12 julho 2005

Cólicas

Olá a todos,

Esta noite a nossa menina esteve muito chorona, tudo por causa das malvadas cólicas, ou pelo menos penso que seja por isso já que esperneia muito, fica com a barriga rija e quando a massajo chora ainda mais. É tão dificil olhar para ela a contorcer-se e nós quase sem podermos fazer nada para a aliviar. Tento massajar-lhe a barriga, virá-la de barriga para baixo e estimular o rabinho com uma gase com água morna ou com o cotonete com vaselina ( como me disseram na maternidade ) e isto é a única coisa que a alivia... mas não passa. A noite foi passada quase toda em claro e eu e o papá já desesperados por não saber o que mais lhe fazer. Alguém conhece alternativas eficazes? É que a Beatriz apesar de só estar a peito tem muitas cólicas.
Durante o dia está sempre calma e tranquila mas à noite fica assim. Quando está assim chucha muito na chupeta que lhe chega a cair de tanto a puxar. Será que não são cólicas? Eu penso que sim mas como mãe de primeira as dúvidas são mais que muitas.
Obrigada e beijinhos.

9 comentários:

Sofia disse...

olá!
A Beatriz andou assim algum tempo e eu usava essas dicas, mas a médica também me aconselhou chá de funcho da milupa. Tens que ir dando ao longo do dia 100 ml a meio das mamadas. Com ela resultou mas tens que perguntar a médica. Também há alimentos que podem provocar-lhe cólicas: chocolate, café, broculos, couves... tens que ir experimentando!
Espero ter ajudado !!!
bjs

Anónimo disse...

Quando somos mãe pela primeira vez tudo parece pior. O meu Daniel era assim igual à tua descrição. A Eliana é melhor mas também tem muitas cólicas só a peito. Houve alguém que me falou no colimil e também no chá de funcho mas tens de perguntar à tua médica. Eu não experimentei porque aqui não há.
Beijinhos. Calma e muito miminho.

Anónimo disse...

Olá!.....Já visitei o teu cantinho várias vezes e nunca deixei um comentário.....mas acho que a partir de agora...vou comentar.
Em relação à tua preocupação, fui pesquisar encontrei isto:

Por que os bebês tem cólicas?
Infelizmente, não se sabe exatamente porque alguns bebês têm cólicas - entre 10 e 25% das crianças - desde a segunda semana de vida até o final do terceiro mês.
Geralmente as cólicas tendem a incomodar mais no período de fim de tarde e começo de noite. Tente manter a criança nesse período em local sem muito barulho e movimento. Muitos dizem que as cólicas ocorrem porque o sistema digestivo da criança é imaturo mas muitos cientistas negam essa possibilidade. Sabe-se porém que segurar o bebê ajuda a diminuir o desconforto.
O que fazer?
Para a mãe que está amamentando, alguns produtos podem ser cortados de sua alimentação em ordem à tentar trazer um bem estar para sua criança. O leite de vaca bem como seus derivados podem causar cólicas no bebê. Não é preciso cortar totalmente mas diminua a quantidade. Não tome mais que dois copos de leite por dia se você estiver amamentando.
Tente evitar tudo o que você sabe que causa gases. Essas medidas podem ajudar mas não são garantia que seu filho não vai mais ter cólicas.
Mantenha-se sempre calma e procure passar todo o amor possível ao seu bebê.
Quando ele está chorando com cólica, segure-o com a barriga contra o seu corpo e faça movimentos suaves, deixe-o ouvir às batidas de seu coração. Você pode também cantar para ele. Não deixe e bebê chorar sozinho no berço. ...

Espero ter ajudado.....mas é melhor falares com a tua médica.

Anónimo disse...

Olá
Antes de mais desejo-vos as maiores felicidades com a vossa pequenina. Quanto às cólicas, infelizmente, não há grande coisa a fazer para além de tudo o que já foi dito aqui. O meu filho sofreu muito com isso até aos 4 meses (agora tem 15) e eu sei que é desesperante não sabermos o que fazer para os ajudar eu experimentei tudo, mas o que resultava mais era andar com ele ao colo virado de barriga para baixo. O unico conselho que vos deixo é terem muita paciencia e tentarem revesar-se, isto é, ficar com ela um de cada vez para o outro descansar e acalmar-se pk ao fim de uns tempos começa a tornar-se cansativo. bjs

AnaBond disse...

O meu felizmente não sofreu muito disso, mas eu também soube a lenga lenga toda.

A primeira coisa realmente é a comida que possas ingerir. Tudo o que te fizer gases a ti, muito possivelmente faz a ela. Por isso, couves, feijão, etc tenta evitar.

Depois, falei noutro post que li que dar de mamar com espaços muito pequenos (tipo de hora em hora) aumenta as probabilidades de terem cólicas. As duas crises grandes que o meu filhote teve (na 2ª noite ainda na maternidade, e no primeiro fim de semana, já em casa) foi por causa disso.
Quer dizer, julgo eu... mas depois disso comecei a controlar o horário das mamadas e o tempo que ele mamava... nunca mais teve daquelas crises.

Ainda pode haver outra coisa... se ela já tem tendência para ter cólicas, o facto dela xuxar muito na xuxa quando já as tem pode estar a aumentar ainda mais pois vai ingerindo ar... e fica tipo bola de neve. Tenta não lhe dar ainda muito a xuxa nessas alturas e depois vê se a crise é mais pequena.
O mesmo se passa ao mamar... achas que ela é muito sôfrega? Se o for, também é bem capaz de estar a ingerir muito ar e logo isso dar muitas cólicas.

De resto, não me lembro de nada mais...

Para passar, faz o que estás a fazer... as massagens na barriga, no sentido do relógio, à volta do umbigo ajuda muito. Também o estar de barriga para baixo, mas em cima do braço de um de vocês (dá para entender?). Era assim que aliviava muito o meu.
Além do cotonete também podes deitá-la de barriga para cima na cama e dar às perninhas com movimentos circulares (tipo como se ela estivesse a andar de bicicleta). Eu fazia isso e até insistia em dobrar as perninhas até à barriga, para fazer pressão na barriga e ele muitas vezes aliviava-se assim...

Não desesperes rapariga... pensa que quanto mais tu estiveres nervosa, mais ela nervosa fica. Se achares que estás demasiado ansiosa, pede ajuda a alguém para ficar com ela e tu tenta acalmar-te. Ainda por cima a dares-lhe de mamar ela ainda mais sente a tua ansiedade e só piora as coisas. Pede ao papá, à tua mãe, a uma amiga ou vizinha... descansa muito e tenta não andar ansiosa... isso ajuda muito em muita coisa.

Espero ter ajudado.
Já agora, ficas a saber que em geral todas as crianças têm cólicas, não é nada de anormal... mas por volta dos 3 ou 4 meses geralmente passa isso tudo... tem calma, tá?

Beijos e as melhoras... descansa muito.

Rita_in_UK disse...

Ola',
O pediatra da Mia assim que ela nasceu, e para "prevenir" receitou-me logo uma gotinhas chamadas "Vagopax" para dar em SOS. Eu dava quando ela estava aflita e ela meia hora depois acalmava... E mais recentemente apareceu um que se chama "Colimil" e que se mistura no leite.
Claro que so' o V/ Pediatra vos pode dizer se isso e' adequado para a vossa pequenita, mas pelo menos ficam a saber que existem remedios...
Bjinhs e as melhoras,
Rita

Anónimo disse...

Olá!! Por vezes o peito não chega, apesar de pensarmos que ao principio é sufucinete. Pode ser necessário fazer um complemento. Bjs gds e a melhores da Biatriz.

Anónimo disse...

Olá miga... a minha beatriz também tem muitas cólicas. Alguns truques:
compra bebé gel, corta a parte do fundo do tubo, tira o conteúdo. Usa o tubinho sem nada lá dentro e insere a ponta no rabinho da Beatriz. Os gases começam logo a sair.
é natural, não faz mal e resulta.
Jinhos

Lipa disse...

A di teve cólocas no inicio dei-lhe aero-om (não faz nada só aclma quando o choro é muito) depois comprei o colimil e resultou muito bem (atenção que só se começa a ver resultados passados uns dias do tratamento) vale a pena! Ela teve cólicas no 1º mês mas depois acalmaram e só raramente fica com cólicas fortes.
Espero que as cólicas lhe passem brevemente.
bjs