28 novembro 2007

Que fase!

Quando contrariada chora, levanta a mão, tenta bater ou bate nos objectos que estejam à sua mão. Outro dia mordeu-se a si mesma na mão enquanto olhava para mim cheia de raiva, quando contrariada com qualquer coisa que já nem me lembro.
Eu detesto estas " manifestações " e por vezes bato-lhe mas é ainda pior pois só faz com que o " bato eu bate ela " dure ainda mais tempo, eu me irrite mais e o choro misturado com os gritos aumente de volume e de duração.
Fica de castigo e pouco depois vem de lábios unidos para me dar um beijo e pedir desculpa. Eu dou-lhe a lição pedagógica do não se bate, também não gostas que eu te bata e eu fico triste e tal, ela ouve, diz que sim, mas se possível for, nem 5 minutos depois está no mesmo.
Saturante é o mínimo que posso qualificar esta fase. Lidar com a frustração não é fácil, não senhora mas porque raio haveria ela de ter a " mãozinha tão leve " quando cá em casa a lei da palmada não é imperativa. Se calhar devia ser mais ou se calhar não, é mesmo ter paciência e muita calma.
Dicas, alguém tem?

12 comentários:

Miúda disse...

A M n se atreve sequer a tentar levantar a mão e acredita que ás vezes lá leva uma palmadita.
MAs é fase sim, passa, é mesmo complicada, mas passa, e só ter alguma força. Se não queres mesmo levantar tu a mãe, experimenta mudar radicalmente de assunto, chamara a sua atenção para outra coisa.
Jocas

O Príncipe Duarte disse...

O duarte agora acalmou um pouco dessa fase ( mas mesmo só um pouco ).

La na escola então tem sempre a mão pronta para bater nos meninos

Lá lhe digo as coisas de praxe, mas pouco ou nada resulta.

É esperar que eles crescam e lhes passe. O castigo é uma boa opção.

Bjs

alice+duarte

O Príncipe Duarte disse...

O duarte agora acalmou um pouco dessa fase ( mas mesmo só um pouco ).

La na escola então tem sempre a mão pronta para bater nos meninos

Lá lhe digo as coisas de praxe, mas pouco ou nada resulta.

É esperar que eles crescam e lhes passe. O castigo é uma boa opção.

Bjs

alice+duarte

Lipa disse...

Olha a Di tb de vez em quando nos levanta a mão. Houve uma altura mesmo chata em que andava sempre nisso qd contrariada agora anda melhorzita e já é mais raro. Ainda assim de vez em quando lá cai no mesmo mas como já interiorizou que não pode fazer isso lá acaba por parar e por vezes até dá beijinhos depois (dependendo do humor lol).
Olha tb leva palmadas, claor que é a tal coisa nem sempre resulta mas qd abusa tem de ser. O que acaba por resultar mais é pegar-lhe na mão e firmemente (e muito seriamente) dizer que não se bate! Se ela continua ameaçamos po-la de castigo. Normalmente qd percebe que falamos a serio (temos de fazer cara má) ela acaba por desistir.
Acho que todos os miudos passam por fases destas.
bjs

Miúda disse...

Acho q fiz como diz a Di e que tive sorte q a minha teve essa tendência mesmo mto cedo.
A verdade é que neste momento se ela tentar e eu lhe abrir os olhos ela estagna. Não acho que foi pelas palmadinhas que lhe dava nas mãos, acho que tive sorte e percebeu cedo que é uma questão de respeito.
Sabes que mais, tive sorte!

Ana disse...

Epá... outro dia aconteceu o mesmo com o Tiago. Ficou com os dentes marcados na mão!!
Que fase meu Deus...
Uns dias tenho mais paciência outros menos, é mesmo complicado lidar com estas situações, já cheguei à mesma conclusão que tu, bater só vai fazer com entremos no "bato eu, bates tu" não me parece que adiante alguma coisa!!!

Beijocas grandes

P.S. Desculpa, já não te apanhei no gmail, tinha ido almoçar. Fui ver no site e lá diz que é só para escolas por marcação. Terei visto bem? Diz qq coisa.

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Olha Lucia, acho q já deves ter lido a minha opinião em relação a palmadas... atenção é a minha opinião e não critico minimamente qm o faz, mas o q eu faria se a Bruna se começasse a agredir a ela pp seria tentar acalmá-la e dar-lhe carinhos e depois então explicar o porquê de ter ralhado com ela. Se por acaso não resultasse assim q ela começasse a bater-se a ou a bater em mim, agarrava-lhe a mão com firmeza e não a largava até q ela se acalmasse e tentava fazê-la acalmar, sempre com um ar imperativo e sempre a olhar-lhe nos olhos e com voz firme ía-lhe falando...
A Bruna nunca foi de bater, mas de birras sim, ainda as faz, mas esta numa fase mais calma, e qd as fazia ou eu ignorava e ela acabava por acalmar, ou então qd ela chorava mesmo sentida e um pouco mais do é normal eu pegava nela e falava-lhe (e falo qd acontece) com todoo carinho até ela se acalmar e dp explicava-lhe... geralmente resultava bem... sei lá, é uma questão de experimentares!
A questão das palmadas é q elas pensam q se os pais o fazem então é pq é certo elas fazerem tb e por isso às vezes acontece isso q tu falaste ora bates tu ora bate ela, e tb baterem-se a elas pp.

Isto já vai longo ;)

beijocas e MUITA paciência

Lúcia disse...

O olhar-lhe nos olhos e falar com ar austero já o fazemos, agarrar na mão também mas geralmente o agarrar na mão resulta numa miuda ainda mais irritada. Também concordo com o facto de que a palmada só os faz pensar que se os pais podem, eles também é lhes lícito fazerem-no e por isso também não concordo mas não digo que não o faça quando a paciência se esgota.
Também acho que a palmada leva-os a usarem a lei do mais forte e de eventualmente vingarem-se nos colegas da creche mais pequenos. Ora eu não quero que a minha filha vá despejar a sua raiva nos outros, quero que entenda que não se bate, não quero que não nos bata só porque somos maiores e mais fortes que ela.
Beijos

Unknown disse...

A Luísa passou por essa faze... detestava vê-la fazer essas coisas :(
Mas passa, temos que ter muita paciência.
Beijocas

Xana disse...

O V. de vez em quando passa por essa fase. Acontece exactamente o mesmo. Passa a ser um ciclo vicioso.
Como tenho conseguido dar a volta à situação é não lhe bater, dizer-lhe que não se faz e quando a birra acontece, viro-lhe as costas deixo-o onde estiver e vou para outra assoalhada. Oiço-o gritar chorar, até que me começa a chamar para fazer as pazes. Mas como não lhe bato, ou alimento aquele "joguinho", ele com o tempo começa a ver que é em vão e deixa de fazer.

Relativamente ao post anterior, cuidado. Olha que esses foram os que derrubaram o V. com as otites, que até agora ainda não nos livrámos complectamente dos medicamentos e o segundo inferior ainda só tem um piquinho de fora. Já andamos nisto há 2 meses. Mas se Deus quizer com a Bitiz vai ser mais fácil!

Beijinhos

Ana disse...

Felizmente a Leonor, ainda, não passou essa fase. Ficou aqui quietinha a anotar estas dicas.
Beijocas

Unknown disse...

Hum......lá em casa temos do mesmo!!

Vamos controlando com castigos e dizendo que estamos tristes com ela!! Às vezes leva tb uma palmada, mas realmente não é o que resulta!!!!

São fases!!