14 julho 2005

1ª consulta de pediatria

Olá,

Ontem fomos ao pediatra com a Beatriz. Não me foi recomendado por ninguém, apenas fui ao guia de prestadores de serviços do seguro de saúde que temos e vi um médico pediatra na nossa área de residência. Marcamos a consulta e ontem lá fomos. Um senhor na casa dos 60 anos, de poucas falas mas que me pareceu competente. Deu-nos inclusivé a sua morada de casa e número de telefone de casa. A Ajudar o facto de dar consultas em horários mais tardios o que de futuro quando eu voltar a trabalhar irá facilitar-nos a vida para irmos os três à consulta.
Falei-lhe nas cólicas da Beatriz e disse que era normal até aos 4 meses mais ou menos e também com o nascimento dos dentinhos e receitou o Aero-Om para dar 5 gotinhas entre as mamadas. Ontem de noite dei-lhe mas mesmo assim das 5 da manhã até quase ás 8 a nossa menina esteve aflita outra vez. Ela tem feito bastantes vezes cócó e tem muitos gases mas mesmo assim ainda se queixa. Vamos ver como irá ser esta noite.
Quanto ao desenvolvimento da Beatriz disse estar tudo bem. Mede agora 47 cms ao fim de 10 dias, o que para quem nasceu com 44.5cms já deu um pulinho. Quanto ao peso ( despida e com a fralda enxuta ) está com 2760 gramas ( e não os 3 kilos que deu na balança da farmácia vestida ), ou seja engordou 120 gramas desde que nasceu e 300 gramas desde o 2º dia de vida ( pois como qualquer bébé perdeu peso ). O médico disse estar muito bem já que até tinha ganho mais peso do que seria de esperar pois agora ela deveria ter o mesmo peso com que nasceu e não, ainda tem mais um pouquinho. Disse para continuar a dar somente peito pois pelos vistos é suficiente. Falei-lhe também na pele da BeatriZ que está a começar a dessecar e escamar e com umas borbulhitas. Observou e disse ser normal e que acontece aos bébés que estão mais tempo na barriga ( apesar da Beatriz ter estado até ás 39 semanas... até não foi muito ). Receitou um óleo para colocar no banho que está esgotado por isso só amanhã. Até lá tenho lhe colocado óleo de bébé para ver se melhora.
Hoje fomos com a Beatriz ao Centro de Saúde pela primeira vez para a vacina da BCG. Chorou um bocadinho mas depois com miminho e colinho passou-lhe. Ficou foi muito molinha e fez uma grande cesta entretanto. Marcámos também consulta com a médica de família dela ( e nossa também ) apesar de eu não pensar que ela venha a ser seguida por lá, de qualquer das formas, o enfermeiro sugeriu e eu marquei. Quando ela fizer um mês vamos lá e depois voltamos aos 2 meses. Depois logo se verá.
Hoje foi também o dia em que demos o primeiro passeio a três. As nossas saídas de casa tem sido apenas para ir com a Beatriz ao médico ou às vacinas ou então tem ido o Nuno tratar das "papeladas" ( que felizmente já estão todas tratadas ) e eu tenho ficado com a nossa menina em casa. Confesso que me soube muito bem sair de casa, já estava a começar a ficar stressada. Voltei a conduzir e hoje já sem me fazer qualquer impressão, ou seja, dentro em breve poderão começar as nossas passeatas ;).
Também hoje vi uma amiga minha ( gravidíssima ) no Centro de saúde mas foi tão a correr por causa da Beatriz estar chorosa que não deu para matar saudades.
Amanhã ainda não temos planos mas de manhã não tenho mesmo planos nenhuns nos próximos tempos porque as manhãs são passadas a tratar da Beatriz, fazer as camas, pequeno almoço,higiéne pessoal, etc.
Terça-feira o meu Nuno já vai recomeçar a trabalhar :( e eu vou ficar com a nossa menina até Dezembro, data em que termina a licença de maternidade e as minhas férias. Vai-me saber bem estar com ela este tempo mas gostaria muito de ter também o Nuno comigo, mas paciência, toda a gente passa pelo mesmo. Como vamos apanhar o Verão espero depois combinar passeatas com as minhas amigas quase mamãs e seus rebentos para por-mos a conversa em dia.
Ahh e a nossa Beatriz já teve algumas mudanças, o cabelo está a aclarar e já comecei a encontrar alguns cabelitos na caminha dela. Espero que não caiam muitos porque adoro a farta cabeleira da minha filha.
Beijinhos

7 comentários:

Lipa disse...

Ela tem mesmo imensooo cabelinho :) E está tão linda...uma fofura :))))
E parece estar óptima! Foi mesmo bom apanhar o verão para poder passear com eles à vontade...sabe bem a nós e a eles!!! Ainda hoje fomos passear até à praia ;)
beijocas

Anónimo disse...

Olá!
Ela tem mesmo imenso cabelo.
Olha, a Eliana nasceu com 40 semans e também teve esse problema de pele, eu dei-me bem com o creme da Mustela da Stelatopia (foi o meu post de ontem).
Ah, o Aero-om nunca resultou com o Daniel e com a ELiana nem experimentei apesar das cólicas.
Boa sorte
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá
Pela esperiencia que tenho minha e de amigas com bebes pequenos o Aero-om não faz nada (mas é questão de experimentares um tempinho e veres) apenas os acalma pk é doce. O Colimil costuma dar muito mais resultado,...se entretanto a menina não melhorar fala ao pediatra nisso.
Beijinhos

Anónimo disse...

está linda a Biatriz, tem tanto cabelinho e está enorme.. nem parece que passou tão pouco tempo. Adoro as fotografias, é tão pequenininha, tão frágil, tão fofinha.. de derreter todos os coraçãozinhos.. fico muito feliz por ti, por estaremas duas bem. Por ela ser linda..

AnaBond disse...

Que cabelão... ehehhe, mas continua uma lindona.
Do peso também me parece estar óptima... tem crescido muito.
Em relação à médica de família, convém mais porque um dia podes precisar de uma baixa de assistência à família e assim, e só esses médicos te podem passar isso...

Anónimo disse...

Realmente a Beatriz tem imenso cabelo....a minha irmã quando nasceu era assim e ainda hoje tem muito cabelo.
Muitas felicidades e as melhoras da Beatriz.

Inês disse...

Ola!
Muitos parabens, a Beatriz está cada vez mais bonita, mesmo muito querida!!!
Ainda falta um bocadinho para ser mae (2 meses), por isso os meus conselhos n sao por experiencia pp, mas tenho uma amiga q dá ao bébé um chá q se comprar na farmacia em ampolas . Chama-se Colimil e parece q e dos melhores remedios para as colicas. No curos de prep para o parto tb falaram nele. Pergunta ao teu medico se aconselha.
A minha sobrinha tinha uma cabeleira farta e muito gira como a da Beatriz, toda a gente dizia q ia cair o cabelo e n caiu nada. Ficou smepre com a mesma qtd.
Esse mesma minha sobrinha, tinha imensas cólica e o aero-om era um decanso temporário, paasado pouco tempo já estava a chorar outra vez..
Bjs
Ines