15 maio 2007

Mais palavras novas das que me vou lembrando

Xante – Elefante
Búbú – Burro
Tigue – tigre
Giáxa – Girafa
Xato/Xapo – Sapo
Ião – Leão
Quenino – Pequenino ( usado correctamente, por exemplo Ião Quenino para falar do Simba )
Póta – Porta e Hipopótamo
Apanha ( com enfâse no nha ) – dito em jeito de ordenação para lhe apanhar as coisas.
Tóma
Pitái – Pintar
Ejenho – desenho
Papéu – Papel
Chapéu
Caneta
És tonta
Maúca – Maluca
Neco/Neca – Boneco/ Boneca
Bibú – Livro
Cuéiú – Coelho
Xoái - Chorar
Pópó du pai – é a adoração pelo carro do pai
Eu quéiu beite – eu quero leite ( dito em tom de ordem )
Uxo Pâda – Urso Panda
Páxaú – Pássaro
Úa - Rua/ Lua
Xóue - Sol
Estêa - Estrela
Jinho - Beijinho
Câta - canta
Tá quéta - Está quieta
Xapato - sapato
Bota
Calxas - calças
Baxo - braço

Péna - perna
Cóxas - costas
Abéuo - cabelo
Pôpa - boca
Dedo
Tunhái - Tonight ( Esta noite em inglês ) - a cantar a música do hipo and the dog : The lion sleps tonight
Bird - bird ( pássaro em inglês ) - apesar de não saber o que significa

3 comentários:

Paula Silva disse...

e nós babamossssssssssssss
que bom
bjinhos e parabéns
paula

Princesas Ervilhinhas disse...

Bem, bem, bem... Mas que tagarela!!

Adorei especialmente o "Tá quéta", muito parecido com o "Xaí!" da minha Tiz.

E estou a ver que a tua Tiz tb é fã do Hippo and Dog! A minha tb adora a musica e as coreografias do Cão.

Beijinhos doces,
Carla e Beatriz (19m)

Unknown disse...

Adorei o "Tunhái"!!
Beijos