17 junho 2008

Das nossas férias

Foram 16 dias de um descanso relativo, mas de descanso.
A primeira semana de férias foi de birras atrás de birras e no " desespero de causa " para não andar constantemente a pô-la de castigo, a dar palmadas ou a zangarmo-nos a chucha voltou a pedido dela e com a nossa cedência. Na segunda semana tudo correu bem melhor.
Foram dias de muito sol, muita praia, muitos banhos de piscina e apesar dos dias cansativos em nenhum deles dormiu a sesta. Desenganem-se pois não " aterrava " logo depois do jantar. Nada disso, as pilhas duravam até às 23h e no outro dia às 9h30/10h no máximo estava pronta para mais um dia. Dormiu menos do que é normal e também por isso as birras suplantaram-se. O facto de lhe alterarmos todas as rotinas também influencia se bem que já note que nesta altura já não lhe faz tanta diferença como por exemplo no ano passado. O ter tido a alergia também ajudou a estar impaciente.
Este ano mostrou medo da água do mar e só entrava ao meu colo, " à força " para retirar os " excessos " de areia. Já nas piscinas naturais, poças e na piscina insuflável não se cansou de dar " bigulhos " ( mergulhos ) e de encher de areia.
Outra diversão dela era " caçar " caranguejos na praia. Era vê-la persegui-los e quando não conseguia apanhá-los pedia ajuda ao pai, que lá os apanhava e colocava na mão dela. Depois devolvia-os ao mar ou às rochas . Eu fugia dos ditos, ela andava a passeá-los e a fazer-lhes festas nas patas. Mas não era só nos caranguejos que mexia, quase tudo o que mexesse ela queria ver e mexer. Peixes, carochas da praia ( ou lá o que era aquilo ), caranguejos, conchas, pardais, camarões minúsculos, gaivotas...
Na piscina portou-se como peixe na água e até submergia com a nossa ajuda, ou como ela dizia dava " bigulhos a moiar a cabexa ". Ela mergulhava dentro de água e tapava o nariz, ela submergia, " nadava " e em qualquer das piscinas não tinha " pé ". Sempre sem medo, devo dizer que é um verdadeiro perigo, principalmente porque quer fazer tudo ou quase tudo " xójinha ".
No jacuzzi, ajudada pelos jactos de água, chegou a fazer pequenos percursos entre os meus braços e os da avó sem braçadeiras. Para quem nunca teve uma única aula de natação é muito bom. Chegou também a dar-me um pequeno susto quando por segundos ficou com a cabeça debaixo de água e não conseguia voltar à superfície, apesar da bóia e das braçadeiras. Aliás, foi mesmo por causa da bóia que isso aconteceu e depois disso tentei tirá-la mas como queria andar sózinha e com as braçadeiras ficava com a boca ao nível da água, não achava graça e pedia a bóia de volta. Ela não se assustou minimamente com o incidente, eu achei que aqueles segundos ( mínimos porque eu estava mesmo ao lado dela ) foram muito aflitivos apesar de ter agido com muita naturalidade e por isso mesmo ela não deu nem um ai e ter continuado na piscina como se nada fosse.
Se tudo correr bem e se tiver " alta " da pediatra, na próxima época começa a ter natação uma vez por semana.
Eu voltei a ter uns ameaços de dores de cabeça cíclicos e no Domingo, dia do nosso regresso cheguei mesmo a assustar-me e a rever o " filme " das últimas férias de verão. Felizmente as dores e o mal estar passaram. Parece-me que foi apenas uma crise de sinusite mas por causa da minha má experiência, não posso ter uma dor de cabeça sem que fique com medo do que venha a seguir.
Foram dias muito cheios de nós, muito bons, que deixam saudades até que cheguem as próximas férias.

My creation

Mar Turquesa

3 comentários:

MMCS disse...

Ui, as birras nas férias deve ser praxe dos pequenos. Não há umas férias sem elas :P
Beijocas!

Ana disse...

Se essa água tivesse a 25 graus até que mergulhava!
Eu estou com a Bititiz, para mimé só piscina e jacuzzi quando há :)

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

mas qu fotos tão apetitosas:)

Olha qt às braçadeiras e boia, na minha opinião da próxima x tirava-lhe a boia, porque como é mais dificil manter-se à superficie da água só com braçadeiras acaba por lhe fazer ganhar mais força!

Beijocas