08 janeiro 2008

Ela e os seus pares

Outro dia brincava com o filho de uns amigos nossos que tem menos 1 mês e pouco que ela. Ele segurava os lápis de cor e ela pedia-lhe insistentemente o castanho. Ele foi dando outros lápis e ela já irritada continuava a insistir que queria o castanho. Perante a gritaria fui ver o que se passva. Disse-lhe que ele não sabia qual era o castanho por isso lhe estava a dar os outros lápis, porque ele não conhecia as cores. Ficou muito surpreendida como se saber as cores fosse algo inato. Expliquei que ele ainda não sabia mas que lhe podiamos ensinar. Sentei-me junto deles e com os lápis na mão comecei a explicar.
- Olha Bernardo vamos aprender as cores?
Ele não me ligou nenhuma e ela insite:
- Quéres apender as cores ou não?
Ele fica a olhar para ela do tipo, mas o que são as cores?
Começo a explicar-lhe:
- Vês, esta cor é igual ao chapéu do Noddy. Vamos pintar aqui. É azul. Diz tu, Bernardo.
Ele, completamente desinteressado retira-me o lápis e começa a tentar pintar mas como ainda não sabe segurar bem no lápis logo me fez compreender que não estava interessado naquela brincadeira.
Ela com ar de gozo diz:
- Ele não xabe as cores, mas eu xei.
( E eu não gosto disto, não quero que se pense superior )

Outro dia chega a casa e diz-me:

- Mãe o Chico não chama páxaro, chama piu-piu, ehehehe.
Eu explico que o Francisco diz piu-piu porque é o som que o pássaro faz mas que qualquer dia ele também ia dizer pássaro. Disse também que não é bonito gozar com os outros meninos porque ela também tinha palavras que não sabia dizer correctamente e que ninguém gozava com ela por isso . Expliquei que eles eram meninos pequeninos e que ainda estavam a aprender muitas palavras e por isso algumas diziam mal. Por exemplo, ela dizia ábua e não água. Nesse preciso instante passou a dizer água, como se apenas não o fizesse por mimo.
Confesso que nestas coisas fico sempre na dúvida se eu ajo bem para com ela, se lhe explico de forma a que entenda e se realmente estimulá-la tanto ( e apenas porque ela assim o exige ) não será prejudicial para o seu relacionamento com os outros porque as brincadeiras dos outros são por vezes básicas para ela o que faz com que acabe muitas vezes por querer brincar comigo ou sózinha e não com os outros meninos ( também é certo que nesta idade ainda são muito individualistas e que ainda não reconhecem as vantagens de brincar com outras crianças ).
Nunca tinha escrito e poucas vezes falei sobre o facto porque não quero parecer que a acho diferente dos demais ou melhor que..., pelo contrário, esta sede de saber muitas vezes até me assusta no sentido de eu conseguir estar à altura de continuar a acompanhá-la.

4 comentários:

Unknown disse...

Ela, realmente, pelo que contas, está muito avançada na fala e no conhecimento para a idade! MAs tb não me parece que seja razão para te preocupares com o facto de ela dessa forma ficar à parte nas brincadeiras com as crianças da idade dela. Acho que fazes bem em ensinar-lhe que nem todos os meninos sabem ou falam tanto como ela! Como é que ela reage no colegio? Já falaste com a educadora? Eu então, por vezes acho que a Laura está muito atrasada na fala...mas nem todos os miudos são iguais!! E ela vai lá com o tempo!!

Lúcia disse...

No colégio sei que é participativa e que tem 2 amigos mais especiais e lá apesar de já saber quase tudo o que começam a ensinar aos outros não se faz sobressair. Na escola estão a começar a ensinar-lhes as cores e a contar até 10, ela já sabe mas não se aborrece, pelo menos não por enquanto.

Miúda disse...

Sabes, a minha na escola interrompe para falar, um verdadeiro "ai Jesus" mas acham-lhe graça. Já pedi e está a ser repreendida lá. Connosco ou com amigo nunca tentou mostrar ser melhor. De qq forma acho normal na Beatriz, não acho que seja gozação ou sentir-se superior, acho apenas que os vê ainda bebés e ela crescida - e depois, as mulher acham-se sempre mais crescidas, e ela está a ficar uma. Não stresses, rejubila por a teres inteligente - acho eu!

Xana disse...

Eu acho a Beatriz bastante desenvolvida para a idade, mesmo com a explicação que a médica me deu, acho que ela é meeesmo muito desenvolvida.
Falando sobre a história das cores, na consulta de um ano e meio, disse à pediatra que o V. só conheçe algumas e troca-as. Ela explicou-me que cada criança tem pontos de interesse diferentes. Eu disse-lhe que ele reconhecia desde o primeiro instante que lhe ensinei quadrados, triangulos, etc. e cores nem pensar, tal como os números. Mas que tal como em outras coisas, quando estáva sozinho apanhava-o a dizer as coisas correctamente. Ela explicou-me que cada um tem pontos de interesse diferentes, tal como eu não me interesso exactamente pelas mesmas coisas do que tu, eles também não. Quando gostam, gostam mesmo e aprendem com muita facilidade. Cá para nós, pelas cores que o V. confunde, ele é daltónico como o L. e o meu pai. Quanto aos números acho que é preguiça e que não se interessa. Sabe contar até 5 e deixa de ligar.
A história da Bitiz ser gozona, o V. é do mesmo clube. Gozão!!! No outro dia na Urgência do Hospital, estáva um menino cigano ao colo da mãe que fingia chorar, aliás a senhora estáva lá porque ele estáva assim há duas horas. Sem uma única lágrima, mas a plenos pulmões. O V. olhava para ele e imitava-o gozando. O miúdo calava-se, ao fim de um bocado voltava ao mesmo e o V. voltáva à carga. Eu ía-me enfiando pelo chão a dentro, ainda levava uma naifada! Ahahahha! E adora gozar, principalmente com crianças choronas.
Acho que não te deves preocupar muito com isso por agora. Vês como ela desenvolve. A minha prima tem 38 anos, na primeira classe passaram-na para a segunda, porque ela estáva "desenvolvida demais" para aquela classe. Com o tempo foi-se nivelando com as outras crianças. Mesmo que não aconteça o mesmo com a Beatriz é normal haverem crianças mais "à frente" que outras. Não stresses. Entendo a parte de ser gozona, mas confesso que acho graça!!!

Beijinhos

Beijinhos