06 março 2009

Coisas de que gosto na escola e post longo

Das aulas de música. Eu gosto ela também. Gosto não porque vá aprender a tocar qualquer instrumento, a treinar a voz ou algo mais " profissinal " mas porque aprende de forma divertida, porque canta, dança, aprende coreografias, treina expressões faciais, decora cantilenas e tem uma vertente ligada à música erudita que a mim, fã de operas e música clássica me delicia, especialmente porque ela também gosta ( desta vertente das cantatas, não propriamente da mesma ópera que eu ouço ).
A escola dela tem a aula de música 1 vez por semana, salvo erro 45 minutos, como actividade curricular, com uma professora que faz parte do Foco Musical, uma organização que se dedica não só à vertente do ensino/introdução à música em bébés e crianças, mas também a vertente de produtora de operetas com orquestra sinfónica e tudo. A professora dela tem uma boa formação não só musical mas também pedagógica.
Tem música desde que entrou no colégio, com 14 meses. Na festa do final do 1ºano lectivo tivemos uma demonstração conjunta de todos os " alunos ", desde a creche ao ATL de uma cantata, A Floresta D'Água, da autoria da organização que lá lecciona. A minha filha e os outros colegas, na altura ainda não tinham 2 anos, acompanharam a coreografia e cantaram alguns trechos da mesma. É no fundo uma história cantada que fala na destruição do ecossistema e na importância de preservar o meio ambiente e não poluir.
No ano seguinte continuou com a mesma cantata e no final do passado ano lectivo já a sabia de cor. Continua a sabê-la aliás. Mas não só de cantatas " vivem " aquelas aulas, e também se cantam músicas tradicionais, músicas de época ( Natal, por exemplo ) e se tocam instrumentos como tambor, ferrinhos, maracas e outros que não me lembro/ não sei o nome. Tem momentos em que manipulam o cavaquinho mas ainda não há grandes desenvolvimentos nesta área.
Este ano já deu a cantata " Quinta da Amizade " que trata da tolerância às diferenças.
Ontem, penso que pela primeira vez, deu a cantata " O Conquistador " que trata da história de D. Afonso Henriques. Ao jantar fez-me uma descrição tão boa da história que eu, vergonhosamente assumo, tive de confirmar alguns dados na internet, já esquecidos da minha memória. Acho que tem para além de uma excelente memória, um jeitinho para a história.
Depois de me descrever a primeira vez a história pedi que me repetisse para que eu escrevesse ( que a minha memória não é como a dela ). Da segunda vez já não contou tão bem nem tanto como da primeira, um bocado porque no fundo estava a " maçá-la ", mas aqui fica mais ou menos a explicação dela ( e vou confirmar se de facto foi a primeira vez que deu a cantata ou não ):

B(ea)- Mãe hoje dei a História do Afonso Henriques. O Afonso Henriques era o fundador.
M(ãe)- Fundador? Fundador de quê? Sabes o que é fundador?
B- Foi o primeiro rei.
M- Rei de onde?
B- Rei de Portugaue.
M- E mais?
B- A mãe dele era a Teresa, D. Teresa. Ele namorou com a mãe. A mãe era má, uma bruxa má e feia. Ele teve muitas namoradas, uma tinha cabelo cor-de-laranja, não gostava, outra tinha o cabelo cinzento, não gostava, outra tinha o cabelo azul, gostaaava. Ela era rainha. A D. Teresa não era Rainha. Ele tinha um professor.
M- Como se chamava o professor?
B- Egas Moniz.
M- O pai do Afonso Henriques não dá na história.
B- Acho que morreu cedo.
M- Como é que se chamava?
B- Não me lembro.
O Afonso Henriques zangou-se com a mãe e lutou com a mãe e prendeu-a com os amigos dele e mandou-a para muito longe. O Afonso lutou com uma espada e um escudo. E aleijou-se num pé, num pé e numa perna numa luta.
Depois o Afonso teve um filho, ficou velhinho e filho era Rei.
M- E como se chamava o filho?
B- Não me lembro.

Depois de pesquisar na net :
M- O filho chamava-se D. San...
B- Sancho.

D. Afonso Henriques feriu-se numa perna na Batalha de S. Mamede.
( Substituam os éles e os lhes por ue que é como ela diz ).
Fiquei boquiaberta. [ E Carla lembrei-me de vocês pela conincidência de também a tua Bia ter dado a mesma cantata e também conseguir contar bem a história mas de facto foi uma coincidência, juro :) ]

PS - Pode-se ouvir trechos musicais aqui:

Quinta da Amizade - http://focomusical.org/OrqQuinta.htm
Floresta D'Água - http://focomusical.org/OrqFloresta.htm
O Conquistador - http://focomusical.org/OrqConquistador.htm

2 comentários:

Unknown disse...

:)

Princesas Ervilhinhas disse...

Só é pena ela não ir á Cantata. A B vai no final de Março e tem vindo a aprender as letras e as coreografia para depois participar no espectaculo. A história já está bem interiorizada. São umas esponjinhas.

E a coincidência é só porque ambas têm aulas com professores do Foco Musical! :D
Daí estarem a dar as mesma cantata.

Bjs musicais,
Carla