30 março 2009

Fim de semana

No Sábado tivemos a companhia da amiga Leonor, filha de uma amiga minha de infância. Das 11h até às 17 h, brincaram no quarto, fizeram uma pintura numa tela, desarrumaram e arrumaram que foi condição si ne qua non para que viessem brincar, entenderam-se. Na hora de almoço e não bastando a minha filha ser " o pisco " que é para comer, juntou-se outra igual mas que comeu depois de me ver de casaco vestido, calçada , de mala na mão e depois de lhe vestir o casaco. Percebeu que não brincava quando lhe disse que a levaria para casa da mãe e que não voltaria a vir brincar lá para casa, pois das condições impostas, para além de arrumar o que desarrumassem estava também o portarem-se bem, sem birras e que comessem.
Chorou mas comeu depois da Beatriz a avisar:
- Come, olha que a minha mãe vai por-te a casa, ela está a falar a sério.
Ah pois que cá em casa reina o regime monárquico parlamentarista, há uma espécia de democracia, mas em certas ocasiões, eu reino.
Pela confiança que tenho na minha amiga agi assim, como se fosse minha filha e tudo correu bem.
À tarde, eu e as 2 até à Biblioteca Municipal de Odivelas, assistir à hora do conto, uma espécia de leitura de história teatralizada. Contaram 2 histórias, uma feita pelas próprias sobre " como se fazem os bébés " onde se explicou como de facto ocorre com um a linguagem " não agressiva ". Eu que sou toda " aberta " fiquei encabulada quando disseram:
- O pai põe o tubinho ou pilinha no buraquinho da mãe, ou pipi. O pai põe muitas sementes que vão procurar o ovo que a mãe tem na barriga. A barriga cresce e crece o bébé. ( ... )
Depois a mãe vai para o hospital e o bébé sai pelo buraquinho ou abrem a barriga e o bébé sai pela barriga.
Foi engraçado e esclarecedor, felizmente que assim não houve mais perguntas eventualmente embaraçosas.
Depois contaram a história do Cuquedo, um bicho supostamente assustador que todos os animais da selva temiam sem o conhecer.
Foi a estreia da Leonor num espectáculo infantil e numa Biblioteca, Já da Beatriz a estreia foi apenas da Biblioteca.
Inscrevemo-nos como leitoras e daqui a dias podemos requisitar os livros, CD's, DVD's ou videos que quisermos. Ela queria trazer logo um livro e até me pediu para que a pegasse ao colo para " olhos nos olhos " pedir à Bibliotecária com muito jeitinho que a deixasse trazer logo um livro da Miffy. A Bibliotecária achou-lhe graça mas regras são regras e só quando chegar o cartãozinho a casa poderemos requisitar os livros.
O espectáculo acabou já depois das 16h30 e como a Leonor já denunciava algum cansaço, fui pô-la a casa para dormir.
Ficou o pedido e a promessa de um dia dormirem juntas mas para quando eu não tiver numa época de trabalho complicada. Claro que com condições: sem birras, sem choros para dormir, sem um adulto para adormecer com as duas.
Domingo era dia de usarmos a aula experimental de ginástica que anda a ser adiada à tanto mas uma crise de alergia impediu-me de ir com ela. Ficou novamente adiada. Crise essa que hoje me deixou k.o., ainda pior que ontem, com direito a ida ao médico e atestado para 2 dias em casa, afastada deste vento que traz os pólens todinhos e mais alguns.
Já não tinha destas crises há muito.


Sem comentários: