14 abril 2008

Fim de semana nas Beiras

Sexta-feira tivemos um jantar de amigos e colegas do Nuno e a Beatriz estreou-se a dormir em casa de outros que não os avós. Ficou com os tios e primos maternos e volta e meia lembrava-se e chorava porque queria ir para casa estar connosco. Estranhamos porque geralmente quer sempre é " moina ", mais ainda porque estava com os primos.
Sábado rumamos até Manteigas que não chegamos a conhecer da última vez que estivemos na Serra da Estrela, em Novembro. Gostamos da localidade mas mais ainda das Caldas de Manteigas e do meio envolvente de paz. O som da água a correr apressada, o canto dos pássaros e o sossego. O cheiro da água misturado com o do campo. O ar puro! A breve passagem no Covão da Ametade, junto da nascente do Rio Zézere foi suficiente para nos deslumbrarmos pelo local e também para nos desgostarmos do lixo espalhado junto dos caixotes para o efeito. Aqui o frio começava a fazer-se sentir com os seus 3ºC, equipamo-nos e subimos rumo ao nevoeiro que se via no topo da Serra.
A subida ia a meio e começa o nevoeiro, o granizo em forma de bolinhas de esferovite e muito vento. O termómetro ia descendo e chegou a estar nos -1,5ºC o que seria suportável não fora o vento forte gélido e o granizo a picar-nos o rosto. Ainda deslizamos no trenó, caimos, rimos e quando o tempo ameaçava não dar tréguas começamos a descida da torre. A Beatriz ficou desagradada com a neve porque a imagem com que ficou foi a do vento frio e a do gelo que nos aleijava. Diz que não gosta da neve e não quer ir à neve mas para o ano queremos ver se conseguimos ir um outro fim de semana em que haja a conjugação de neve e sol.
A descida começou com um pequeno susto quando o carro da frente amedrontado com o gelo na estrada trava. Apesar da distância de segurança travei também e o carro lá se usou dos ABS para fazer o que devia. Ainda assim deu para pedir aos santinhos que o carro travasse antes de embater.
O resto da descida foi tranquilo, a 30km/h e uma grande fila atrás de nós. Azar!
Paragem na Covilhã para refastelar o estômago e rumamos a Castelo Branco para ficar em casa de uns amigos de longa data. Era suposto termos ficado num hotel mas não resistimos ao convite dos nossos amigos.
A noite de Sábado foi atribulada porque a Beatriz queixava-se de cólicas. Recusava fazer cócó na sanita ( fruto de uma má experiência há uns tempos ) e nós não levamos o bacio. Muito choro, muitas massagens, muito mimo, um bébégel e lá fez uma amostra que não conseguiu mesmo reter. Reteve o " resto " até chegar a casa para fazer no seu bacio. Espero que não ganhe esta mania.
Passou o fim de semana mal disposta, irritada e irritante ( e nem com a chucha melhorou ) e sempre que assim é antevejo sempre uma qualquer doença.
Certo é que no final de Domingo teve uma pontita de febre e estava muito chocha. Hoje estava bem de manhã.
Domingo a chuva não colaborou e só deu umas tréguas para um pequeno passeio com os nossos amigos por Castelo Branco. Ainda assim, a escadaria do miradouro deu cabo de nós :) Gostei da cidade e com tempo, esperamos voltar para conhecer melhor.
Deu para matar saudades dos amigos e da neve.

7 comentários:

Anabela, Lara e Miguel disse...

que pena nao teres apanhado melhor tempo

voltas outra vez um dia destes, assim podemos almoçar juntas, loll

jocas gelidas

Lúcia disse...

Volto sim, entre Dezembro e Fevereiro em princípio :)

Helena disse...

sabes que morei em Castelo Branco durante 3 anos? Foi lá que fiz o bacharelato. ainda lá estudei mais dois anos para fazer a licenciatura mas nessa altura só lá ia fazer frequências e assistir a algumas aulas porque já estava a trabalhar em évora. Já não vou lá há bastante tempo...
beijocas

Helena disse...

ah, e muitos parabéns, esqueci-me dos parabéns. lol

Patríciangélico disse...

Que fim de semana tão bom...

Ana disse...

Aquele sítio que dizes ser a nascente do Rio Zêzere, eu estive lá e não sabia disso!
Como é que não havia informação nenhuma sobre o local é que não percebo.
Acho um dos locais mais lindos da Serra.

Lúcia disse...

Quando andei a pesquisar sobre o Local ( Covão da Ametade ) li que a nascente fica a 100m dali mas não fui em busca da nascente, ficamo-nos mesmo pelo parque das merendas.