11 dezembro 2006

Actualizações

Já não consigo registar tudo o que ela diz, porque são tantas coisas novas que acabo por não conseguir acompanhá-la. Fala muito e de forma muito perceptível.
Aprendeu a dizer casa ( cáje ) e tia ( Tiá). O Eitinho passou a ser Eite ( leite ) que pede logo que acorda. Há dias surpreendeu-nos a falar durante o sono ( eu sou perita em desenvolver diálogos a dormir ). Pediu cólo, disse xau e chamou por mim.
Diz também Urso ( Úxe ) e a palavra é acompanhada pelo dedo esticado a apontar para o tecto do quarto porque o projector tem ursinhos.
Já desenvolve diálogos e percebe tudo o que dizemos. No outro dia pedia-me a chucha. Neguei-lhe com o argumento :
- Tu não vais dormir.
Responde-me : Vai !
Na fisioterapia enquanto rabujava com a fisioterapeuta afasta-lhe a mão e diz:
- Xai daí!
Quando perguntamos onde está, já responde Tá ali, quando o objecto está distante, ou Tá aí ( tá aqui ) quando o objecto está próximo ou quando perguntamos onde ela está.
Quando quer brincar às escondidas esconde-se e pergunta : à tá? ( Onde está? ).
Outro dia a fisioterapeuta apontou para o livro dela e disse que era o pópó. Nós dizemos sempre carro e ela também ( ainda que à maneira dela lhe saia cágo ). A partir daí passou a ser pópó.
Está uma destruidora, eu que me babava de ela não mexer em nada, em 3 dias estragou 4 coisas, rabiscou a cadeira da minha mãe, partiu um pratinho decorativo, partiu a saboneteira e deu cabo da Maria do nosso presépio. A nossa árvore de Natal já esteve mais bonita, agora é ela que a redecora.
O passatempo preferido é desarrumar. Vai ao wc e traz o spray para o hall. Depois pousa-o lá e vai ao escritório buscar a minha medalha de curso ou qualquer outra coisa e vai deixando espalhado pela casa. Escontra papéis e espalha pelo chão, vais buscar os blocos do lego e espalha, vai buscar revistas e espalha, vais buscar os dvds e... espalha.
Já há muito tempo que faz construções com os blocos grandes de Lego ( aliás são da Molto ). Tem preferência pelas peças de apenas 2 encaixes e fica muito feliz sempre que a elogiamos por ter correctamente encaixado as peças. Já o faz com uma destreza razoável.
Está linda e rebelde.

12 comentários:

O Príncipe Duarte disse...

eh eh eh

tanta traquinice e tanta conversa :)

ainda bem que já está melhor.


bjs

alice+duarte
http://titicad.blogs.sapo.pt/

Ana disse...

Coitadinha da nossa senhora :)))

Xana disse...

Ela está muito desenvolvida, acho que principalmente a nível verbal! O Vasco inicialmente disse uma série de coisas, mas agora não diz metade. Às vezes apanho-o a dizer entre dentes. Simplesmente não quer falar quase nada. Mas a Bitiz está MUITO desenvolvida.

Beijos

P.S. Sempre vai haver "aquilo" dia 16?

Princesas Ervilhinhas disse...

Ah! Linda! Fiquei tão feliz por saber que a Bititiz tá melhor!

E tantas coisas novas! Eles são mesmo umas esponjinhas, não é?

E isso do espalha... conforma-te! Eu já me conformei...

Beijinhos,
Carla e Beatriz (14m)

Liliana ♥ disse...

Bem fala que se farta...

tadinha da Maria...

Deve ser do pior quando ela começa a espalhar tudo...será q o meu tambem vai ser assim?!pelos vistos...

bjs

Márcia Pinho disse...

Ena, mas a ia está mesmo uma tagarela.
Quanto às desarrumações, a minha é igual, eu a arrumar para um lado e ela a desarrumar para o outro !!!!!
Coisas de bebés !!!!
Beijos grandes.

Alice disse...

:)

Beijinhos

Anabela & Lara disse...

lolll

tao traquina que está

jocasss

Tia Moky disse...

Gostei do linda e rebelde!! hihihihihi

Beijos

Moky

Anónimo disse...

Pois... a fase destruidora do Tiago já anda por cá há algum tempo. Agora por acaso está mais atenuada!!
A Biti está um espectáculo... bem desenrascada a expressar-se!!

Olha, relativamente ao teu comentário, eu sou de Tramagal (no concelho de Abrantes), vou lá frequentemente, mas moro na Amadora. Pode ser que quando lá fores eu tb lá esteja e nos possamos encontrar... era bem giro!!

Beijocas

Anónimo disse...

Fala imenso estou a ver!!!

E temos outra traquina!!

Beijos

Paula Silva disse...

linda e não vais mesmo conseguir registar tudo daqui para a frente ..eles crescem á velocidade da luz ehehehe
jokas
paula