim assustaram-me na minha gravidez porque ao contrário da tua Beatriz, o meu estava no percentil 75.
Que tinha de ter muitos cuidados, bla bla bla.

Resultado. Ele nasceu dentro do percentil 50, estava óptimo, nada de preocupações.

Ou seja, nem sempre os percentis calculados aquando dentro da barriga da mãe saem certos. Conheço muita gente, e olha que é mesmo muita gente, que nunca acertaram nos percentis da crianças.

Tem calma, descansa muito e vais ver que isso vai 'ao lugar'.

Mas numa coisa te dou toda a razão... as pessoas são de uma insensibilidade extrema. O que o farmaceutico te disse não se diz a ninguém, muito menos a uma grávida. Que coisa...

Não te conheço e vou falar de cor... não há possibilidade de ires acompanhada às consultas? Isso foi uma coisa que sempre fiz questão em ter... companhia. Por acaso foi sempre o meu marido a acompanhar-me, mas se ele faltasse garanto-te que ia buscar uma amiga. Sei que estamos mais fragilizadas nessas alturas, e por vezes até se lembram de coisas que nós nos esquecemos.

Vá, descansa que vai tudo correr bem. Basta ter alguns cuidados extras, mas nada de especial.

Um beijo.