01 março 2005

21 semanas e 1 dia :)

Olá a todos,

Apesar de não ter novidades para contar venho aqui hoje publicar a evolução de mais uma semana do nosso bébé. Para a semana iremos fazer a ecografia morfológica e espero depois poder publicar o nome do nosso bébé ( não sei porquê mas agora acho que será uma menina ).
E falemos no nosso bébé porque é por ele que este blog existe... ele/a aparentemente está bem, ou pelo menos muito activo/a porque se farta de dar pontapés a toda a hora. Inicialmente apenas sentia quando estava deitada e relaxada, agora sinto várias vezes ao dia mesmo quando estou em pé, sentada, etc. Adoro a sensação :)
Apesar de já ter uma bolinha na barriga, ainda visto as minhas roupitas, ou seja, ainda ninguém dá pela minha gravidez, mas desde que tudo esteja bem não me importa se tenho uma barriga grande ou não :) ( Como sou de formas arredondadas, eheheh, talvez por isso seja mais imperceptível ).
De resto sinto-me bem, os enjoos já são quase inexistentes e sinto-me com um pouco mais de energia e boa disposição.
E agora cá vai mais uma dose da literatura da semana :)

A 21ª semana de gravidez

A gravidez pode tornar-se agora incómoda e é comum as grávidas queixarem-se que têm a barriga dura e uma sensação estranha. Na verdade, tudo o que está a acontecer são contracções que têm por função prepará-la para o parto.
O seu bebé: O seu feto continua a ganhar gordura de modo a manter-se quente. O crescimento começa a diminuir; no entanto, os sistemas orgânicos, como a digestão, continuam a evoluir e amadurecer. Quase todos os seus sentidos funcionam; ele tem tacto em toda pele. Chora e quase sorri (oohhhhh). Sente os cheiros e tem paladar. Consegue distinguir o claro e o escuro. A audição está a funcionar completamente e vai-se habituando a ouvir as vozes lá fora. As pálpebras encontram-se entreabertas e a pele é bastante rosada e enrugada. Pesa 350 gr aproximadamente e tem 26 cm de comprimento.
A futura mãe: É claro que nesta altura já todos podem ver que está efectivamente grávida (no way ). O seu útero está a estender-se acima da linha do seu umbigo. É provavel que tenha ganho mais algum peso e que se sinta mais incomodada pelo tamanho e peso do útero. A coluna vertebral curva-se para frente e as articulações pélvicas começam a relaxar de modo a permitir a passagem do bebé na altura do seu nascimento. Esta é a altura em que podem surgir vontades estranhas, desejos. Nesta fase é comum o médico solicitar exames de controlo.
Conselho para esta semana: é melhor começar a ter aulas de preparação para o parto porque já não falta assim tanto tempo!(upps...tenho de ver isto)

Beijinhos

1 comentário:

AnaBond disse...

Olha que eu tenho umas boas formas arredondadas e não demorei muito a que se notasse alguma coisa. Quase logo ao inicio deixei de poder apertar as minhas calças normais... tudo depende da barriguinha (no final não fiz grande barriga, mas desde cedo se notou).

E em relação ao curso... acho bem que comeces a procurar. Eu aconselho a toda a gente a fazer um. Eu acabei por 'perder' uma ou duas aulas porque o meu filho não deu a volta e por isso foi cesariana. Não tive dores nem nada e por isso uma das aulas, a do parto, (a 'mais importante' pois é por essa que geralmente vamos para um curso) acabou por não servir de muito. Mas o sabermos com o que podemos contar acho que ajuda a ansiedade... ou não ;)