Ontem durante a festa de anos da minha tia, diziam que a Beatriz falava muito pouco e que já tinha um ano e com um ano o meu primo já dizia muita coisa, uma delas que queria ser do Sporting ( ãhãh, e eu chamo-me Maria Ofélia ).
Até acho que a Beatriz já diz muitas coisas perceptíveis para o tempo que tem. O meu sobrinho com um ano dizia apenas papá e mamã e tinha a irmã mais velha a puxar por ele.
Vejo outras crianças de idades próximas e comparando ela expressa-se bastante bem.
Chegado o ano de idade a comunidade parece que se une e que à força os bébés tem de andar ( ou antes correr ) e falar como se tivessem já 4 anos.
Acho que se esqueceram realmente de como era quando os filhos tinham essa idade e se calhar chamam andar aos primeiros passinhos ( e sendo assim a Beatriz também já anda ).
Sinceramente não tenho pressa, quero que cresça harmoniosamente, ao seu ritmo e no seu tempo. Desde que esteja tudo bem com a saúde dela, para quê dramatizar.
Esclarecimento:
Quando disse : " Chegado o ano de idade a comunidade parece que se une e que à força os bébés tem de andar ( ou antes correr ) e falar como se tivessem já 4 anos." não me referia à pressão exercida pela família, porque essa felizmente não sinto, mas é comum que outras pessoas comparem com outros bébés e inevitávelmente os filhos dessas pessoas são sempre mais desenvolvidos que o bébé em causa. Não acho a Beatriz nem desenvolvida nem atrasada, acho-a bem. Também não quero menosprezar os filhos de ninguém tal como não gostaria que o fizessem comigo, simplesmente é muito pouco provável que aos 12 ou 13 meses um bébé junte mais que uma palavra e forme frases, isso acontece já muito perto dos 24 meses ( ou mais tarde até ).
8 comentários:
Assim é que é falar!!!!
querem que eles façam tudo ao ritmo deles e não cada criança faz ao seu ritmo!
temos que aprender a respeitar isso!
um beijo
A velha mania de aos 12 meses devia andar, falar, comer de tudo, etc etc etc ... será que as pessoas nao percebem que cada bébe tem o seu ritmo ... eu nunca liguei a essas conversas ... e é mesmo assim ... que seca as pessoas ... depois irrita-me as que dizem que os filhos com a mesma idade faziam e diziam mil e uma coisa ... penso ainda bem para si e para ele!!! ://
Beijos :))
manda-os passear!
a Beatriz está óptima e já anda sim sra! nem que seja ao colo eheheh
beijinhos
Estou com a Rute: cada criança tem o seu ritmo... a minha mãe diz q eu começei a falar mto cedo... alguém me diz o q ganhei com isso? Eu não sei... What's the point?
Eu cá tb não tenho pressa nenhuma q o Zézinho cresça!
bj*
Concordo plenamente! O Diogo com quase 11 meses só tem dois dentes, só começçou a gatinhar à séria há um mês, a colocar-se de pé também há cerca de mês e meio e falar? Não fala! Parla imenso! Mas não diz mamã nem papá! Não bate palminhas a não ser na minha mão, não faz nada dessas paneleirices da galinha põe o ovo e essas m*rdices e sinceramente não estou nada preocupada! Está a crescer saudável e feliz e a seu tempo fará o que tiver de fazer!
Beijocas!
Dizem que quem começa a falar cedo, anda mais tarde e vice versa.
Será?
Desculpa, mas temos de ter bom senso.
Ninguém mente nem tenta inferiorizar o bébé de ninguém, quando faz esse tipo de comentários! Temos de respeitar as memórias dos ouros, que também já tiveram os seus bébés e recordam com saudade esses tempos.
Há que ter noção de que um bébé tem um ano desde os 12 aos 23 meses e trinta dias... e obviamente que um bébé de 13 ou 14 meses está menos desenvolvido do que um que tem 19 ou 20 meses... no entanto todos têm um ano!
A Beatriz, tal como todos os bébés, desenvolve mais umas coisas do que outras, é natural que assim seja, mas está muito bem para a idade... está toda espevitada e é uma tagarela :) linda.
Na família, todos adoram e amam muito a Beatriz e nunca NINGUÉM faria um comentário desagradável sobre ela.
Percebes-te o meu comentário...estavas a falar do meu pai. Mas tudo bem, foram só umas palavras pouco claras ;)
No problem.
Bjs
Olha, a pimpolha faz 'fixe' ...mas com o dedo indicador ( lol )
Enviar um comentário