21 julho 2006

Actualizando...

Continuamos de férias e de bem com a vida. A Beatriz acrescentou ao seu "não há " o " Abou " ( Acabou ) quando se desliga a tv, quando acaba um anúncio, enfim quando acaba qualquer coisa :)
Tem estado muito mais " pisca " para comer e o leite da manhã têm sido autênticos tormentos para que beba qualquer coisa ( e qualquer coisa é não mais que 120 mls ). Não gosta dos biberóns, só de o ver desata a berrar e nem quer experimentar o que está lá dentro, grita, bate no biberão, desvia a tetina da boca e nem experimenta chuchar. Já tentamos em diferentes biberóns e o resultado é sempre o mesmo. Já há vários meses que a água só era bebida ou à colher, ou por uma garrafa de água ( com tampa desportiva ). Agora o leite no biberão é mesmo mentira. Já tentei dar-lhe o leite na garrafa mas não quis beber na mesma. Comecei a dar-lhe danoninhos de manhã ( super danoninho ) mas apesar de gostar fica-se pelos 90 mls.
Por vezes dou-lhe papa mas quando as férias terminarem não vai ser fácil estar a dar-lhe de manhã a papa.
Começamos a introduzir os sólidos e aos poucos tem comido mais quantidade a cada dia que passa. Ontem experimentou vitela picada com puré de batata e cenoura. Comeu metade do que lhe dei e uma tigela de fruta e não quis sopa para completar.
Vamos hoje exprimentar os ovos mexidos tal como disse a pediatra. Passará a fazer uma refeição de sólidos e uma de sopa com a carne ou o peixe ( mais a fruta ).
Adoptou um novo objecto para dormir, uma garrafa de plástico. Depois de olhar 1001 vezes para a dita e de ter pensado na segurança e nos perigos que poderia apresentar retirei a rolha e dei-lha à noite depois de estar desesperada a pedir-ma. Abraçou-se à garrafa, olhou-a, virou-a de um lado para o outro e adormeceu sozinha, sem a minha ajuda agarradinha à garrafa e a fazer-lhe festas. Tentei retirar-lha mas agarrou-se ainda mais para que eu não o fizesse. Tenho deixado e tem adormecido sozinha, não se senta, não rebola, fica deitada de lado a admirar a garrafa. ( Tenho de tirar uma foto )
Tem acordado menos vezes de noite mas atribuo esse facto ao cansaço de fazer praia e piscina todos os dias. Ontem dormiu uma cesta de mais de 5 horas ( claro que ontem não fez piscina ). Acordou, jantou e voltou a esfregar os olhos cheia de sono. Voltou para a cama e dormiu a noite toda, acordando apenas uma vez.
Acabei finalmente o livro " A criança e a disciplina " e comecei a ler o " Soluções para noites sem choro " ( que a propósito já quase terminei ). A seguir vem a criança e o choro :).
As soluções apresentadas parecem obter resultados mas chego à conclusão que o facto de acordar muitas vezes se deve à chucha, isso mesmo, parece-me que terei mesmo de a desabituar da chucha porque sou eu que lha dou quando vai adormecer ( ou o pai ) e depois quando acorda não se dá ao trabalho de a procurar, espera que o comportamento que tivemos quando adormeceu se repita, ou seja, que lhe coloquemos a chucha. Acho ainda muito cedo para a retirar durante a noite, por isso vou tentar que volte a ser ela mesmo a colocar a chucha durante a noite ( Coisa que começou a fazer aos 5 meses ). Como???, Vou colocar a chucha na cama em vez de ser eu a colocá-la na boca. Vamos ver como corre. Até agora tem acordado menos vezes mas como disse, penso que seja por cansaço e por aqui dormir no mesmo quarto que nós.
Estamos no 4º dia da dieta e até agora, temos conseguido sobreviver aos desejos de um bom bife e de uma mariscada, ainda que eu tenha cometido umas gaffes na dita cuja e beba sempre o meu leitinho com café pela manhã.

7 comentários:

Xana disse...

Noites, noites, noites... é a nossa tormenta! Sabes que o Vasco também anda a comer pior, sempre comeu lindamente. Acho que deve ser do calor!

Beijos

Ana disse...

agora é a minha com o raio das noites... mas ela tem estado doente e com dentes a nascer!

Experimenta deixar duas chuchas na cama, assim quando acordar de noite é mais fácil que encontre alguma delas. Eu também não acho que seja importante retirar a chucha a um bebé de 1 ano.

Beijos e continuação de boas férias (sua sortuda)

Ana disse...

Também não é preciso seguir à risca as dietas... ;P (hi!hi!hi!)

Continuação de boas férias...

Ana

Carina disse...

Ai as noites! O Diogo já anda a acordar outra vez de noite... volta e meia é isto...
Quanto às dietas, eu se fizesse era a da sopa, mas aquilo sabe tão mal q optei por não fazer dieta nenhuma :P

Beijinho e continuação de boas férias!

Sandra disse...

Olá,

Que bom que as férias estão a correr bem :)
Essa de dormir agarrada a uma garrafa é engraçado, nunca tinha ouvido tal, mas se serve para adormecer melhor, deixa lá!

Já experimentaste um ursinho daqueles macios e leves para ela se agarrar e adormecer?
A Beatriz adora a fralda de pano e a chucha e adormece toda enroscadinha, é muito bom.

Dieta? como é que consegues fazer dietad e férias?! Eu se fosse vocês aproveitava e comia de tudo e depois em Setembro lá começava com a dieta, sempre era mais fácil do que agora ;)

beijinhos e continuação de boas férias
e já só falta uma semana para as minhas, com praia e muita piscina :)))

Ana disse...

:)))))) Uma garrafa de plástico!!!
Lindo....tens que tirar uma foto. O que ela foi arranjar....mas é melhor que nada e faz como a Ana diz, espalha chuchas pela cama que ela vai aprender a ir buscá-las. Quando ela chorar porque quer a chucha não a dês logo,coloca-a junto da mão para ela agarrar e meter à boca.
Ela vai aprender com a vossa ajuda.

Posso colocar a minha cabecinha no teu ombro e chorar também com a saga que tem sido com o leite de manhã?
Nem me fales :(

. disse...

Adorei essa tara pela garrafa. O meu sobrinho também tem uma pancada dessas mas por enquanto é só acordado (se calhar é por isso que ele dorme mal, tenho de dizer ao meu irmão para lhe dar a garrafa para ele dormir!)