29 novembro 2007

Alimentação

Até ao ano de idade pode dizer-se que comia bem, nunca foi de comer muito, mas comia o suficiente. A partir daí e com a introdução dos sólidos a coisa complicou-se mas regra geral a sopa e a fruta ia sempre bem ( se bem que preferisse a fruta de boião ).
A adaptação aos sólidos foi lenta e não posso dizer que esteja concluída. É esquisita, não gosta de experimentar nada de novo, olha para o aspecto e faz o seu julgamento. Geralmente não quer sequer provar nem com muito incentivo, nem connosco a comer do mesmo, nem explicando o que é.
Na creche regra geral, come normalmente, não repete, nunca o fez nem lá nem connosco, aliás, acho que nunca come tudo o que colocamos no prato, deixa sempre algo ( e não é só uma amostra da etiqueta ). Mas come no entusiasmo e " concorrência " com os outros.
Começou a comer sozinha quando entrou para a creche aos 14 meses e fazia-o muito bem, sem grandes chafurdisses.
Há uns tempos para cá começou a sujar mais do que fazia antes e agora já nem quer comer sózinha, porque agora, nunca quer comer. Tem sido um " fandango " e para que coma temos de inventar histórias, cantar, dizer que é uma colher para x, y, z, até percorrermos a familia toda e mesmo assim, vai virando a cara, dizendo que não, etc, etc.
Recorremos à televisão para que se distraia e abra a boca, outras temos de a apagar para que o faça. Não há regra, temos de inovar para que distraida, coma qualquer coisa. A sopa tem alturas que vai, tem outras que nem vale a pena tentar. Já experimentamos dar o jantar mais tarde, mais cedo e a história é sempre a mesma. Come à mesma hora que nós e à mesa connosco.
Ela pura e simplesmente não é de grande alimento, não sente muita fome e acha que a hora de estar ali à mesa quieta para se alimentar é uma grande seca, quando poderia estar a brincar. Por isso, passei a dar-lhe eu a comida e vou distraindo-a ora com uma história, ora com algo que esteja a dar no Panda ( que tambem não liga muito ) ora com cantigas, ora a falar de alguém da família: Sabes que o padrinho foi aqui e acoli... ( vai ser uma grande cusca vai ).
Eu tento não stressar mas é já quase impossivel e sei que quanto eu mais dramatizar, quanto mais eu a chamar a atenção com o " Come Beatriz ", menos ela o faz e mais tensão acrescento ao momento. O Nuno diz-me para eu não dizer nada, para não lhe ligar, mas eu não consigo ver o comer arrefecer e ela ali sem meter uma garfada na boca ( sim porque anda feita bébé para comer sózinha, mas come de garfo desde cerca dos 20 meses e até já quer a faca também ).
Ela é uma criança pequena, de percentil 5 de peso e altura. Nunca me preocupei com o facto pois a genética conta e muito, porque os percentis não são mais que médias, porque está bem de saúde e porque ela ia comendo, melhor ou pior mas comia.
Agora anda numa de não querer comer e nem o leite no biberão para colmatar uma má refeição aceita porque pura e simplesmente nem a dormir quer o biberão ( é a recusa total ).
Ontem, experimentei fazer a estreia dela em fast food e fomos ao Mac Donalds ( que eu até não sou fã ). Pensei, " Pode ser que goste, pode ser, uma vez não há-de fazer mal e sempre come ". Comeu menos de meio pacote de batatas fritas das pequenas, não quis sequer tocar no hamburguer e digo-lhe que não vai brincar no espaço infantil porque não comeu. Aceita e vem embora sem birras. Digo-lhe que vai ter de comer a sopa em casa e concorda. ( E eu espantada )
Chegadas a casa, encho um prato com duas conchas de sopa. Ponho o prato à frente e recusa, afastando o prato ( o costume ). Comecei a dar-lhe a sopa com muita história à mistura e lá comeu tudo. Eu fiquei felicíssima.
Conforme me viro para colocar o prato no lava loiça, tosse e vomita uma parte. E eu em vez de ficar preocupada por ter vomitado, fiquei chateada porque afinal, acabou por não comer as duas conchas da sopa que até maçã lá leva para dentro. Isto não é normal, não, mas quem tem filhos que comam mal, vai entender-me :).

4 comentários:

carla disse...

A minha ontem comeu o pequeno almoço que foi uma maravilha e de seguida vomitou com o raio da tosse, cheguei à ama e disse: Lígia, ela comeu com tanto agrado, comeu tão bem e depois vomitou, logo hoje que tomou tb o pequeno almoço. Ahahahahah, deve ser familiar da minha...

Xana disse...

Lúcia, o V. sempre foi maravilhoso para comer, quando lhe agrada a comida chega a repetir duas e trÊs vezes. na altura em que começou a saga dos caninos, como a Beatriz com febres, ranhoca, especturação (que segundo a médica não é, é apenas a garganta que fica inchada, a ranhoca escorre e ele engasga-se), começou a fazer o mesmo da Beatriz. Primeiro começou a comer mal, depois o pouco que comia era só se eu lhe desse com muitos malabarismos. A dada altura não comia praticamente nada, só biberões de leite, nunca na totalidade. Quando começei a notar melhorias na doença (otites), voltou o apetite (desde Setembro). No sábado ao aolmoço em casa dos meus pais não quiz peixe (tal como eu, como a intoxicação alimentar foi com peixe, nem vê-lo!), quiz a bela da comidinha alentejana. Comeu 3 pratos de arroz com grão em tomate. À noite duas doses de frango assado, no domingo 3 doses de cozido à portuguesa(massa, batata, repolho e peito de frango) e assim por diante! Voltou o apetite, pois o último canino já tem um piquinho de fora.
O meu conselho (se é que tenho sabedoria para isso)? Alerta com os caninos e as maleitas que trazem!

Beijinhos e bom fim de semana

Susana disse...

Imagina lá agora eu, habituada a duas miudas que comiam que nem lontras e esta agora é um pisco que seu deixar passa um dia inteiro com um copo de leite na barriga...
Ai como eu te entendo...

Ana disse...

Este texto podia ter sidoescrito por mim (excepto a parte do fast food).
Por aqui a desgraça é a mesma. Já não sei o que fazer mas o que tem resultado melhor é as histórias da família.....cuscas estas meninas :)