23 junho 2009

Da reunião do final do ano

As minhas observações:

- Tenho uma filha muito aproveitadinha que quando é desenho livre usa quase sempre a frente e o verso das folhas.
- Aos olhos dela, o pai tem uma cabeça enorme a avaliar pelos desenhos que fez da família em que ele tem sempre a cabeça bem maior que os restantes;
- A parte artística de desenho ( apesar de ter sido bastante explorada ) continua na mesma: bonecos pouco elaborados e se não lhe pedirem, quase sem pormenores, não me parece que faça carreira como artísta plástica :);
- Tenho 3 livros de actividades preenchidos por ela mais umas quantas folhas e desenhos que chegam para uma pasta de arquivo feitos na escola de Setembro 2008 a Junho de 2009.

A " avaliação " da educadora:

De acordo com a seguinte escala:

S - Sempre : A criança cumpre os objectivos e realiza as actividades com satisfação;
F - Frequentemente: A criança não tem dificuldades em cumprir os objectivos, mas realiza as actividades quando quer;
D - Com Dificuldade : A criança tem algumas dificuldades em cumprir os objectivos.

Foram analiados 63 pontos considerados de entre 3 áreas distintas: Desenvolvimento Sensorial e Motor ( utilização correcta dos materiais, seguir o ritmo das músicas, etc ), Autonomia e Socialização ( participação nas actividades, confiança, iniciativa, prestar ajuda, etc ) e Compreensão dos Conceitos ( importância dos hábitos de higiéne, utilidade dos orgãos dos sentidos, estações do ano, puzzles, formas geométricas, etc ).
Em todos eles a classificação foi S - sempre excepto num pontozinho: Demonstra tolerância à frustração - teve F ( Frequentemente ).

Nas observações:

" A Beatriz é uma criança determinada e com espírito de liderança. A sua relação com os colegas é boa. É muito comunicativa e independente. O seu desenvolvimento global está bem para a sua idade ".

Em jeito de mãe desconfiada, espreitei as avaliações dos que estavam sentados mais próximos de mim numa de ver se a educadora teria sido facciosa e tinha dado S ( Sempre ) a todos ou se tinha feito uma " avaliação imparcial. Do que vi, a avaliação foi imparcial e portanto posso babar com a devida parcialidade que tenho enquanto mãe :)

Sem comentários: