12 fevereiro 2009

Limpezas domésticas

Há uns tempos falei com uma amiga sobre a minha intenção de que pelos 5/6 anos, a Beatriz começaria a ajudar nas tarefas domésticas, como por exemplo limpar o pó ( que arrumar o quarto dela e os brinquedos já o tem de fazer, com ajuda, mas faz ).
Em janeiro deixamos de ter empregada doméstica ( que ainda assim ia 4h de 15 em 15 dias ) e claro que as tarefas domésticas aumentaram.
Na primeira vez que me viu nas limpezas ( que antes também as fazia, mas apenas de 15 em 15 dias ) depois de já não termos a empregada, quis colaborar e eu deixei. Passei-lhe uma pano para a mão e foi repetindo os mesmos movimentos que eu. Agarrou na esfregona dela e andava atrás de mim a limpar. Atrapalha um bocadinho é certo, mas é uma forma de se ir habituando.
Na 2ª vez, quis limpar o pó e deixei e desde então que as prateleiras mais baixas são limpas por ela, com a minha supervisão e muitas vezes, comigo a passar o pano de seguida quando não fica bem.
Ultimamente já se esmera mais e já não são precisas tantas vezes quanto isso eu voltar atrás para refazer a limpeza.
Era suposto fazê-la esperar até aos 5/6 anos mas como se antecipou eu deixei, não há muitas coisas que se partam nos móveis e o que há está geralmente nas prateleiras superiores, onde ela não chega.

5 comentários:

Princesas Ervilhinhas disse...

Isso é optimo. Nós temos empregada, pelo que as limpezas passam-lhe um bocadinho ao lado. Mas ajuda imenso a por e levantar a mesa, a tirar a louça da maquina, a fazer a cama dela, etc.

Elas ficam satisfeitas por colaborarem e nós ficamos agradecidas!

Bjs,
Carla

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

é de aproveitar. aos 5/6 anos não terá tanta vontade certamente e ao crescer só piora.

Rita disse...

aproveita :)

Rita disse...

aproveita :)

Unknown disse...

Boa!
Que linda menina, a ajudar a mamã!
Acho importante que se apercebam das coisas desde pequenos :)
Beijocas