25 fevereiro 2009

Coisas que me deixam orgulhosa...

Tenho tentado incutir-lhe alguma noção do esforço necessário para ter dinheiro para os gastos quer necessários, quer supérfluos, tentando que perceba que há uma realidade diferente da nossa, com pessoas com dificuldades de combater as necessidades básicas para que dê valor ao que tem ( também é certo que há quem tenha muito mais que nós ).
Ela tem entendido, mas como criança que é, lá vai fazendo alguns pedidos, mas normalmente pergunta:
- É muito caro mãe?
- Podes comprar quando tiveres dinheiro, mãe? Não é hoje é outro dia...
Há uns dias, a caminho de casa pedia-me qualquer coisa. Não me lembro o que era mas acho que não era nada de muito caro. Disse-lhe que agora não poderia comprar-lhe porque tinha gasto muito dinheiro com os fatos de carnaval.
Chega a casa e quando estou a despi-la para o banho encontro o mealheiro dela em cima da cama. Desvio para a deitar e despir e ela agarra nele e dá-mo.
- Toma mãe, é para ti.
- É para mim? Para quê?
- Para comprares as coisas que é preciso, comida, para pagares a casa, a escola...
Derreti completamente, enchi-a de beijos e desfiz completamente o mito : " Filho único é egoísta e egocêntrico ". A minha filha empresta e dá, sem problemas, sem birras. Partilhar não é um acto difícil para ela :)

2 comentários:

Unknown disse...

Que delícia!
Beijocas

Miúda disse...

Parabéns. É mesmo isso, n tem a ver com qtos irmãos se tem, tem sim a ver com a educação que se recebe. Linda Bia. Bjs