10 maio 2007

Eu e o meu(s) trabalho(s)

E não digo eu e o(s) meu(s) emprego(s) porque não tenho a sorte de os ter, são trabalhos mesmo. Falo no plural porque sou trabalhadora por conta de outrém das 9 às 17.30 e trabalhadora por conta própria no restante horário. E ser trabalhadora por conta própria implica trabalhar quando é preciso, mesmo que o calendário diga que é feriado ou fim de semana, ou o relógio ao fundo do PC indique que a noite já deu lugar à madrugada.
Já trabalhei para 5 empresas em simultâneo e consegui com isso reconhecimento profissional por forma a que monetáriamente " apenas " trabalhe para 3 com um rendimento superior ao que tinha quando o fazia para 5.
Não trabalho todos os dias para as 3 empresas, mas por vezes, em determinadas alturas do ano ( já que trabalho indirectamente com o Estado e os seus prazos legais ) eu trabalho que nem uma " camela ". Nessas alturas não me posso dar ao luxo de dizer, estou cansada e faço amanhã, não posso sequer pensar em cansaço. A motivação encontro-a não sei onde, mas sei que já consegui trabalhar ininterruptamente e sem dormir durante quase 38 horas. O meu trabalho não é sempre igual, implica pensar, raciocinar para obter soluções, geralmente implicam racíocínios rabuscados, baseados na lógica. Não estão escritos em nenhum manual. É esse trabalho que eu gosto e é esse trabalho que me ocupa durante estes meses do ano. Há 6 anos que por esta altura é assim, há 6 anos que descubro problemas e encontro soluções diferentes. Gosto disso. Gosto de estar embrenhada à procura de uma solução, seguindo um fio condutor de pensamento e quando a encontro, quando todos os outros já desistiram de pensar, quando dizem que o seu cérebro está um molho de bróculos e que nem sequer conseguem já entender a minha explicação do racíocinio, eu sinto-me vitoriosa. Sim, tenho vaidade, a experiência tem me mostrado que sou diferente dos meus comuns colegas de profissão. Dizem-mo sem problemas em admití-lo. Sem falsas modéstias. Gosto do que faço, curiosamente, do que faço por conta própria que me obriga a pensar e a encontrar soluções improváveis, mas também a que exige mais de mim. Há uma veia de investigadora em mim. A minha função por conta de outrém é rotineira e lá de longe a longe implica que se encontrem soluções rápidas, que se resolva sem muitos rodeios e aí, lá estou eu, a " apaga fogos ".
Não vou revelar o que faço, não esquecendo que isto é um espaço público.
Isto tudo porque muitas vezes sinto nos outros que não entendem a minha profissão, os meus sacrifícios de trabalhar horas e horas seguidas. Talvez pensem que quero dar um falso protagonismo a mim mesma, talvez pensem que não há uma necessidade real de o fazer, mas há de facto, porque não tenham dúvidas que nos dias quentes de fim de semana, apetecer-me-ia muito mais estar numa praia, numa esplanada, a dar um passeio ou a brincar com a minha filha que estar em frente a um computador, por mais que goste do que faço. Nestas alturas do ano, sou menos mãe, mas o rendimento que aufiro com o meu esforço permite-nos ter uma vida " menos má ". Dá-me realização profissional e um rendimento que ( infelizmente ) não podemos dispensar. De qualquer forma, expondo-me aos fundamentalistas da maternidade, eu não me sentiria realizada sendo só mãe, porque sou também mulher e profissional, porque em 29 anos de vida, apenas em 9 não estudei ( e seria uma falta de auto-estima se não aproveitasse o que aprendi ) ou se calhar, porque no fundo, gosto do que faço. " Whatever! "

9 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser bem bom fazeres o que gostas! Ao menos isso!E pelo menos o teu trabalho é reconhecido e podes tb dar uma "boa vida" à Bia! Ao fim ao cabo é para isso que todos nós Pais, Mães trabalhamos! E tb porque além de Pais e Mães, somos Homens e Mulhres com vontade de ser reconhecidos, com vontade de sermos uteis! Podem agora mandar-me pedras..eu acho que não ia ser capaz de ficar em casa com a L. o dia todo! eu preciso de rebuliço, e "correr" de falar sobre diversos assuntos, trabalho ou não! Preciso que me avaliem, e que digam que gostam ou não daquilo que me comprometi a fazer com a entidade patronal! Acho que deves ter orgulho em ti sim senhora....quando se é bom, é bom!

Agora tb eu, como tu, desde que fui Mãe, deixei de ser tão disponivel! Em 1ª Lugar está a Pulga!!!

Anónimo disse...

Já agora...tens novidades da Morena??

Lúcia disse...

Lol a boa vida é relativa. É uma vida agradável mas n posso dizer q é uma boa vida.
A Morena está bem, ainda a recuperar do pós parto mas bem.

carla disse...

Ai como eu te compreendo....

Jolie disse...

pelo menos tens algo que muitos não têm. Satisfação e reconhecimento naquilo que fazes, e só por isso vale a pena.

Beijinhos

Susana disse...

Ou seja, és uma mulher completa e isso é o que conta!
Também estou por conta própria, mas infelizmente o meu trabalho envolve pessoas, pelo que nem sempre consigo trabalhar tanto como gostaria. E como ponho sempre as miudas à frente de tudo, por vezes o rendimento descamba muuuiiito...
Mas sou feliz na mesma e às vezes é o whatever mesmo!

Bjs, bom fim de semana.

. disse...

Muito, muito bem, gostei, parabéns, e é tudo o que me ocorre!
Bjs

Princesas Ervilhinhas disse...

Como diria o Sr. Faísca: Um desafio! Gosto disso! :-D

Mas agora a serio: percebo-te perfeitamente! Tal como tu preciso desses desafios diários para me sentir realizada. Tb tenho obtido o reconhecimento dos meus pares, embora o reconhecimento financeiro esteja a tardar... No meu caso tenho a sorte de fazer o que gosto no "horario normal". Faço investigação a tempo inteiro.

Talvez por estar constantemente a ser desafiada, quisesse experimentar algo mais rotineiro e "no-brainer" e meti-me no Cor de Festa em part-time.

Revejo-me nas tuas palavras: na necessidade de ser mulher e profissional além de mãe!

Keep up the good work!

Beijinhos doces,
Carla e Beatriz (19m)

ddm disse...

Apesar de todos os contras, tens a satisfação de fazer um trabalho que gostas e no qual te sentes motivada. Infelizmente a maioria não tem isso...

Que tudo continue a correr bem.
Bjs

(Obrigado pelo teu comentário, se não estiver a abusar gostava de esclarecer uma dúvida, será que me podes enviar um mail? Não encontrei o teu e-mail por aqui... Obrigada!)