23 maio 2007

A onda de privatizações

Pensei no assunto, repensei e cheguei ao ponto de partida, ou seja, a conclusão nenhuma.
Se me deixaria menos preocupada o facto de passar a ter um blog de acesso reservado, tenho medo de conceder acessos a desconhecidos e " escudada " na suposta segurança de um blog privado revele mais de mim do que quero fazer. Fiquei como estava, não sei até quando. Verdade é que o badalado caso da menina inglesa desaparecida mexeu comigo apesar de o não ter revelado aqui. Depois disso foi uma saga de privatizações. Muitos não tenho seguido, simplesmente porque tenho muito pouca paciência e tempo para voltar aos favoritos e percorrer a lista com colocações de passwords.
Notei a minha preocupação neste fim de semana, quando na praia, enquanto lhe tirava fotos tive medo de me afastar dela segundos entre a " flashada " e o voltar a estar colada a ela. Tive medo enquanto lhe mudava a fralda, tive medo de tê-la despida aqueles segundos.
Na creche anda uma onda de medo, os comentários entre pais caem todos no mesmo. Uma mãe comentou comigo:
-Este ano temos de ter muito cuidado com os nossos filhos.
Respondi-lhe : Este ano não, sempre!
Não quero entrar na onda alarmista porque viver a medo não faz parte da minha forma de bem gozar a vida, mas mexeu comigo, ainda que pense que por parte dos pais tenho existido negligência e ainda que ( e não querendo generalizar ) observe ano após ano que os ingleses são mais despreocupados com os filhos. Raro é encontrar pais ingleses que andem de mãos dadas com os seus filhos, raro é verificar que pai e mãE estão na piscina, atentos ao filho. Geralmente o pai dorme espojado na espreguiçadeira ou está a jogar tenis enquanto a mãe tenta torrar ao máximo o seios despidos enquanto folheia deitada o seu longo livro. Enquanto isso os míudos saltam para a piscina, incomodam os restantes e demonstram toda a falta de civismo que têm, sujeitos a afogarem-se, a partirem um pé, uma perna, a cabeça num dos saltos " mortais " ou até passeiam-se despidos aos olhos de quem lhes queira estudar os movimentos, com a total desatenção dos pais. Não quero mandar pedras aos pais, constato o facto ano após ano, em cada estadia minha pelo Algarve.
Claro que tenho medo, mas sempre o tive, agora relembrei esse medo que tento esquecer porque viver a medo é sobreviver.
Por enquanto estamos assim, desprivatizados, com o tempo logo se verá.

12 comentários:

Xana disse...

Eu também já pensei em privatizar, mas voltei atrás. Concordo com o que disseste relativamente ao descuido dos pais. Mas em parte os pais miúda já estão a "pagar". Não achoq ue tenham aprendido da melhor forma. Mas a dor que devem sentir não é igual à da mãe do Rui Pedro. O sentimento de culpa deve lá estar... Também pensei em privatizar depois desse caso. Sempre fui um pouco psicótica com as idas do Vasco a sítios com muita gente. Adoro Centros Comerciais e ao ler o teu post, veio-me uma coisa à cabeça que não há fim de semana que não vá a um e desde que tudo aconteceu, tenho-me furtado a ir. Inconscientemente, mas tenho. Agora a analisar as últimas semanas constato isso.
Outra questão para além das que focaste quanto a privatizar é que esse típo de mentecaptos são autenticos génios do computador e para eles é fácil entrar num blog privatizado. nós é que achamos que não. Para além disso procuram quase sempre perfis muito defenidos e vão à procura. Não se contentam com quem está à vista só por estar.
Talvez ande a publicar fotografias a mais. Mas corremos o mesmo risco que corríamos há mais de 20 dias atrás antes disto acontecer. Corremos risco todos os dias quando saímos de casa. Corres risco ao deixar a Beatriz no Infantário porque esse típo de pessoas não são só homens. Eu corro ao deixar o Vasco na casa dos meus sogros e eles levam-no para o parque. Enfim...

Beijinhos

Ana disse...

Mas a onda das privatizações é por causa da menina que desapareceu?
E se foi:
Os pais da Maddie tinham um blog público?

Eu penso que devemos ter cuidado com os filhos, como tu dizes, sempre e não, só agora.
Agora não compreendo como ter um blog público influencia os raptores.

Faz o que achares melhor. Eu quero acompanhar-vos sempre.
Beijocas

Paula Silva disse...

Eu acho que se está a alarmar demais ... daqui a 1 mes ninguem fala disso ...
Temos de ter cuidado sempre! ..mas não acredito que seja por ter um blog que me vão roubar a filha ..salve seja
Bjinhos
Paula

Princesas Ervilhinhas disse...

Sabes que penso como tu.

E é isso mesmo: viver com medo não é viver!
Cuidado sim, sempre! Mas nada de alarmismos!

Beijinhos doces,
Carla e Beatriz (19m)

Liliana ♥ disse...

Assino por baixo...sempre notei essa falta de preocupação por parte de alguns pais ingleses...
Tinha decidido privatizar o blog do benny antes de toda esta história acontecer... privatizei pk gosto de colocar fotos dele no blog e smp q postava uma sentia remorsos... postei algumas fotos desfocadas... nunca mas nunca mostro na totalidade a carinha dele, despedido ou semi-nu, nem pensar...
Não me sinto totalmente segura pois ninguém me garante a mim que estou a dar acesso a uma pessoa com boas intenções... continuo com medo...também sei perfeitamente q se quiserem ter acesso, ou têm...
Esta história veio pôr ainda mais ao de cima o nosso instinto protector...
Beijinhos e fico mto triste por saber q nos visitas menos vezes;((

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Eu concordo contigo, mas por outro lado gosto muito de colocar fotos e videos da Bruna que a expõem muito e por isso mesmo optei por ter 2 blogs paralelos para que toda a gente que não qr comentar e gosta de ler possa continuar a ter acesso às brincadeiras e crescimento da Bruna, apenas não vão poder ver videos nem fotos!

Beijocas

Anónimo disse...

Eu não acho que privatizar blogs resolva o problema da insegurança (e não estou a falar só pq a menina desapareceu!)! Como diz a Xana, ninguém pára aqueles tarados, nem mesmo as privatizações, penso que o ideal será falar muito e dizer pouco, podemos registar as travessuras das crianças sem nos identificarmos, dizermos onde estamos, vamos, ou até colocar fotos. Eu optei por "reservar"um pouco o meu discurso, na volta por isso não há tantas visitas mas eu prefiro assim, o blog está lá para mais tarde a Pulga ver, e também se houver oportunidade conhecer outras pessoas, e principalmente porque tenho amigos que vão lá visitar e sempre vão sabendo de algumas novas, sem no entanto comentar porque preferem não o fazer!

Não vou privatizar a Pulga, mas vou estar de olho, como sempre, aos passos dela na rua, na praia, nos centros comercias, em todo o lado! Sempre me fez confusão a descontracção de algumas pessoas por causa com os filhos, e não quer dizer que os levem, mas os miúdos podem magoar-se à seria!!!

Agora, também não podemos deixar de "viver"!! O medo é o maior aliado dos nossos "inimigos".

Se por acaso decidires privatizar o teu, eu gostava de poder continuar a acompanhar-vos, isto se quiseres, claro!

Jocas!!

Mamã artesã disse...

Após ler todos os comentários anteriores, assino por baixo.
Como sabes, o facto de ter privatizado não tem nada a ver com insegurança. Privatizei por outras razões e muito antes do desaparecimento da Maddie.
Não acredito que a exposição num blog vá levar a um possível rapto. Afinal de contas não está mais exposto quando vamos à rua? Qualquer pessoa o vê e o pode fotografar/filmar sem que me aperceba disso.
Na minha humilde opinião, acho que passou a haver um excesso de zelo por parte de quem tem blogs públicos, apenas por o que aconteceu no Algarve. Afinal de contas, devemos zelarpelo bem estar e segurança dos nossos filhos sempre e não só quando acontece alguma coisa a outra criança.
Basta uns segundos de distracção para que o pior aconteça.
Esta é apenas a minha humilde opinião.
Se pensares em privatizar, gostaria de continuar a acompanhar-te.
Joquinhas
Sofia

Susana disse...

Tenho medo, claro que tenho, mas é a tal questão...a familia que está longe e não pesca nada (ou quase nada) de internet, nãos os tou a ver fazer logins e coisas do género... Percebo e assino também por baixo dos comentários, mas acho que a única coisa que nos vale é mesmo colarmos os miúdos a nós e não dar "abébias" absolutamente nenhumas. Em lado nenhum...
Ainda há dias não autorizei a saída das mais velhas a um evento desportivo porque só ia a professora titular (ok, nessa até confio), o professor de ginástica (que nunca fez o favor de aparecer nas reuniões de pais e professores) e 2 auxiliares para mais de 40 crianças (eram 2 turmas). Nem pensar. Sei lá eu quem olha por elas e todas ao mesmo tempo, em actividades diferentes (piscina, trampolins e afins). Nã... amo muito as minhas garotas. E elas não tiveram outro remédio senão perceber a minha opinião.
Enfim, mudam-se os tempos, redobram-se os cuidados.

Bjs.
Susana

Sandra disse...

Concordo com tudo o que foi dito, o viver em constante medo não é viver.
Eu não sou excepção, também eu tenho receios ...
Filhota senpre de baixo de olhos ... muito olho ...

Beijinhos
Sandra e Matilde

Unknown disse...

Penso que tem privatizado mais quem tem fotos dos miúdos coisa que contigo não acontece.
Eu privatizei antes (ou, por coincidência, na mesma altura que a miúda desapareceu) mas nada teve a ver com isso.
Agora que muita gente privatizou devido a esse acontecimento, é verdade.
Mas sem fotos e sem muitas especificações de locais, horas certas, etc não vejo o que mau pode advir de ter o blog público.
beijocas

Quita disse...

Estes acontecimentos fazem-nos sempre repensar mas não podemos viver apavorados e privar os nossos filhos de toda a liberdade. Eu sou uma mãe galinha e esforço-me por dar alguma liberdade à minha filha, mas não é fácil! Dificil mesmo é encontrarmos o meio termo, mas conseguiremos!