23 maio 2005

33 semanas

Chegadas as 33 semanas apercebo-me que faltam apenas 3 para que a Beatriz deixe de ser considerada prematura. Apercebo-me também que faltam 7 até à data prevista do parto ( 11 de Julho ) e que ainda há muita coisa a tratar.
O quarto da Beatriz ainda não está pintado e os cortinados nem sequer estão escolhidos apesar de já termos a cómoda, a cama de grades e a alcofa e as roupinhas da Beatriz já estarem lavadas e passadas a ferro.
Confesso que já não me sinto com "coragem" para pintar o quarto e o pouco tempo que tenho tem sido aproveitado a descansar porque eu e a filhota merecemos e mais importante que ter tudo em ordem para a chegada da Beatriz é que a mesma não se antecipe e que tudo esteja bem. Por isso a tarde de ontem foi literalmente passada comigo deitada no sofá a dormitar. Já não me lembro de ter um Domingo tão tranquilo e descansado.
Amanhã é dia de ecografia, provavelmente a última e na qual já não devo conseguir perceber nada das imagens, restando-me usar a imaginação e confiar na descrição do médico :).
Tenho notado que ultimamente as idas ao WC são muito mais frequentes ( não sei se isso quererá dizer que a Beatriz se virou ou não ) e durante o final do dia de ontem quase não aguentava 5 minutos sem fazer um xixizinho,lol. Tenho também sentido algumas dores nos ossos da pélvis e ás vezes dores na barriga juntamente com o que penso serem contracções, já que a barriga fica dura. Já não me consigo baixar dobrando a barriga sem sentir fortes picadas na mesma, mas às vezes ainda sem querer me baixo assim ( shame on me ).
Amanhã é o meu primeiro dia do curso de preparação para o parto, apesar de já começar um pouco tarde e por isso mesmo irei iniciar no tema da amamentação.
A terapeuta disse que o tema do parto ( o que mais me incentivou a inscrever ) será tratado em Junho/Julho, tendo ela me inscrito até 15/07, quando a data prevista é 11/7 :).
No Sábado fomos com a minha mãe comprar a cadeira/ovo para a Beatriz e claro o chassi, uma bela prenda que a avó deu. Escolhemos o modelo Urban da Bébeconrt com o ovo élios. A cadeira de passeio para mais tarde também será a minha mãe a oferecer mas apenas daqui a uns meses quando a Beatriz precisar.

Bom e agora como sempre cá vai o "historial" do desenvolvimento de mais uma semana de gestação.

A 33ª semana de gravidez

O bebé está com menos espaço e coloca-se em posição para nascer. A mãe pode ter agora alguma dificuldade a andar. Já falta pouco para o parto. Prepare-se.

O seu bebé: O bebé já pesa cerca de 2 quilos e tem 43,5 cm de tamanho aproximadamente. As próximas semanas vão ser marcadas por um crescimento maior do seu bebé que vai ganhar quase metade do peso que terá à nascença, durante estas sete semanas finais. À medida que o espaço para o bebé diminui, ele mexe-se menos e adopta outra posição: coloca-se de joelhos encolhidos e com o queixo apoiado no peito. Está em posição de nascimento, ou pelo menos, deveria estar. Encaixa-se dentro dos ossos da pelve da mãe, o que por vezes torna difícil o andar.
A futura mãe: O bebé desce para a pelve e encaixa-se dentro da bacia. As contracções que preparam o parto aumentam. Por vezes, as futuras mães sentem pequenas pontadas na vagina que são o resultado da pressão exercida pelo bebé ( sim, sim ). As consultas devem ser semanais.

Conselho para esta semana: É, do ponto de vista médico, perfeitamente seguro que continue a ter relações sexuais com o seu parceiro, no entanto, pode-se tornar um pouco desconfortável. Converse com o seu parceiro sobre outros modos de manter a intimidade durante este período.


Beijinhos

3 comentários:

Anónimo disse...

ola lucia, eu me chamo Celina, moro no rio de janeiro(Brasil),
estou gravida de 32 semanas(data provavel do parto 18 de julho)e já a algum tempo venho acompanhando o seu blogger,pois como só uma semana nos separa, as suas duvidas, medos e expectativas sao parecidos com os meus.
Espero que o final de sua gravides ocorra bem.
Beijos e boa sorte do Brasil...
Celina e Ana sophia(ainda na barriga...)

celynareis@yahoo.com.br

Lúcia disse...

Muitas Beijocas e que tudo corra bem convosco ;)

AnaBond disse...

1. O tempo vai voar agora. Vai custar a passar no que respeita a teres a tua filhota contigo, mas para arrumar as coisas, sugiro que comeces a pensar seriamente nisso porque num instante dás conta que lá estás e depois não tens tempo para nada.

2. Não te aconselho a pintar seja o que for, por causa do cheiro da tinta (vapores). Mas dizia para o maridinho fazê-lo o mais rápido possível... não façam como nós que estava eu na maternidade (entrei 2 dias antes do nascimento do João porque estava em observação) quando o papá resolveu pintar o quarto dele... e à pressa.

3. Acho bem que descanses... agora prepara-te mesmo porque depois é um corre-corre e não vais ter muita oportunidade de descansar nos primeiros dias.

4. Depois conta como foi a eco.

5. Sou muita chata.

6. As idas frequentes ao wc provavelmente indicam que ela deu a volta e começa a estar encaixada sim (o outro indício é não te conseguires dobrar sem sentir as dores).

7. O curso é sempre óptimo, seja tarde ou não. Era fixe é que conseguisses ir ao do parto... esperemos que sim.

8. Tudo de bom... e muito descanso.