12 julho 2007

Aos 24 meses

Anda mais meiga, já nos dá beijos, a pedido é certo, mas vai dando. Ainda não se aventura a beijar outras pessoas que não nós dois, o primo e às vezes, outras crianças. Dá-nos abraços, faz-nos festas, " cóxigas " e continua a perguntar-me se amo o pai. Já vai dizendo que também ama o pai, mas a resposta mais imediata é o " goxta ".
Brinca muito, já vai passando alguns minutos sózinha no quarto a brincar ( que antes brincava sózinha mas sempre onde estivessemos ), mas volta e meia chama-me : " Óooohhh mããeeeeee, ana cá pó quato ".
Está mais dependente de mim. Por vezes perguntam-me se é mais menina da mamã ou do papá. Não posso dizer que claramente " prefere " um ao outro. Tem fases. Uns dias é tudo o pai, outros, tudo a mãe. Agora anda na mãezite.
A fase do bater abrandou, mesmo na escola, mas continua com o seu feitiozinho. Volta e meia " prende o burro " mas com isso posso eu bem e não ligo. Quando está num meio em que se sente confiante fala muito alto. Se está introvertida fala na mesma ( que estar calada é muito dífícil para ela ) mas muito baixinho. Em casa, até adormecer está sempre a falar, sempre mesmo. Perdi a conta às palavras novas.
Conta até dez, a maioria das vezes sem saltar o xete. Faz puzzles para mais de dois anos, puzzles esses que o meu sobrinho de 3 anos ainda não consegue fazer. Na motricidade fina está excelente. Já na outra é mais trapalhona. Quando começa a correr desconjunta-se toda mas equilibra-se e raramente cai.
Esta fase mais calma deve estar a anteceder a fase dos díficeis 2 anos, já que aos 23 meses andava terrível.
Está mais sociável mas se não lhe apetece falar com alguém ou se não lhe apetece que falem para ela diz claramente: " Não quéi. Vai ximbóia" . No entanto, basta dizerem que têm um cão, gato, pássaro ou qualquer animal que vai de mão dada ou ao colo de quem a aliciar. Quando não conheço bem as pessoas não vai e tanto me dá que fiquem a pensar o que quer que seja.
O cabelo está outra vez muito grande. Fez um mês que levou um corte enorme e esta outra vez grande. Noto pelo tamanho ds tótós. No próximo mês leva outro corte. A ser assim tenho de começar a por 2€ por semana de parte para a cabeleireira.
Quando não lhe agrada alguma atitude ralha muito e também já vai dizendo o tradicional : Mau maia, o ato xámia ".
Chama " póca " à cadela como se fosse um termo carinhoso. Isto advém dos disparates que a cadela faz, como ir ao lixo comer quando tem a tigela cheia de ração e de nós dizermos que é porca.
Das prendas que recebeu adorou o quadro magnético da Dora e a mini cozinha.
Volta e meia vem ter comigo com o " póco " ( copo ) para eu beber o " xumo ".
Só quer " ua " ( rua ) e quando vê que vamos para casa, diz-me : " é pá uí, mãe, não é pá qui " Nã quéi i pa cája ". Continua a querer dormi na " cama dú pai " e eu já ando a fazer contas ao orçamento para lhe comprar uma cama na esperança de que a novidade da cama maior a faça lá dormir. Continua a acordar de noite e eu já acho que um dia ela dormirá uma noite inteira sem acordar... lá para os 4 anos.
Já dá papa aos bonecos, passeia com eles no carrinho e só os quer ver despidos. Não é cuidadosa. Se os bonecos caem voltam para o carro de pernas para o ar, de barriga para baixo e se por acaso não os consegue colocar no carrinho ou pede " axúda " ou são mesmo atirados para o chão.
Continua com medo dos escorregas. Sobe mas não desce. Não sei quando ganhou esta aversão.
Noto que cresceu ligeiramente em altura, mas o peso ainda não chega aos 10 kgs. O pé também cresceu ligeiramente nos últimos dias e as sandálias 19 que estavam bem agora já tem o dedo quase a bater no limite. Já vai calçando alguns nº20 e vestindo algumas peças de 18 meses.
Tenta colocar os " ganchos " no " cauêuo " ( cabelo ) mas as fitas além de escorregarem pelo cabelo não gosta de as por.
Continua a não ligar a filmes de animação, a não ser que sejam curtos. Desenhos animados só vê de manhã para se vestir que com o sono lá se vai aguentando sossegada, mas tem dias que nem os desenhos a mantêm. Gosta da Ilha das " côís " e do " Abre-te Sésamo ". Gosta da Dora e de resto só mesmo os dvd's musicais. Gosta da música dos da weasel e canta : " úú, éé, az az, bébé ". Dança muito e quando a música é mais radical faz " yô, yô " acompanhado do indicador espetado e braço a abanar.
Adora praia e piscina e começa com ameaços de grandes birras quando sai da piscina da avó. Ainda são apenas ameaços.
Não se importa nada de sair com outras pessoas, quer mesmo é " paxiái " ( passear ).
Adora " ibos " ( livro ) e adora " pintái " ( pintar ). Ainda não descobriu a fase pirosa e eu agradeço.
Já vai falando ao telefone, mas se quiserem uma conversa muito longa desliga, diz " atá manã " ou larga o telefone e desaparece.
O Francisco continua a ser o seu inimigo nº1, nº 2 e nº 3.
Gosta da escola mas descobriu que é muito mais divertido estar na piscina da avó e quer porque quer todos os dias de manhã ir para lá.
Está linda, uma bonequinha cheia de vontades, o meu amor maior.

7 comentários:

O Príncipe Duarte disse...

Deve estar uma menina mto linda.

Eu tb temo a fase dos 2 anos... mas vai-se levando.

O duarte pesa quase 15 kilos... quem lhe pega ao colo diz logo " bolas que é pesado!"...

o que importa mesmo é que eles estejam bem e sejam felizes.


bjs

alice+duarte

Ana disse...

Olha... revi o Tiago em muitas coisas que escreveste. Achei graça ao "poco", o Tiago tb diz assim, já com "pata" (tampa) é igual. ;o)

Relativamente á cama, acredita que ainda esta noite pensei no mesmo. acho que vou fazer umas experiências com o andar de baixo do beliche que está no quarto dele.São todas as santas noites interrompidas com um berreiro, depois deito-me no beliche com ele e fica porreiro, eu é que nem por isso porque acabo por adormecer e fico toda torta!!!

Beijocas

Liliana ♥ disse...

24 meses e com uma personalidade muito forte e bem vincada:) 'tás feita!
Beijinhos*

Morena disse...

:o)
Está linda ela. E olha a minha sorte que a vou ver outra vez no sábado eheheh
Bjinhos grandes

Mamã artesã disse...

Está a crescer, é o que é? ;)
Joquinhas
Sofia

Susie disse...

Deve estar mesmo uma fofura. Pequenina e linda!

Unknown disse...

Em suma, está um espectáculo!
:)