09 agosto 2005

Está calor cá por casa !

Ontem fomos ao Centro de Saúde mais uma vez pesar a Beatriz e continua a crescer muito bem apesar de na semana que passou não ter bebido quase suplemento nenhum ( a não ser à noite e nem sempre ) e ter estado quase exclusivamente a peito. Já pesa 3600 gramas e mede 49,5 cms ( aqui parece-me estranho porque já media isso quando fomos ao médico mas até é capaz ). A ser assim engordou 960 gramas num mês e cresceu 5 cms e já conseguiu subir para o percentil 25 de peso e perímetro cefálico continuando no percentil 5 de altura, o que para quem nasceu no percentil 10 de peso e perímetro cefálico e no percentil 5 de comprimento está muito bom. Só me parece que a minha princesa é baixinha, mas isso não é novidade, aquando da ecografia das 33 semanas o médico disse isso.
A enfermeira disse que ela estava a crescer muito bem e que não valia a pena ir lá todas as semanas para a pesar, só se eu notasse que ela tinha engordado pouco ou qualquer outro problema, caso contrário para só lá voltar aos 2 meses. Vou continuar a pesá-la semanalmente porque me disseram quando ela nasceu no Hospital que o deveria fazer enquanto a amamentasse mas já é um descanso saber que ela está bem.
Quinta-feira vamos ao pediatra e à médica de família da Beatriz ( apenas por rotina ) e vai novamente ser pesada no médico, depois eu conto as evoluções.
Ahh e já me esquecia de contar o início da nossa noite ontem. Quando chegamos a casa vindos de um jantar de família a Beatriz que já estava na hora de comer decidiu chorar a plenos pulmões. Eu pensando que tinha fome ( e tinha mas não era por isso que chorava ) comecei a dar-lhe o peito e ela tentava mamar mas começava a chorar imenso. Insisti mas ela continuava no choro. Pensei que fossem cólicas e coloquei-a na posição que a alivia mais mas ela continuava a chorar. Pensei na hipótese de eu estar a ficar sem leite e comecei a tirar com a bomba enquanto o Nuno a tentava entreter no colo mas ela continuava a chorar imenso e nem a chucha aguentava na boca. A princípio quase não saia leite mas depois lá começou a sair e fui-lhe dando no biberon depois de o tirar. Acalmou um pouco mas continuava a chorar e quase nem mamava no biberon. Pus a hipotese da fralda suja ( que também estava ) mudei-a e quando a despi para lhe mudar a fralda calou-se mas logo que a voltei a vestir ( e estava só com um body ) voltou a chorar imenso. Como ela estava com o body molhado pensei que estava assim por estar no colo do Nuno que suava bastante ( se calhar de nervos )e troquei-lho, mas ela continuava a chorar. Medi-lhe a temperatura mas estava normal, tentei dar-lhe suplemento mas nada. Até que me lembrei de que ela poderia estar com calor... conclusão brilhante apesar de um pouco tardia porque nesta história toda passou mais de uma hora e lá lhe tirei o body e ficou só com a fraldinha até acalmar. Depois coloquei-a na espreguiçadeira e dei-lhe o leite e calou-se, bebeu o leitinho e adormeceu. Ufffaaa...
Tive de lhe vestir um outro body mais frequinho para não dormir despida mas primeiro esperei que "arrefecesse", deitei-a na caminha de grades e lá dormiu. Foi a estreia dela a dormir lá e parece que gostou bastante de estar à larga. Agora já não sei se a voltarei ou não a colocar na alcofa, provavelmente é o adeus à sua alcofinha e o olá à cama de grades :)

2 comentários:

Ana disse...

E é por causa do calor que eles sofrem e nós sofremos porque não sabemos o que se passa para estarem a chorar.
Desde o 5ºdia de vida que a Leonor dorme sozinha...para mim é uma tortura..para ela, nem por isso.
É uma questão de experimentares.
Beijocas

AnaBond disse...

:)
é ... por vezes só nos lembramos de coisas óbvias um pouco tarde... mas chegamos lá.

beijo