11 fevereiro 2009

As birras aos 3 anos e meio ( mais coisa menos coisa )

Ela está incrivelmente meiga mas também incrivelmente birrenta. No caso dela, que até teve a sua fase dos terríveis dois anos, acho que as birras dos três são mais rebuscadas, mais difíceis de contornar, dão-nos mais cabo da cabeça ( e dos ouvidos ). E parece-me que com o tempo, até podem diminuir de frequência, mas aumentarão a sua dificuldade de ultrapassar.
Se até não há muito eu conseguia com conversa, castigos e etc que ela fizesse o que eu acho que deve ser feito, agora não passa muitas vezes sem uma palmada. E custa-me que tenha de ser assim, mas é, tento, apelo a toda a minha boa vontade e paciência mas leva-me várias vezes ao ponto em que já não vai com reprimendas, castigos ou privações e resta a palmada, que não resolve nem acalma, pelo contrário, nos momentos seguintes agudizam-se os choros e os gritos, mas minutos depois acalma.
Ontem foi um fim de dia, como é muitas vezes. O motivo: a sopa.
Ela tem de comer sopa porque caso contrário não faz cócó sem ajuda do bebegel e mesmo com sopa, faz de 3 em 3 dias só. O problema não se resolveu, melhorou mas não resolveu e umas refeições sem sopa e lá vem o problema da obstipação e do medo de ir fazer.
Ontem insisti para que comesse a sopa, acabada de fazer. O de sempre, não queria ( que só quer quando está aflita e aí quer sopinha, como se adiantasse ).
A minha explicação de sempre :
- Tens de comer, só este bocadinho ( 1 concha ) se não custa-te a fazer cócó e doi e tal e tal...
- Não queeeerooo ( e começa a chorar, a elevar o tom de voz e a baixar a cabeça para que não lha conseguisse dar ).
- Vá lá , comes só 10 colheres, vá, tem de saber, já sabes....
- Não querooo.
Levanto-lhe a cabeça de cima da mesa e levo com uma sacudidela no braço. Castigo para o quarto.
- Não vouuuu .
Aqui já aos berros e a chorar no hall de entrada . Pego nela e levo-a até ao quarto e sento-a em cima da cama. Viro costas e digo que só sai quando se portar bem.
Percebo que mal saí do quarto ela veio para a porta gritar. Volto atrás ( e quem tem filhos já consegue imaginar a cena ) , pego nela, com ela a fugir tipo enguia pelos meus braços e a espernear e volto a sentá-la na cama. No imediato sai da cama e vem para a porta do quarto numa de me desafiar. Faço o mesmo umas 2 vezes mais e ela volta para a porta do quarto.
Da última vez que a sento venho para a cozinha, sento-me ( e percebo que estava novamente no hall ) e respiro fundo.
Aparece a gritar na cozinha depois de várias vezes a ter repreendido para não o fazer.
Não deu mais e fiz como a minha avó me fazia. Deitei-a com a barriga nas minhas pernas e dou-lhe 3 palmadas no rabo, mas palmadas não sacudidelas como costumo fazer.
Mando-a novamente para o quarto e aí já vai, a gritar ainda mais, a chorar ainda mais, a chamar-me má, a dizer que só gosta da cadela e das avós, mas vai.
Fico na cozinha e ela no quarto uns segundos para que ambas " descomprimissemos ". Volto ao quarto com o prato de sopa na mão, pego-a no colo, não lhe digo mais nada e come a sopa toda.
Acaba de comer, aninha-se em mim, pede desculpa, vem a história da pedagogia, explico o seu mau comportamento, blábláblá e depois já sem chorar agarra-se ao meu pescoço e diz-me:
- Minha amigaaaaa.
E dá-me um beijo repenicado.
Fico sem perceber qual a melhor estratégia com ela, se a pedagogia, se a palmada se a conjugação de ambas ( que é o que tenho feito ).

8 comentários:

Loira disse...

No me caso, por vezes a palmada é tb a única coisa q resulta...
Já experimentaste dar-lhe Kiwi e papaia madura? Ela come sopa na escola?
beijo

Lúcia disse...

Ela come sopa na escola, sempre, mas fruta não come nada de mais " exótico ", só mesmo bananas ( que é mau para a obstipação ), pera, maçã e os boiões de miscelânea de frutas. Nem laranjas, nem clementinas, nem kiwis, nem ameixas, nada.

Liliana ♥ disse...

amiga, bom ter-vos de volta ao "activo" lol

quanto à fruta... não te preocupes que por cá é só bananas e pêras...

um beijinho!

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Aqui a Bruna não é nada esquisista, como de tudo! E por acaso come imensa fruta, qr na escol qr em casa, ela mesmo pede...e sopa come sempre tb!

Qt às birras, eu noto q a Bruna fica mais birrentaqd fica uns dias sem ir ao colégio e depois volta, nos dias a seguir ao regresso fica mais desafiadora e faz mais birras, mas depois acaba por acalmar!

São fases!

Beijocas

carla disse...

Tu n me fales em birras, eu que detesto palmadas hoje passei-me com a Inês e dei-lhe duas palmadas, raios parta a garota e a mania que tem de escolher o que veste o que calça e o raio. O pior é que depois ouvi do Rodrigo: Nunca mais dás palmadas à minha irmã! Só me apeteceu fujir de casa e deixar lá os dois e que se amanhassem.

Bjs

Princesas Ervilhinhas disse...

Oh pá! Pensei que estava a ver uma cena de minha casa! É que é tal e qual!

Mas depois vem com um "Dexculpa mãe, pela birra. Eu não faço mais, sim?" E eu fico desarmada...

Bjs,
Carla

PS: Em relação á fruta, a banana desde que madurinha (com bastantes pintas pretas na casca) não é má para a obstipação. Pelo contrario. Não deves dar é bananas verdes. Vê mais informação aqui: http://solangeburri.blogspot.com/2007/11/o-mito-da-banana.html

Unknown disse...

Ambas!! Não tenhas duvidas!!

Parece que estou em minha casa!!
Só ainda não fiz à maneira das avós!!!

Mamã Fada disse...

Bem... nós estamos na mesma aqui em casa. A Madalena está perita nas birras e dificultar as coisas porque se afirma como se já soubesse bem o que quer. Isto agravado com a bebezisse aguda que tem derivado da atenção que dou à bebé. Mas é preciso é respirar fundo, às vezes dou por mim com muita calma num ambiente de muito stress, não sei como sou capaz! Outras vezes perco as estribeiras e dou uma valente reprimenda. Os castigos com ela nãp pegam acha-lhes piada. Normalmete conto alto até 3 e digo-lhe que me zango à séria, costuma dar resultado.

Beijocas