25 março 2009

Ela continua a insistir

As histórias de que vai ter uma mana, os pedidos da mana não pararam, nem sequer diminuiram. Não há um dia que passe que ela não fale que vai ter uma mana, que quer uma mana, que a mana vai dormir no quarto com ela, que as roupas dela vão para a mana, que vai brincar com a mana, que, que...
Sabe que não pode ser no imediato, aliás sabe que é uma hipótese termos mais um filho, não uma certeza, mas insiste, fantasia e a mim não me custa ouvir os pedidos, confesso, custa-me que eventualmente sonhe em demasia e não saiba distinguir o real do desejo.
Não é por ela me pedir ou falar nisso que tenho mais ou menos vontade de ter mais um filho ( já não digo mais filhos ), criei uma qualquer barreira emocional, como em tudo sou assim, não quero criar demasiadas expectativas para não " cair do cavalo ", porque certezas não há e mesmo que houvesse, ter um filho não é algo que dependa única e exclusivamente da nossa vontade.
A fantasia dela vai ao ponto de dar como facto consumado na escola que eu já estava grávida e que era uma menina ( a mana Joana Macaca, que lindo nome ) e tem sido de tal modo convincente que a educadora, mesmo sabendo da vontade dela e das suas fantasias, veio questionar-me se de facto estaria grávida. Mais, como ultimamente tem ficado a chorar quase todos os dias na escola, associou o choro à eventual insegurança da chegada de um mano/crise de ciúmes.
Já não sei o que lhe diga, sempre que lhe explico ela diz-me que sabe que não estou grávida, que ainda não vai ter mana, que pode ser mano e não mana, mas mesmo assim diz:
- Mas um dia vais estar, não é agora é quauquer dia.
Outro dia, quando lhe disse que não sabia se ia estar grávida mais alguma vez disse-me :
- Então um dia eu vou ter um bébé na minha barriga e vai ser uma mana.
Lá lhe expliquei que quando um dia ela tiver um bébé na barriga será um filho e não um irmão, mas naquela cabecita de 3 anos ( quase 4 ), não cabe o entendimento de que uma doença minha a possa impedir de sonhar com uma irmã.
Resta-me o consolo de que crescerá e com ela aumentará o seu discernimento, até lá é esperar que não sonhe demasiado.
Já não sei o que mais lhe diga...
Alguma psicóloga que me explique esta " fixação " sff.

6 comentários:

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Acho que é nromal nt idade! A Bruna começou a pedir um mano mesmo antes dos 2 anos, depois sossegou um bocadito e pouco antes de fazer 3 anos vltou à carga com toda a força, saiu-lhe bem a insitência... contudo, segundo a minha mãe eu tb era assim em pequnina, a minha mãe chegou a ir falar ao colégio para saber se alguém me andava a meter alguma ideia na cabeça, pois eu chegava a casa a chorar todos os dias porque queria um irmão e tinha por volta de 3-4 anos.
Vai-lhe explicando q tem q esperar mais um bocadinho e tenho a certeza q o vosso sonho vai ser possível realizar-se :)!

Beijocas grandes

Liliana ♥ disse...

tbm acho que seja "tipico" da idade

ele pediu, poucas vezes (e ainda bem) por volta dos 2 e meio

mais tarde ou mais cedo vai ter essa GRANDE sonho tornado REALIDADE!

um beijinho

PSoMac disse...

Não te posso ajudar deve ser da idade e tipico das meninas.
Sabes que elas começam a brincar com bonecas e a dizer que são filhos, logo cedo, e isso deve desenvolver-lhes o lado mais sensivel e carinhoso. E dai a vontade de terem irmãos (digo eu).
Ela não tem uma boneca preferida?? Podia ser que conseguisse compensar ai essa vontade dela :s (ideia parva lol)

O Diogo das vezes que disse querer uma mana (duas ou tres) queria uma mas já crescida lol

beijinhos nossos

Ana disse...

Olha a minha nunca toca no assunto. Mesmo quando eu lhe pergunto se quer ter um irmão ou irmã, ela não me responde :)

Lipa disse...

Olha não terá alguma amiguinha ou amiguinho com uma mana recente? Ou algum casal vosso amigo? Ou terá visto algum livro ou filme em que havia uma mana bebé. Muitas vezes eles criam estas fantasias partindo de alguma coisa que conhecem, pelo menos a Di é assim! E sei que algumas meninas da sala dela pediram bebés aos pais depois de verem umas quantas vezes o mano da Diana ;)
Por acaso a Di nunca pediu assim, a novidade chegou sem ela a imaginar e nos andamos foi a procura dos tais livros a explicar que ia ter um mano bebé para ela perceber o conceito (que não havia nenhum bebé próximo) e só o fiz depois de saber que era um menino porque ainda me falou algumas vezes numa mana e tavamos tramados se metia na cabeça que SÓ queria uma mana, felizmente dei-lhe a volta a tempo eheheh.
bjs

Unknown disse...

Ui...