15 dezembro 2006

Consulta com o Alergologista

Ontem fomos à consulta com o reputadíssimo alergologista. Primeiro foi observada por uma médica assistente já de idade avançada e muito cuidadosa na observação da Beatriz.
Foi feito um relato do historial de doenças delas, feito um historial de doenças alérgicas e asmáticas da família e foi feita a auscultação e visualização da garganta. Não conseguiu observar o nariz que ela não parava quieta.
Passado um rx ao torax, um rx aos seios perinasais, análises sanguíneas ( e vai-me custar muito assistir ) e uma série de testes às alergias que serão efectuados por 3 vezes.
Disse que é quase certo que esta tosse pressistente ( que agora felizmente acalmou ) desde Agosto ( que começou como tosse seca ) indica que sofre de Asma Brônquica e Rinite Alérgica, herdada de mim, no entanto a confirmação apenas poderá ser feita depois de todos os resultados dos exames.
Disse-me também que dado eu nunca ter feito vacinação ( efui seguida por um alergologista que nunca me disse para o fazer ) a asma que me passou aos 5 anos vai voltar, pode ser agora ou daqui a 30 anos mas volta. Também eu terei de lá ir para ver o meu caso.
Depois seguiu o relatório desta médica para a sumidade do Prof. Dr. ( como todos faziam questão de mencionar ). No gabinete dele as fotos com condecorações por Presidentes da Républica eram mais que muitas, os diplomas de várias universidades internacionais como aluno de mérito idem. O ambiente era frio e distante, muito protocolar. Ele absorto na leitura da ficha médica da Beatriz, eu atrás dela para que não desse cabo de nenhuma das antiguidades espalhadas.
Confirmou as fortes suspeitas de Asma e Rinite e caso se confirme a Asma, irá fazer vacinação. Também disse que caso tenha é algo que ainda não deixou sequelas e dado ter sido detectado precocemente, é reversível.
Até lá, continua com o Zirtec e tomará um medicamento anti-asmático para prevenir eventuais crises.
Disse que 1 semana antes de fazer as análises não poderá tomar Zirtec para que não despiste os resultados.
Depois chamou a funcionária, deu-lhe a ficha com os testes a realizar e disse ( e não foi em tom de brincadeira, foi mesmo a sério ):

- Marque estes testes para a Dona Beatriz, sff.

Saimos, marcamos os testes para a Dona Beatriz e até Janeiro.
Não fiquei alarmada, convivi com crises asmáticas diariamente ( as minhas ) e muitas foram as vezes que fui para o hospital para receber oxigénio. Aprendi a lidar com as crises e a detectá-las precocemente por isso passou a ser comum para mim. Claro que preferia que ela não tivesse nada disso ( e até se confirmar não tem ), mas felizmente é algo contornável.
Fiquei foi mais uma vez revoltada porque a pediatra não mandou fazer os testes, desconfiou de alguma coisa e toca de lhe dar Zirtec. Só que o Zirtec não cura, alivia e previne as crises, mais nada.
Um aparte, caso não tivessemos seguro de saúde só ontem teriamos gasto 200€ na consulta e mais 300€ nos testes que iremos fazer.
Realmente, a saúde em Portugal é cara, muito cara, procurar um médico particular para que detecte aquilo que muitas vezes é ignorado no nosso SNS é um " luxo ", só para algumas bolsas.

14 comentários:

Anónimo disse...

"Dona Beatriz"!?!?!?

Ele pode ser muito bom (e caro) mas é um bloco de gelo, certo?

Bom, desde que resolva os problemas.....

Xana disse...

Parece-me que essa pediatra está quase a ir de vela, não??? O primeiro pediatra do Vasco, que também foi de vela, também chamava Dom Vasco ao Vasco. O que é preciso é que tudo seja controlado e que andem mais descansadas com tudo o que vos tem atormentado de há uns meses para cá!

Beijos e um óptimo fim de semana!

Xana disse...

Ah! Todos esses senhores de renome levam caríssimo. A minha mãe ontem foi a uma consulta com O Fernado de Pádua (Papa dos cardiologistas portugueses) e também lá deixou 250.00 €! Parece que com esse ainda é pior!

Beijos

Lúcia disse...

Sim Sónia, é um bloco de gelo mas se fosse para ser o pediatra dela teria isso em conta, neste caso, em que será um médico para a seguir ocasionalmente, esse não foi um ponto a ter em consideração na escolha. Foi apenas o critério da competência e esse, espero ( e acho que sim ) que seja cumprido.
Bjnhs

Dois Rebentos (de Soja) disse...

Realmente é muito caro...mas quando se pode, é o melhor, pelos os nossos filhos tudo não é? Por isso convem ter seguro de saúde para lhe darmos o melhor!

bjs e bom fim-de-semana

Liliana ♥ disse...

lol...Dona Beatriz!!por acaso ñ tiveste vontade de mandar uma gargalhada?!
Essas doenças são uma treta...olha eu tive bronquite asmática, terrivel, só tive dois ataques de asma...felizmente desapareceu com a mudança de idade, mas as alergias continuam cá...

Agora é fazer os exames e as análises à Dona Beatriz!

É mesmo muito cara a saúde em portugal!
Estar doente é quase um "luxo", quem tem dinheiro ou seguro cura-se, quem ñ tem, bem pode esperar pela sua vez, com muita sorte ainda pode ser atendido!

bjs e vai correr tudo bem!

XanaA. disse...

Ois! :) Vim cá ter a partir do blog Passo a Passo.

Ao ler o teu post, surgiu-me uma dúvida. Em que é que consiste a vacinação para a asma? É que nunca ouvi falar, pelo menos com essa denominação.

Bjs e bom fim-de-semana!

Jolie disse...

Espero que seja o dinheiro seja bem empregue e que ela recupere sem mazela nenhuma!

Aqui para os meus lados, também vou ganhando algum calo em crises respiratórias infelizmente...

Beijocas

Anónimo disse...

hihi, que senhor tão formal. mas é competente, isso é que interessa.
beijocas

Mamã artesã disse...

Ao ler este teu post, lembrei-me de que também não estou muito satisfeita com o pediatra do piolhito (é chefe de pediatria não sei onde). Para ele está sempre tudo bem. É mesmo do género: 5 minutos no consultório e largar 55 euros à saída. Não sei se vou continuar com ele durante muito mais tempo. Sou muito exigente com os médicos.

Pode ser que o diagnóstico do médico esteja errado e que ela não tenha nada disso. Mas se tiver, como já passaste pelo mesmo, será bem mais fácil conseguires lidar com isso.

Joquinhas
Sofia

Perola Granito disse...

..................*
................**,**
.............*****,*****
...........*******,*******
....*********,,,,,,,,,,,*********
..********,,,Feliz Natal,,,********
....*********,,,,,,,,,,,*********
...........********,*******
.............*****,*****
................**,**
..................*

Anónimo disse...

tanta gente assim.... tb conheçi um assim, nunca mais lá voltei!!

jocas

Xana disse...

Como foi no sábado???????????????????


Beijos

Anónimo disse...

LOL "Dona Beatriz"!!! É mesmmo típico desse Sr. Doutor ;)
Mas nada a dizer, ele é óptimo! O preço é que é um absurdo, mas o que é certo é que ele tem sempre a listinha dele completa! Se tiveres "coragem" (hehehe) pergunta-lhe o que ele acha de tratamento termal para as "doenças" respiratórias, se quiseres posso dar-te alguma informação específica sobre isso.

Quanto aos seguros de saúde, digo a toda a gente que o melhor é fazer um, faz-se um esforço nas finanças se for preciso, mas é uma segurança. E logo eu, que felizmente não preciso de fazer uso dele, pois tenho clinicas, mas nada como o seguro para urgências (Cirurgias) e para os internamentos! (felizmente até à data só o usei para o internamento do parto)...