14 novembro 2007

Découpage




Não, não se enganaram no link. Aprendi découpage ou a técnica do guardanapo na festa de final de ano da escola da Beatriz, no atelier de pintura. Não tentei mais porque sinceramente nunca me achei dotada para as artes manuais, mas de facto, esta técnica é tão simples que até o mais desajeitado dos seres consegue fazer qualquer coisinha engraçada.
Um destes dias comecei a pensar nas prendas de Natal. Como quase sempre, há que reduzir despesas e limitar as prendas a valores mínimos. Gosto que as prendas de Natal digam algo às pessoas, gosto de personalizar e só gosto de comprar quando sei que a pessoa gostará mesmo do que receberá.
Como as prendas personalizadas exigem que se planeie com mais antecedência porque há que encomendar comecei a pensar no que oferecer à educadora e auxiliares da Beatriz sem ser os tradicionais bombons ou velas. Olhei para a nossa máquina de fondue de chocolate que continua intacta e lembrei-me que a dita tem umas forminhas para se fazerem bombons. Pensei que seria engraçado oferecer bombons feitos por ela ( com a minha ajuda obviamente ). Para que não houvessem dúvidas tiraria uma foto nossa na confecção dos ditos que anexaria ao embrulho. Depois pensei onde colocar os bombons. Fui a uma loja de chineses e comprei uma caixa de madeira baratinha. Pensei em pintá-la e lembrei-me de usar da técnica que tinha aprendido. Comprei um guardanapo e experimentei. A primeira experiência teve um resultado mau porque aprendi que não se devem usar cores escuras na base da decoupage e eu usei, nada mais nada menos que castanho chocolate. Mais escuro mesmo, só preto :).
Depois disso já comprei mais 4 caixinhas pequeninas para as auxiliares que terão no seu interior apenas um chocolatinho feito por nós e 2 tabuleiros de madeira. Ainda não estão concluídos mas já dá para terem uma ideia.
Para além de ficar relativamente económico e de ser de rápida execução descobri uma verdadeira terapia.

6 comentários:

Unknown disse...

Olha que rica idéia!
E estão lindas, as coisinhas!
Ainda por cima mantém-te entretida :)
Beijocas

Lúcia disse...

Entretida eu estou já que não deixei de trabalhar em casa remotamente ( a um outro ritmo mas não deixei ).
Por acaso os trabalhos até foram feitos à noite, ontem, depois de um jantar fora a dois, para não me lembrar que estava " sem filha ".
Bjnhs

Ana disse...

E dás cursos em casa?

Lúcia disse...

Lol numa hora ensino-te Ana

Ana disse...

E não sujas a casa toda com isso?

Lúcia disse...

Nem, pensar Ana.