24 julho 2005

Pós-parto

Para "terminar" os relatos do que foi a gravidez e os momentos seguintes hoje venho contar o meu pós-parto.
Como já referi viemos para casa no dia 6 depois das 12h00 e à chegada tinhamos uma recepção preparada pela minha tia, prima e sobrinha e a casa cheia de balões e cartazes de boas vindas. A Beatriz vinha a dormir e por isso não a "apresentei" à casa e apenas a deitei na alcofa depois de umas quantas fotos e de a nossa cadela Luna a ter cheirado bastante.
Custou-me bastante sair do carro por causa dos pontos e subir as minhas escadas fizeram-me recordar os últimos dias de grávida onde ia fazendo a respiração para facilitar a subida e parando pelo caminho ( mas isto de ir parando não me acontecia na gravidez ).
Depois da recepção fui-me deitar para descansar um pouco e quando estava quase a adormecer a Beatriz reclamou porque estava na hora da maminha... já não dormi, aliás, os dias e noites quase em claro forma muitos... pelo menos os 15 primeiros.
Nos dias subsequentes a minha mãe veio ajudar-me porque o Nuno sendo muito inexperiente não o conseguiu fazer por medo de a magoar, por não saber e por eu não ter na altura paciência para o ensinar. Só uns dias depois ele começou a aprendizagem.
A primeira semana em casa com a Beatriz foi muito stressante e eu estava com os nervos em franja. Ainda chorei umas quantas vezes por não conseguir descansar, por demorar imenso tempo para fazer qualquer coisa, por ter dores dos pontos, por não me sentar... enfim, por tudo e por nada. Até o Nuno que é uma pessoa calma ficou muito preocupado comigo e também ele muito nervoso e o assunto " depressão pós-parto" passou-nos pela cabeça. Quanto mais pessoas tinha cá em casa, mais atrapalhada me sentia e parece que mais desorganizadas estavam as coisas. Agradeço a quem nos tentou ajudar mas realmente só nos começamos a orientar melhor quando ficamos apenas os 3 em casa.
Ao fim de 8 dias após o parto consegui conduzir pela primeira vez e soube tão bem sair de casa... a sensação foi a de que tinha estado exilada :).
As dores dos pontos passaram ao fim de 15 dias mais ou menos e agora, passados 20 dias já não me doem mas ainda sinto desconforto na zona do períneo.
Agora as tarefas do dia-a-dia já se tornaram rotineiras, apesar de ainda não me sobrar tempo, mas já consigo sair de casa com a Beatriz mais cedo. A mala que levo para a rua é que me dá cabo das costas, tal o peso de tanta tralha que levo... a parte de saber o que é preciso e não é que ainda não está dominada, mas a seu tempo vai lá :).
Beijinhos

3 comentários:

Anónimo disse...

aiaiai..meu deus. Cada vez que oiço relatos assim até fico arrepiada, fico com medo de não ser capaz. És uma grande mulher...os meus parabéns. Bejokas

Anónimo disse...

ola
Agora fizeste-me rir porque eu tambem me sentia assim quando ía para qualquer lado tipo "burra de carga", com a desvantagem que eu nunca tive leite suficiente por isso ele era biberões, caixinhas com leite em pó, termos com água enfim... cheguei a ter uma lista das coisas para nunca me esquecer de nada.
Mas como em tudo na vida acabamos por nos habituar. O tempo de sair de casa de carteirinha ao ombro acaba no momento em que eles nascem, agora até para uma simples ida à praia parece que vamos para fora 8 dias (e olha que o meu já tem 15 meses). Jinhos.

AnaBond disse...

por essas e por outras é que geralmente só visito uma mamã passados os primeiros 15 dias ou mesmo um mês...

beijos