07 julho 2006

Comportamento Social

A área da sociologia e comportamento social sempre me fascinaram e foi justamente nestas áreas que mostrei mais apetência e consequentemente melhores notas nos meus tempos universitários. Se bem que os ensinamentos das aulas acabassem por ser quase noções, pois não foi essa a minha área de formação, fui investigando “ad-hoc” e acabei por criar umas noções mais sólidas destas áreas, ainda que de todo não seja nenhuma especialista, mas antes uma “ curiosa “.
Delicio-me com as gracinhas da minha filha, como mãe babada que sou mas gosto também de observar o seu desenvolvimento do ponto de vista pedagógico e social e por vezes “ avalio” os seus comportamentos sob o ponto de vista mais técnico e menos emocional ( pelo menos tento ). Ontem assisti claramente a um comportamento social de imitação . Eu estava pronta a sair de casa com ela ao colo, atendi o telefone e como sempre disse “ Está ?“. Continuei a conversa e ela sempre atenta a olhar para mim. Desliguei e voltei a receber outra chamada, novamente com um “ Está ? “. Depois de desligar a segunda chamada ela olha para mim, leva a mão ao ouvido e diz “ Á?”. Repetiu dezenas de vezes com a mesma entoação que dei. Nunca lhe ensinei a fazê-lo, este gesto foi genuinamente apreendido por ela por imitação. Fico tranquila de saber que se desenvolve correctamente.

3 comentários:

Ana disse...

essa do telefone a minha não faz... mas o rodrigo pega no telemóvel e diz tá!

Lúcia disse...

Como é sabido as crianças aprendem por imitação e é óbvio que se as ensinarmos e insistirmos aprendem a fazer o mesmo. O que achei curioso foi que nunca insisti na história do telefone, nunca a ensinei e ela apreendeu o comportamento naquele instante.

Ana disse...

Inteligente!
É o que é :)