12 junho 2008

Imaginação e brincadeiras

Duas almofadas formam uma " cajinha para esconder ". As mesmas almofadas transformam-se em " espéios mágicos " da história ( em livro ) da Branca de Neve e logo lhes pergunta:
- " Espéio, espéio meu, auguém é mais béua do que eu? "
Depois por detrás dos espelhos mágicos descobre " monstos " e o " aiumbaué "( hipopótamo do hipo & the dog que passou da adoração ao pavor não sei porquê ) dos quais finjo ter muito medo. Dá-me uma chucha imaginária para eu não ter medo.
De seguida ela torna-se na minha médica que me vem tatar das minhas " bigulhas " ( borbulhas ) da cara. Digo-lhe que tenho medo e diz-me que " os médicos não fajem máu, só tatam os meninos " .
A mesa de apoio é um abrigo da chuva que " cai " fora dos contornos da mesa e onde ela se esconde com os seus " amigos ". Os amigos são 3 livros com os nomes dos colegas da escola, o Gabiéu, o Guiéme e o Fanchisco.
Um cantinho da casa transforma-se numa " pijão " onde fica " peja " com a avó e portanto, não pode sair dali nem para lanchar.
Descobre nas pequenas coisas potenciais brinquedos e brincadeiras e é nestes momentos que eu tomo como certa a minha opção, por vezes dita pelos outros que é tomada ao exagero, de não fazer da televisão e dos filmes infantis de " baby-sitter " dela( o único filme que conseguiu ver foi o da Abelha no cinema, ainda assim com uma pausa para xixi. De resto não vê mais que 5 minutos que perde o interesse ). É verdade que ela também não liga mas também o é que não o faz porque eu nunca tentei que assim fosse. A minha filha quase não vê televisão/videos e não é porque ache que a caixinha que mudou o mundo seja o terror infantil, acho sim que é meio caminho para lhes cortar a imaginação e impedir que brinquem e não há melhor meio de crescerem de forma estruturada e feliz do que brincando.
É certo que exige muito mais de nós mas foi também por isso que quisemos ser pais, para brincar com ela e para vê-la crescer feliz!

3 comentários:

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Olha, aqui por casa a Bruna tb brinca muito, muito mesmo! Tem uma imaginação fora do normal, faz teatros inventados por ela, etc. No entanto ao contrário de ti, eu deixo-a ver os filmes q ela tanto gosta e para te ser sincera acho q lhe estimulam muito a imaginação. Há coisas q diz e faz que só pode ir buscar aos filmes (e tb aos livros), é q não pode ser em mais lado nennhum. Agora ela é muito selectiva em relação aos filmes e tem preferência para os filmes onde haja uma história de amor e de preferência pessoas e não animais!
Ela passa o dia dela a brincar literalmente! Dorme muito pouco e brinca muito.
E anda SEMPRE com amigas imaginárias, SEMPRE, às xs até me assusta, lol!
O importante é deixá-las ser felizes:)

E a menina Beatriz tb tem uma excelente imaginação, sim senhora:)

Beijocas grandes

Morena disse...

POR FALAR EM IMAGINAÇÃO TENHO QUE IR ESCREVER UMA COISA :O)
Beijinhos

Unknown disse...

E se ela é feliz!
Beijocas