Foi na segunda feira ao final do dia. Afinal as novidades não são só as dos 3 ( sim 3 ) manuais escolares que vão ter neste ano lectivo.
A reunião começou com a novidade que em princípio no próximo ano lectivo irão ter o primeiro ciclo a ser leccionado lá. Não foi uma notícia que me deixasse entusiasmada porque pretendo colocá-la no ensino público.
Fomos informados da ausência da directora a partir de Fevereiro pois está grávida.
Depois as novidades que eu não esperava, este ano tem de usar fato de treino do colégio ( pago à parte pois claro e que virá já no final deste mês ), verde escuro ( horroroso ) para a ginástica e não sendo obrigatório mas preferível, nas saídas do colégio.
Muda a cor do bibe, do saco dos lençóis, o chapéu e até o guardanapo ( que já não usam babete de pano ) e bolsa do guardanapo tem de ser iguais e comprados lá pois claro.
A factura de Outubro avizinha-se estrondosa: fato de treino, livros, caderneta, bibe, chapéu, saco para pertences, guardanapo, bolsa, seguro escolar e para quem quiser, uma ida ao teatro e as inscrições nas actividades extra-curriculares mais a mensalidade das actividades.
Em Janeiro aumenta a mensalidade mas ainda não nos informaram de quanto.
Foram-nos informadas as actividades extra-curriculares que existem para os 3 anos: natação, ballet, inglês e karaté. À excepção do karaté que são 2 vezes por semana, as outras actividade serão apenas uma vez por semana ( e acho que não mais de 30 minutos ). Preços: Natação 40€, Ballet 30€, Inglês 30€, karaté 35€. A todas as actividades acrescem 15€ de inscriçao ( em cada uma e não uma inscrição para todas ). A roçar a obscenidade, a meu ver.
Ginástica e Música continuam incluídas nas actividades curriculares e continuam a ser leccionadas por professores e não pela educadora se bem que este ano também a educadora irá proceder ao ensino de expressão motora e musical.
Antes de sabermos as condições pensavamos colocá-la apenas no hip-hop, como ainda não está disponível por acharem que lhes falta sentido rítmico, a segunda opção seria o ballet, mas pelo preço estamos quase decididos a que não tenha actividades extra-curriculares.
Esta semana tem aulas zero dessas actividades extra-curriculares para que experimentem e para verem a reacção deles ( e também para que eles venham pedir aos pais que querem fazer isto ou aquilo, pois claro ). Hoje foi a de ballet e a Beatriz falhou porque estou em casa depois de uma manhã atribulada. Quando chegou ao colégio a aula tinha acabado. Ela nem sabia que a ia ter e por isso não estava minimamente chateada com o facto :).
Depois foi a vez de falar a educadora. Entregou-nos o projecto pedagógico deste ano : O planeta terra. Um extenso e audacioso plano, eu quase que o diria irrealista mas enfim, sou um bocadinho céptica que apesar de a minha relação com a educadora ter sido pacificada continuo a achar que os " objectivos " dela são demasiado elevados para a idade deles já que quase todos tem os 3 anos acabados de fazer ( e outros ainda não os fizeram ). Disse que iriam aprender a escrever os números até 3 e mais para o final do ano lectivo iria tentar que escrevessem o nome. Eu só me passou pela cabeça que apenas aprendi a escrever o meu nome poucas semanas antes das aulas começarem, com 6 anos e meio e não deixei de ser boa aluna nem de tirar uma licenciatura e uma pós-graduação. Acho exagerado principalmente pelo que os pais das outras crianças falam dos filhos muitos mal sabem contar até 10, outros não conseguem identificar quantidades e já fala em escrever números e o nome. A minha filha já conta até 20 ( e com ajuda até 30 ), já reconhece os números até 10, já sabe quase todas as letras e não a vejo com capacidade de escrever números ou letras pela ainda imatura motricidade fina. Vejo pelos desenhos que faz.
Com este projecto pedagógico quer me parecer que qualquer dia tenho a piolha a repreender-nos por não fazermos a separação do lixo, shame on us!
Mostraram-nos os 3 volumes dos manuais escolares da colecção Palmo e Meio.
Até ao Natal vão tentar retirar-lhes a chucha nas sestas.
Passeios este ano vão ser mais que muitos, Outubro já com uma ida ao teatro, Novembro ao planetário e por aí fora.
Quer estimular cada vez mais a autonomia de cada um e voltou a pedir que o calçado não fosse de atacadores para que se vistam, dispam e calcem sózinhos. Já tinha começado no final do ano lectivo passado mas agora será uma constante, cada um irá tirar os seus pertences dos sacos ( lençóis, fralda de pano, chucha, sapatilhas para a ginástica ) e guardar novamente. Aboliu o livro de recados pois quer responsabilizá-los a darem os recados da educadora para os pais e vice-versa.
Este ano tem televisão na sala apenas com DVD's e até ao início das actividades ( às 9.30 ) estão na sala juntamente com os da sala dos 4-5 anos a verem um filme. Também depois das 17h quando não for possível estarem no recreio será assim. Cada um poderá obviamente brincar livremente. Parece que agora vai começar a pedir filmes, até agora raramente o faz e quando assim é continua a estar muito pouco tempo a ver.
Outra novidade é que não será só a educadora a realizar os teatrinhos de fantoches e dramatizações, também eles começarão a contar histórias conhecidas ou inventadas e a dramatizar. Vão fazer uma ligeira iniciação na expressão dramática/ tetral.
Gostei do plano, ainda que o ache demasiado extenso para apenas 8 meses pois Setembro é o mês da adaptação e o ano lectivo acaba em Junho que Julho são as idas à praia.
O resto do tempo foi no esclarecimento de dúvidas, essencialmente aos pais dos novos alunos que afinal são mais 3 novos no colégio e uma menina que deveria estar pela idade na sala dos 2-3 anos mas que passou para a sala dos 3-4 por fazer anos em Dezembro, salvo erro e porque está capaz de acompanhar os mais velhitos. Olhei para a parede dos cabides e vi os 12 mas não reparei que na parede ao lado estavam mais 4 nomes :), 16 no total.
No geral fiquei satisfeita, só não fiquei nada satisfeita e muito apreensiva com o valor da próxima factura e com estas exigências de andarem todos de igual ( bibes, sacos, fatos de treino, etc ). Para além de não estimular a diversidade de cada um é uma bela forma que tem de ganhar mais dinheiro, mas quanto a isto nada a fazer. Verdade é que não arranjaria melhor ou outra escola que me deixasse tão segura nas redondezas além de que ela adora todas as pessoas da escola.