18 setembro 2006

1º dia de creche

Cheguei às 9.15 para que quando chegasse, a educadora já lá estivesse e para que os meninos estivessem calmos.
Conheci a sala provisória ( que a definitiva só para Outubro ).
Abrem a porta e dois dos meninos começam a dizer " Mamã , Papá ". A Beatriz no meu colo não mostrou qualquer interesse em conhecê-los, ao contrário do que é costume. Coloquei-a no chão mas não me largava a camisa. A educadora sempre ao nosso lado apresentou-a aos outros meninos. São apenas quatro com ela, a M. ( que me fez lembrar a Leonor ), a A. e o F. , o mais velho e único menino. Mostrou-lhe a piscina de bolas e levou-a pela mão. Foi, mas sempre a dizer " mamã, mamã ". Tentou distraí-la com outros brinquedos mas ela continuava a não se mostrar interessada. Disse para lhe pegar um pouco. Foi buscar uma bébé à cama, a A. e veio ter com a Beatriz.
" Olha Beatriz, esta é a A., ela está cheia de sono porque está muito doentinha ". A palavra " doentinha " deixou-me em alerta.
Volto a colocá-la no chão e digo-lhe que tenho de ir trabalhar. Incentivo-a a ir brincar com os meninos. A educadora mostra-lhe um tapete com sons e fica distraída. Digo-lhe até logo e saio. Não a ouço chorar mas mesmo assim venho com o som " mamã " na cabeça e com um nó na garganta.
Amanhã já não posso entrar na sala, terei de ficar à porta.
Às 12.30 a minha mãe vai buscá-la, amanhã ficará até às 15.30 e a partir de quarta-feira o dia todo.
Sei que é o melhor para ela e para mim, mas mesmo assim, como da primeira vez que a deixei com a minha tia, o desejo de poder ficar com ela em casa invadiu a minha cabeça.
Mãe sofre!

2 comentários:

Quita disse...

Custa tanto!!!Tem calma que vai correr tudo bem. Os miúdos portam-se muito melhor do que aquilo que nós imaginamos.
Força.

Xana disse...

Buááá! Deve ser horr+ivel! A ideia de colocar o Vasco num infantário está cada vez mais patente. Medo... muito medo!

Beijos