28 março 2005

25 semanas

A 25ª semana de gravidez

O seu bebé já pode ser sentido e ouvido, e tudo o que é preciso é que se encostem à barriga da mãe. O cérebro está a desenvolver-se com alguma rapidez e, provavelmente, o seu bebé já se colocou de cabeça para baixo. Descanse bastante durante o dia se lhe for possível fazê-lo.

O seu bebé: O seu bebé mede cerca de 33 cm e pesa 700 g e o seu coração pode ser ouvido por aparelhos comuns de auscultação, como o estetoscópio. Os períodos de sono começam a ser intercalados com os de vigília. Os pulmões tentam "começar" a trabalhar, embora ainda sejam muito imaturos. As pálpebras já estão meio entreabertas. As mãos abrem e fecham. O cérebro e tecido nervoso estão-se a desenvolver mais rapidamente. No caso do seu bebé ser do sexo masculino, os testículos descem. A pele torna-se opaca e perde a transparência. Em geral, os bebés posicionam-se de cabeça para baixo.

A futura mãe: Procure manter-se sempre direita. Neste momento a gordura distribui-se pelas suas nádegas, coxas e seios ( a semana passada ainda n tinha aumentado de peso desde o início da gravidez, ou seja, tinha o mesmo peso q antes de estar grávida, mas acho que esta semana já devo ter engordado qualquer coisa porque noto o rabiosque mais redondo e finalmente já se nota que estou grávida :) ) . As veias dos seios vão ficar muito mais salientes nesta altura e o fundo do útero encontrar-se-á, mais ou menos, entre o umbigo e o esterno. Procure descansar bastante durante o dia e deite-se, sempre que possível, cedo. O aumento do útero vai provocar uma compressão dos órgãos digestivos. Há uma diminuição na musculatura do sistema digestivo, o que leva à prisão de ventre, azia e má digestão. Com o aumento de peso as suas pernas tornam-se mais doridas e as cãibras continuam a existir. Cada vez que o bebé se movimenta você sente dores. ( sim, sim... ) Não se esqueça que o bebé precisa de muito cálcio para os ossos. Como tal, deve ingerir muito leite, de preferência desnatado, que é mais rico em cálcio do que o leite gordo. A partir de agora, e idealmente, as consultas devem realizar-se de duas em duas semanas. Na consulta deste mês pode-se já começar a fazer o exame vaginal para avaliar as condições de dilatação do útero.
Conselho para esta semana: Para acalmar as hemorróidas aplique um saco com gelo ou deixe-se ficar sentada numa bacia que esteja cheia de água quente. Não tome laxativos nem óleo mineral.

3 comentários:

Rita disse...

Olá,
obrigada pela tua visita no meu blog ("A nossa Beatriz"), reconheci este blog pelos nomes que deixaste escapar, Nuno e Beatriz. Quando li o post das gracinhas da vossa Beatriz lembrei-me da nossa. Ela ontem estava muito quietinha e o Nuno decidiu colocar o ouvido na minha barriga para ver se a ouvia... foi quando ela decidiu mexer-se! Espero que corra tudo bem com a vossa menina.
Beijinhos

Mil Coisas disse...

Olá,
Muitos parabéns pelas 25 semaninhas... que tenhas uma excelente gravidez repleta de momentos deliciosos.

Felicidades.

Anónimo disse...

parabens, por teres chegado ate aki,pois eu nao tive essa sorte tava gravida de gemeos e eles quiseram nasçer ás 25 semanas.É muito cedo, são bebes permaturos e imaturos. Felizmente nasceram vivos mas acabaram por falecer passado uns dias.
Felecidades para ti....Beijinhos