11 janeiro 2006

" Sei lá "

Quando à vezes a Beatriz chora sem razão é quase imediata a pergunta da maioria das pessoas que estejam ao meu lado : O que é que ela tem? A minha resposta é franca : " Não sei!". Ao princípio notava alguma crítica no olhar do tipo : " Então esta tipa é mãe e não sabe porque chora a filha? ". Nunca me preocupei com o que pudessem pensar, afinal de contas, com a Beatriz não veio integrado um detector de choro até porque por vezes chorava porque chorava já que não tinha fome, não tinha febre, não tinha sono e ( supostamente ) não tinha cólicas. Mas chorava na mesma. Era imediata a tentativa de detecção do problema: " Ai a menina tem fome, o teu peito não a deve alimentar, vira a de barriga para baixo, a menina tem sede, dá-lhe água... " Apesar de fazer o que me dava na real gana ( e o que fosse sensato ) aqueles comentários irritavam-me se bem que fossem feitos sem maldade e no intuito de solucionar a questão parece que sabiam mais que eu, que afinal sou a mãe ou parecia que é capacidade inacta de uma mãe saber porque chora o seu bébé. Por vezes ainda me dei ao trabalho de dizer, " os bébés choram porque é a forma de comunicarem, choram porque estão irritados ou por excesso de estímulos ". Como a reacção era a mesma dizendo ou não, deixei-me disso :).
Actualmente já quase sempre sei porque chora, mas de vez em quando o meu detector desprograma-se. Isto porque nas últimas noites a Beatriz tem acordado várias vezes a choramingar. Suponho que sejam os dentitos, mas são só suposições porque certezas, quem as tem? Certeza certeza é que amo muito a minha filha, com ou sem choro, com ou sem birra, com ou sem dentitos :)

7 comentários:

Alice disse...

Pois é, nunca sabemos porque choram, temosd e tentar de tudo até ver o que é! E essas pessoas que ficam a pensar isso, um dia que forem mães ou pais vão perceber!
Beijinhos

Uma Mãe disse...

É natural, tb passei por situações dessas, fazem-nos parecer umas tontas q não sabemos como tratar dos nossos filhos...e dps as opiniões, ás vezes sabem menos q nós!!!
Bjs

Ana disse...

normalmente quando é dentes as gengivas incham... pelo menos é assim com a minha....
.... e por esse título tens de pagar direitos de autor

Anónimo disse...

Se as pessoas imaginassem como é chato toda a gente de olhos postos em nós e a a fazer essas perguntas...acho que se limitavam a ajudar ou a mostrar-se compreensivas. Tive um mega- exemplo disso num baptizado. O meu filho, na altura com dois meses, não se calou e toda a gente fez perguntas estúpidas do género: "Ele é sempre assim?"...

Bebéee, se quiseres passar no estrelinhababy.blogspot.com, a mãe do Bi ficava muitooo contente. Beijinhos. Assinado: Mais uma mãe

Filipa disse...

O Miguel também é assim... chora porque sim!!

Ana disse...

É tão irritante esses comentários...deixam-nos ainda mais irritadas e não ajudam nada.

A Leonor anda também a acordar a meio da noite a choramingar e também acho que seja dentes.
Beijocas

Lúcia disse...

Bom... o título do post...eheheh, está entre aspas por isso mesmo... por não ser original :)
Depois vou à SPA para pagar os direitos ;)