06 fevereiro 2007

O desânimo fez-me uma visita

Hoje deu-me em pesquisar novamente sobre asma do lactente ou asma na primeira infância. Concluí que para se diagnosticar asma é necessário que tenham ocorrido pelo menos 3 episódios de dificuldade respiratória nos primeiros 2 anos de vida ( com ou sem internamento ) e casos repetidos de tosse ( essencialmente nocturna ) , infecções respiratórias frequentes ( bronquiolites, bronquites, etc ) e pieira. A hereditariedade é considerada não só dos pais ( e eu tive asma e tenho rinite alérgica e várias alergias ), mas também de avós e tios consanguíneos. Na minha familia para além de mim, há também o meu tio paterno com asma. A minha sobrinha também a " herdou " ( de mim ou do nosso tio ) . No caso da família do Nuno não há nenhum caso diagnosticado.
A Beatriz teve apenas 2 episódios de dificuldades respiratórios ( detectados, pois pode ter tido no colégio e não terem reparado ou até ter tido durante a noite ), mas as infecções respiratórias sucedem-se, a tosse ainda não passou ( desde Agosto ) e tem frequentemente pieira. Segundo li, a asma dela seria de Grau 1, ou seja, o mais ligeiro, caracterizado por episódios esporádicos de dificuldades respiratórias ultrapassado com broncodilatadores.
A medicação de prevenção é a indicada para evitar as crises com Anti-histaminicos e Broncodilatadores nas crises, juntamente com anti-inflamatórios.
A semana passada acabou a caixa do anti-asmático. Como o alergologista apenas receitou uma caixa e a consulta será no próximo dia 21 deduzi que a medicação não seria continuada. Pelo que li parece que não. Vou tentar ligar para o consultório para perguntar se tenho de continuar a dar-lhe aquela bomba ( porque os anti-asmáticos podem provocar taquicardias e arritmias entre outras coisas ) ou não. Caiu-me agora o peso da consciência se deveria ou não ter continuado a dar-lhe o medicamento. Isto porque no Sábado a Beatriz teve um episódio que me estou a a recusar a aceitar como uma insuficiência respiratória, a 3ª, a que confirma o diagnóstico de asma. Esteve vários segundos ( que me pareceram tão longos ) sem respirar, porque entrou no choro. Valeram-me os meus reflexos rápidos e o meu sangue frio.
Começou a tomar a vacina do alergologista ( que é administrada via sublingual e que é dificílima de lhe dar ) e um dos efeitos secundários da dita são crises asmáticas :/. Ora, o que se pretende tratar é um dos efeitos da vacina. Contraproducente !
Isto de se ter filhos é uma dor de cabeça constante ( mas a alegria proporcionada é francamente maior )!

5 comentários:

Sandra disse...

Olá Lúcia,

Concordo contigo que ter filhos é mesmo uma dor de cabeça muito grande, mas que compensa, não tenho a menor dúvida.

Tenho andado um pouco ausente da blogosfera, mas não deixo de vez em quando vos fazer uma visita e que te sei dar o valor nas noites mal dormidas, nas várias doenças, tosses, constipações ... etc... mas quanto ao que a tua Beatriz tem não te posso dizer nada porque não tenho experiência com pessoas ou bebés com asma...

Tudo há-de passar e o inverno só está a fazer "estragos" nas nossas pequeninas lindas!

beijinhos e as melhoras da Beatriz

O Príncipe Duarte disse...

Sinceramente são doenças complicadas, mas tenho a certeza que ela vai ultrapassar isto tudo.


ÂNIMO !

Bj e as melhoras

alice+duarte

http://titicad.blogs.sapo.pt/

Ana disse...

Muita força Lúcia... espero que a Beatriz melhore rápido e que as tuas suspeitas não passem disso mesmo!!

Muitas beijocas cheias de pensamentos positivos

Liliana ♥ disse...

Ohh linda... ñ te quero sem ânimo!

Espero q a Bia fique melhor depressa:)

Por aqui tbm reinam as alergias...minhas...mto mau...espero q o benny ñ as "herde"

bjs grandes meus e do benny

viviana disse...

olha amiga é a primeira vez que cá venho e deparo logo com um caso que játive " e tenho" asma.
ora a asma se for branda é facilmente controlada mas como ela é pequena... é mas complicado! espero que isso passe com a idade porque se tiveste sabes o quanto custa né? mas nao deve ser nada de grave!
olha conheçes o doi doi? a saude 24?
808242400? liga para la que els tiram-te a duvida logo a serio!
jokas fofas