02 julho 2007

Festa de final de ano

Foi muito gira, mas muito trabalhosa para os pais que como nós, ajudaram a proporcionar a festa. Fez-me uma mini fil, com ateliers dedicados às artes : pintura, fotografia, televisão, dança, artes marciais ( estes dois últimos com aulas abertas aos pais ), cinema, teatro de fantoches, cabeleireiro e para descomprimir, a discoteca.
A mim, para além do trabalho de casa de arranjar posters, fazer 100 caderninhos para os miúdos levarem para casa ( o que implicou tirar 500 fotocópias e colocar 300 agrafos ), disponibilizar e montar o meu DVD e home cinema e arranjar o filme a exibir, também implicou que fosse sexta feira à noite decorar a sala com uma educadora e outra mãe, implicou que ontem de manhã estivesse de plantão no nosso atelier de cinema, implicou controlar entradas de miúdos e dispô-los na sala porque todos queriam a primeira fila, dar pipocas, ver não sei quantas vezes o mesmo filme, fazer puzzles no chão com os miúdos e deitar criancinhas pelos olhos. Adoro miúdos mas não me falem neles ( para além da minha ) nos próximos tempos.
À tarde ainda estive em mais uma sessão de cinema, mas depois aproveitei para explorar os restantes ateliers com a piolha. Mesmo assim não consegui ir nem ao cabeleireiro, nem às pinturas faciais e à televisão porque assim que chegou ao atelier de pintura ninguém a tirava de lá. Gostou tanto que ainda tem tinta amarela nas pontas do cabelo.
O atelier de fotografia também lhe fez as delícias com o cenário da praia e a piscina das bolas.
Na discoteca, onde a esperava o pai mascarado de pirata teve medo, mas não chorou, só fez questão de se agarrar a nós tipo perguiça. Tirá-la do colo foi missão impossível.
No ínicio da tarde houve uma demonstração com a professora de música e todos os meninos e bébés do colégio de uma história, contada, cantada, tocada e teatralizada e no final do dia, uma aula aberta aos pais de música para bébés. Muito giro, cansativo para os pais que participaram e contribuiram para que a festa pudesse ser assim, mas valeu a pena.
Depois da festa, tempo para ajudar a que o colégio voltasse a parecer isso mesmo e toca de montar salas enquanto as auxiliares andavam de vassoras, esfregonas e panos em punho.

Adenda: Para mim também seria mais cómodo ir apenas observar o trabalho já feito e destilar baba com a minha filha a " actuar " mas sinceramente, a empatia, a cumplicidade e a confiança que se ganha com educadoras, directora do colégio e outros pais não se conseguiria com uma mera festa da escola para os pais.
A filosofia do colégio é contrária à da maioria, as festas são da escola e dos pais para as crianças e para mim, são as crianças que merecem as festas. Essas divertiram-se em grande e para mim esse é o principal objectivo das festas.

6 comentários:

Ana disse...

Deve ter sido um espectáculo... Que ideias mais engraçadas!!!

;o)

Beijocas

O Príncipe Duarte disse...

Deve ter sido sem duvida muito giro, no entanto eu sou contra as festas em que tem que ser envolver e dar tanto "trabalho" aos pais... ( embora eu sei que se o fazem é por prazer )
Na minha opinião uma festa da escola é para ser feita pela escola e com a ajuda das crianças, de acordo com as idades delas.

Por isso penso que uma simples festa com a participação deles, seria o ideal.

bjs

alice+duarte

Liliana ♥ disse...

E no final todos sairam satisfeitos:))))
O facto dos papás participarem na elaboração da festinha é mesmo mto importante, e eles gostam mto mais*
beijinhos*

Liliana ♥ disse...

Elegante?!? quem eu?! LOL
Beijinhos

Sandra disse...

É para se dizes ... que risca festa!

Beijinhos
Sandra e Matilde

Xana disse...

Deve ter sido realmente o máximo!!!

Beijinhos