22 julho 2005

Pesagem

Olá,

Hoje fui ao centro de saúde pesar a minha menina, ( depois de lá ter estado na quarta-feira e de não o terem feito porque já tinha passado da hora ) e para minha surpresa já passou a barreira dos 3 kilos, neste momento tem 3050 gramas ( despida ), ou seja tem estado a aumentar muito bem de peso. Com 9 dias tinha 2760 gramas e hoje, aos 18 dias já tem 3050 gramas. Noto especialmente na barriga dela que está grandota e as fraldas já custam a apertar ( mas também ela como tem gases a barriga incha um pouquinho ). De resto tem as perninhas e bracinhos de bailarina :).
Ultimamente a minha princesa tem bolçado mesmo depois de arrotar sempre ( e bem )que mama. Às vezes até se engasga ( o que me deixa sempre assustada )e eu tenho logo de lhe pegar para que isso não aconteça. Resultado, para além dos sustos, a roupa para lavar é mais que muita, minha e dela :). Uma destas noites quando ela estava a bolçar e querer engasgar-se ( e ela não sei porquê deita o leite pelo nariz )e eu estava a mudar-lhe a fralda, como ela estava assim, levantei-a logo ( ainda não tinha a fralda limpa posta ) e conforme a levantei veio um jacto de cócó que a sujou a ela, a mim e ao chão. Outra coisa que me preocupa na Beatriz é que o cócó é quase líquido. Perguntei à minha cunhada ( mãe de 2 crianças ) cujo meu sobrinho mais novo tem 1 aninho e ela disse que era comum.
Para a semana vamos ao pediatra e vou lhe perguntar isso mesmo bem como lhe vou falar de ela andar a bolçar bastante e de continuar com as cólicas, apesar de mais ligeiras agora.
Ahhh, é verdade, hoje disseram-me ( aliás disseram ao meu marido ) que os bébés não devem sair de casa antes de completarem um mês de vida. O pediatra não me falou em nada disso e apesar de não ter saido muito com a Beatriz tenho-o feito mas não nas horas de calor e nem para locais fcom fumos e muita confusão. Vocês que já foram mamãs qual a vossa opinião e experiência???
Beijinhos

5 comentários:

Anónimo disse...

parabéns pela bebé! "menino bolsado, menino criado", donde se conclui que bolsar não faz mal nenhum... e quanto aos cocós líquidos, se nós agora passássemos só a beber leite, e deixássemos de comer comida de adulto, também não fazíamos cocó sólido! é mesmo assim, relaxa!

Anónimo disse...

e sobre saídas: saír faz bem à Mãe e à filha, apanham ar, arejam as ideias, e bebé é gabada na rua (e a Mãe fica toda babada e com o ego em alta...), veêm as montras, os saldos estão a chegar... passeiem muito! (tenho 3 filhos e sempre passeámos muito!)

Margarida disse...

Ola

Parabens pela tua bebé, é muito bonita.
Eu sou mae de 2 meninas e apesar de achar que deves tirar as duvidas com o pediatra, posso tambem dar a minha opinião.
Relativamente a bolsar a minha filhota tb o faz, desde que não seja em demasia como se estivesse a vomitar e que não ganhe peso é normal, elas mamam demais e mamam ar, a reação do corpo é essa.
Sair, eu sempre saí com as minhas filhas desde o inicio, com 8 dias foram tomar vacinas e comecei a passear com elas todos os dias, evita centros comerciais e sitios com ar condicionado, mas de resto ate faz bem e o tempo tb ajuda.
O cocó liqido tb é normal, é mesmo assim, principalmente se for amamentada com o peito, liquido e amarelo.
Relaxa que está tudo bem com ela e confia no teu instino e claro no pediatra, podes mesmo chatear, é normal e eles existem para isso.

bjs
margaridas e catarina

Anónimo disse...

olá
Quanto ao passear o meu filho passeou desde sempre e com um mês fez uma viagem de 200 km para cada lado para visitar os avós.
Durante a licença passeava todos os dias com ele, dava uma voltinha aproveitava para fazer as compras e voltava para casa. Isso que te disseram não é verdade porque (como já referi num comentário anterior) o meu filho esteve internado uma semana na neo-natologia apos o nascimento e quando teve alta o que me disseram no Hospital em relação a isso foi que ele era um bebé normal e saudável por isso podia passear à vontade que só lhes faz bem apanhar ar puro. Como já foi dito aqui deves evitar centros comerciais e locais com fumo e claro o pico do calor, de resto podes sair à vontade. Jinhos.

AnaBond disse...

Agora é a minha vez ;)

Bolçar... o meu fez isso até depois de ter um ano... não é nada raro, e dependendo da quantidade, o pediatra até pode ou não receitar um medicamento. Se ela está a aumentar bem de peso, duvido que ele o faça. Só quer dizer que pode ser mais sensível ou ter bebido demais.
O meu filho sempre bolçou imenso e sempre teve de andar de babetes, mas aumentava bem de peso, apesar de tudo. Agora cheguei à conclusão, depois de variadas coisas, que ele tem um estomago mais sensível, por isso não me espantou nada. Mas estava saudável e isso é o que interessa.

Cócós liquidos... como disseram, já que está a mamar, não te preocupes. Só quando começar a comer sólidos isso 'melhora'.

Saídas... diz-se que nos primeiros 15 dias convém não sair muito pois as defesas dos bebés não estão muito boas, ainda por cima vivemos num sítio mais poluído. Segundo a minha pediatra, o ideal é não ir para sítios fechados (tipo centros comerciais, lojas, escritórios, hipermercados ou mesmo restaurantes) antes deles fazerem um mês (ares condicionados, fumos, micróbios)...

Mas claro que isto depende de pessoa para pessoa e da opinião dos pediatras... por isso pergunta na mesma, mas acho que no geral podes estar muito descansada...