05 março 2009

Há sempre uma primeira vez

Na terça-feira, estrei um casaco na Beatriz que a minha mãe lhe ofereceu. Um casaco a 3/4 de fazenda da Tifosi. Eu não sou de marcas, até porque geralmente marca equivale a preços altos e para além de não ligar nenhuma ao que vem nas etiquetas mas ao aspecto das peças, acho um desperdício gastar tanto dinheiro, principalmente em crianças que deixa de servir em menos de nada. Mas foi uma oferta ( generosa ).
De manhã, quando lho vesti pensei : Este casaco ainda vai desaparecer, juro que pensei. Pensamento estúpido até porque ela não usa roupas de marcas e existem lá muitos miúdos a usarem-nas, além do mais nunca me desapareceu nada no colégio, mas pensei, não vou dizer que não.
À tarde foi o Nuno buscá-la e não viu casaco no cabide e pensou que ela não tinha levado e nem sequer perguntou a ninguém ( é gajo nada a fazer ). Quando chega junto de mim, sem casaco pergunto pelo mesmo. Confesso que me lembrei do meu pensamento matinal, mas também pensei que poderiam ter trocado o cabide e ele não ter notado.
No dia seguinte vou buscá-la e pergunto pelo casaco, depois de procurar em todos os cabides e não o encontrar. Estava antes uma parka " perdida " e muito usada, da mesma cor do casaco dela, em cima do banco.
Uma educadora pergunta como era o casaco e diz que viu a mãe de uma colega da Beatriz levar um casaco com as mesmas descrições. Fico um bocado fula, até porque mesmo que o trocasse, chegaria a casa e daria pela troca. E se fosse um homem ( que são mais desligados ) seria mais comum. Não deixo de pensar que fez de propósito e dou a " ordem " para perguntarem aos pais/encarregados de educação/familiares que vão buscar as crianças se tem o dito casaco, perguntando à mãe da tal menina de quem se desconfiou.
Hoje de manhã pergunto pelo casaco. Continua desaparecido e eu tomo as minhas medidas, mando e-mail para a directora da escola, colégio e educadora. Através do hi5 ( as maravilhas da net ) mando uma mensagem soft à mãe " confusa " e até agora ninguém teve coragem de me responder.
No e-mail que mandei para o colégio informo que caso o casaco não apareça será descontado na próxima mensalidade e são nada mais nada menos que 75€. Nem ai nem ui, até porque para quem não sabe, ao se entregar algo a alguém para " guardar " estamos a celebrar um contrato de depósito em que a pessoa que recebe fica responsável pelo mesmo, responsabilizando-se pelo seu desaparecimento ou destruição. Benditas aulas de Direito que tive ( e não, não sei por ter uma mãe advogada que tive essas aulinhas bem antes de a minha mãe iniciar a licenciatura ) Ora neste caso, não deixo a uma pessoa, mas ao colégio, pelo que o mesmo é responsável. Sei que não foi ninguém de lá, mas é o colégio que é responsável e será a quem imputarei responsabilidades. Se não querem correr o risco, não deixem que os pais acedam à zona dos pertences comuns ou arranjem cacifos com chaves para os pais e para a escola.
Sinto-me revoltada não tanto pelo valor que não o paguei, mas pelo acto e principalmente porque só aconteceu desaparecer algo no colégio quando levou uma peça de marca.

1 comentário:

Nuno disse...

uma pequena correcção...eu perguntei às auxiliares pelo casaco, mas como disseram que ela foi mais tarde, nesse dia, acharam que ela nao tinha levado.