10 janeiro 2008

Eu até estou bastante satisfeita com a creche...

É verdade que estou ( Atenção que isto vai sair num post enooooorme ).
O clima é familiar ( conheço todas as educadoras e auxiliares de todas as salas e tratamo-nos todas por tu ) e acessível, a mensalidade até nem é elevada ( mas isso que elas não saibam ) as instalações são boas, limpas, arejadas, com luminosidade, as educadoras são experientes, a comida é feita lá, pela dona do colégio que é assim uma cozinheira e pêras com todos os cuidados e mais alguns na preparação das refeições. São extremamente cumpridores das regras reguladoras das creches até porque volta e meia têm inspecções ora da Segurança Social, ora da Direcção Geral de Saúde. Giro, giro é ver que é privado, cumpre e está sempre a ser inspeccionado e depois, nas IPSS vê-se incumprimentos ora no número de crianças por sala, ora na quantidade de alunos por educadora, etc e tal.
Mas há manias que ali se têm que me fazem confusão. São as chamadas " caganeirices " que só fazem com que gastemos vários Euros em extras. Por exemplo, a bata, chapéu, sacola que fica com os lençóis e roupa extra lá, babete de pano e até imaginem, a bolsa para por o babete de pano serem iguais, mandadas fazer por eles no Rei das Fardas ( não podia ser noutro qualquer ) e pagas por nós, pois claro. É verdade que o tecido é bem melhor do que os bibes comuns de hipers, mas podia comprar 2 bibes e mais um bocadinho, pelo preço de apenas 1. Isto vale para tudo o resto, ou seja, acabo por gastar o dobro e mais um bocadinho do que se comprasse cá fora, mas, não posso porque têm de se todos iguais.
No Natal vem a festa que deveria há semelhança das outras creches, ser feita nas instalações e sem custos adicionais. Nada disso, pagamos 40€ por filho, vamos para um auditório muito grande e tal, com condições para assistir até a um concerto de um qualquer cantor sonante e podemos levar 6 pessoas no total. Os miúdos recebem uma lembrança, este ano livros e uma sacola com um lanchinho para eles e só para eles.
Nós pagamos quer vamos quer não vamos, segundo eles está nos estatutos; é portanto paga e cala.
Já sugeri que a festa fosse, como nas outras creches e infantários nas próprias instalações. Disseram que muitos pais não queriam porque tinham filhos uns na creche, outros por exemplo no ATL e depois não podiam fazer todas as festas no mesmo dia e seria complicado de conciliar.
Depois da festa do Natal, vem o Carnaval que ali é planeado muito cedo. Ontem, dia 9 de Janeiro, perguntou-me a ex-educadora da minha filha se a educadora Ana tinha falado comigo acerca do Carnaval. Não falou porque no meio da história do adormecer se esqueceu e então eu tive de decidir na hora e sem preços se queria ou não que a Beatriz fosse ao desfile de Carnaval este ano. Para ir ao desfile têm de ir todos rigorosamente iguais, com o tema escolhido pela directora. Os da sala dela serão pequenos holandeses. Ora como a solução entre comprar ou não comprar o fato na escola, implicaria ela ir ou não ir ao desfile, decidi aceitar que encomendasse o fato, mesmo não sabendo em quanto ficará. Soube hoje pelo meu irmão que o fato do meu sobrinho custará 30€ . Acho imenso porque o ano passado comprei-lhe o fato de índia giríssimo por 8€. Não é que eu queira forçosamente que ela vá andar a pavonear-se , o que não quero é que fique na escola, provavelemente apenas com uma auxiliar e sem mais meninos, enquanto todos os outros terão um dia diferente, passado entre os outros mascarados de manhã e com um passeio depois de almoço. Ora se somarmos a este gasto extra o aumento em Janeiro da mensalidade e mais o facto de que durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março pagamos 1/3 do mês de Agosto ( que por sinal está fechado e que no caso de querermos que fiquem lá metade desse mês terá um custo extra que só nos será informado em Julho ), o valor do próximo mês bate muito perto dos 350€.
Dentro em breve falarão na festa do dia do Pai. Aí vão os pais que quiserem e como já disse, são os pais que fazem a festa para os filhos e não o contrário. O ano passado foi uma peça de teatro e para fazerem os fatos, teve um custo extra por progenitor. Pouco é certo, mas pago ( cerca de 10€ ).
Depois disso é a Festa do Dia da Mãe nos mesmos moldes da festa do Dia do Pai. Mais, pagamos, temos o trabalho e não há cá lanchinhos nem bolinhos nem nada, é mesmo só a festa. Gente chique não come, concerteza, mas eu não sou chique.
No final de Junho é a festa do final de ano que também tem uma pequena comparticipação por cada filho. Geralmente cerca de 10€ por criança. Aí temos até direito a almoço se formos dos pais participativos, ou seja dos que têm o trabalhinho a organizar ( como é o nosso caso ).
Julho chega e com ele as idas à praia. O ano passado a Beatriz ainda não pode ir pela idade, mas este ano, se quisermos poderá ir. Com um custo extra, sabido lá para finais de Junho, tipo uns diazinhos antes de pagarmos a mensalidade de Julho. O ano passado, por 2 semanas ( ou seja 10 manhãs úteis ) cobraram 150€ e por uma semana ( 5 manhãs úteis ) 80€ por criança. De notar que um dia útil de praia, na idade dela significa, uma manhã na praia, das 9 às 11.30 mais ou menos.
Aqui pode optar por não ir ( e que deve ser mesmo o mais provável dada a relação valor/ tempo útil de praia) mas o que acontece é que se não for não ficará de manhã com a educadora actual( que essa irá para a praia com os colegas da Beatriz ), mas sim com a educadora dos meninos da sala 1/2 anos, a ex-educadora da Beatriz. Não me chateia muito porque a Bia gosta muito dela, mas no Verão, com 3 anos não me parece que vá achar muita graça a estar com os outros meninos daquela sala porque aí se notará e bem a diferença de comportamentos e brincadeiras entre os meninos de 3 anos e os de 15/16 ou até 20 meses, por exemplo.
Resumindo, há quase sempre extras. No início do ano lectivo, Setembro, pagamos a matrícula e o seguro escolar. Em Outubro é o bibe e afins. No início de Dezembro é a festa de Natal. Janeiro, aumento da mensalidade mais um terço do mês de Agosto. Fevereiro máscara de Carnaval mais 1/3 de Agosto e Março festa do Dia do Pai mais 1/3 de Agosto. Também em Março há a festa do Dia da Mulher mas essa é a única que até agora não teve qualquer custo adicional ( também não tem lanchinho, pois não )
Abril, que me lembre não há extras. Maio e lá vem a ajudinha para a festa do Dia da Mãe. Junho e é a ajudinha para a festa do final do ano lectivo e finalmente Julho com as idas à praia. Agosto é pago como disse em Jan/Fev e Março e no final de um ano inteirinho de 12 meses, só em 2 meses ( Abril e Novembro ) se é que não me esqueci de nenhuma festa nestas alturas é que não se paga mais que a mensalidade. Ora como volta e meia organizam passeios, ainda hei-de reparar se não será mesmo nestes 2 meses que referi e lá se vai a teoria dos meses sem extras.
E depois nas reuniões é ver pais que sugerem que se compre isto, aquilo e acoloutro e depois em todas mas todas as reuniões, a directora mencionar os atrasos nos pagamentos.
Manias que não entendo talvez porque me custe pagar a creche ( apesar de pagar sempre a tempo e horas) mas mesmo com tudo isto, sem dúvidas nenhumas, tenho noção de que é muito, mas muito bem tratada e que dificilmente encontraria outro local onde a deixasse tão tranquilamente como a deixo ali, sabendo que está bem e que gosta de ali estar, quase como se estivesse entre família.
( E quem chegou até aqui merece no mínimo um prémio por conseguir ler tanta reclamação de seguida, mas isto anda cá a martelar-me e hoje irritei-me imenso por causa do trabalho e pronto, tive de vir cuspir fogo ).

8 comentários:

Mamã artesã disse...

Mesmo apenas com a mensalidade, acho que me despedia e ficava com o piolhito em casa, poi snão poderia comportar tanta despesa. Mas que acho um exagero tantos extras, lá isso acho. Eles é que querem fazer as festas e os pais é que têm de pagar?...É um absurdo!
Um dos motivos que me levou a tirar o piolhito da ama da SS foi, o facto dela querer que levasse um bibe com o nome do piolhito escrito à frente. Para além dumas fraldas que me foram dadas por uma cliente, ele não tem mais nada com o seu nome porque as pessoas não precisam saber como se chama. Por incrível que pareça, em 18 meses, se o tratei pelo nome 2/3 vezes, foi muito. Chamo-o sempre de bébé pois ninguém tem nada a ver com isso como é que ele se chama.
Nos infantários são exigências demais para o meu feitiozinho difícil.
Joquinhas
Sofia

Unknown disse...

Bem....cara efectivamente não acho! Pelo que dizes dá pra ver a mensalidade! MAs realmente são demasiados os extras!!

Unknown disse...

Bem....cara efectivamente não acho! Pelo que dizes dá pra ver a mensalidade! MAs realmente são demasiados os extras!!

Helena disse...

pois, e lá para setembro começamos nós a fazer essas contas à vida...
beijocas para vocês

InêsN disse...

é caso para dizer:

CHIÇA!!!!!!!!!!!!!!!

como fui lendo na diagonal não percebi se disseste a mensalidade mas acho um abuso o que vos pedem de extras...se fizeres as contas ao total no final do ano deve ser mesmo um verdadeiro rombo!

(na escola do diogo só nos pedem extras quando há actividades fora da escola que não acontecem todos os meses. as festas são a custo 0!!)

Margarida disse...

Pois,
realmente tens uns custos extra que deveriam ser liquidados com o donheiro que eles têm "em caixa". Pelo menos no colégio da minha princesa é assim. Como já deves ter visto no blog, ela na festa de Natal foi vestida por eles, e a única coisa que me pediram foi que comprasse umas meias antiderrapantes para ela calçar. O fato so o vi mesmo no dia da festa. Era surpresa... Para a festa também não tivemos de pagar nada. Acho que essas coisas têm de ser suportadas por eles! E foi fora do colégio, num auditório de uma faculdade na zona...
De resto não ha assim muito mais coisas... só tive mesmo de comprar a bata no inicio do ano, que e feita por uma senhora qualquer que vai la a creche, tira as medidas aos miudos e faz as batas. Por mim tambem a compraria num qualquer sito, mas pronto. La que e boa e. lol

Sara CS disse...

Qual é o prémio para quem lê até ao fim?! lol
Na escolinha da Joana n há esses extra, apesar de também ser particular, mas estamos na parvónia..., ah e não fazem metade das festas e actividades.

O Príncipe Duarte disse...

Olha o infantario do duarte é privado e pagam-se bem...

Mas a unica coisa q paguei extra foi a bata ( 30 euros ). As festas sao feitas na escola e nunca pediram dinheiro nenhum. No carnaval vão todos mascarados como os pais quiserem...

Sei que se forem a visitas de estudo tb se paga, mas ali ainda nao aconteceu,

Sinceramente acho um absurdo pagar para uma festa de natal...
Mas confesso que se fosse o meu filho que la estivese, eu pagava, pq nao gosto de ver qd vao todos para um lado e ficam so 1 ou 2...

Bjs

alice+duare