10 novembro 2010

Para memória futura: o fim de dia ainda a 3

Resposta a sensus :

17.30/17.45 - Pai chega ao JI e traz a cria para casa. No horário de Verão, se estiver bom tempo e se não houver necessidade de ir ao supermercado, vai com a cria ao parque infantil uns 15 minutos.
17.40/17.50 ( se n foi ao parque )/18.10 ( se foi ) - Chegam os 2 a casa, o pai senta-se um bocado no sofá e a filha brinca no quarto ou na sala.
18.45 - O pai começa a fazer o jantar e eu estou a chegar a casa por essa altura. Altura de a encher de beijos e brincar um pouco, falar do dia dela.
19.10 - O pai começa a dizer da cozinha que o jantar não tarda e portanto está na hora do banho. Começo a convencê-la para ir tomar banho
19.20 - Acabam as negociações e vai para a banheira. Quer sempre ficar a brincar um bocado e fica uns 10 minutos de molho. Eu vou-me sentar no entretanto no sofá.
19.30 - O pai grita: o Jantar está pronto. Eu lá vou ensaboá-la e lavar a cabeça, retirá-la do banho, por creme, vestir pijama pentear e se necessário ( quase sempre ) tentar retirar os restos de " bedum " das unhas com a tesoura.
19.40/19.45 - O pai já disse várias vezes: Vamos comeeeeerrrr e lá vamos para a cozinha. O jantar dura algum tempo com ela a pastelar e um de nós ( geralmente eu ) a reclamar que não come, não se despacha e lá se acaba a dar o comer à boca.
20.30 - A criança vai brincar mais um bocado enquanto nós dois levantamos a mesa, retiramos a loiça da máquina e colocamos a suja. No entretanto há quase sempre uma máquina de roupa para estender, outra para apanhar e dobrar e lá se põe novamente a máquina a lavar. Tarefa a dois ( um apanha, o outro dobra, um estende o outro vai buscar mais para pôr a lavar ). Enquanto isto, vamos tendo conversas de adultos.
21.00/21.15 - Vamos para a sala e vimos desenhos animados. O pai geralmente agarra-se ao pc que não tem paciência para os desenhos. Se não lhe apetecer estar no pc, a cria pede à mãe para brincar com ela aos médicos, ou às escolas ou aos cabeleireiros ou apenas exige que veja as peripécias circenses dela, ou as danças que inventa enquanto o pai monopoliza o comando.
21.45 - O pai começa a dizer que está na hora de ela se ir deitar ( a tarefa exige uma pré-mentalização da criança para que vá arrumar os brinquedos ). A mãe gravidíssima já só pensa na caminha mas ainda vai arranjar a roupa do dia seguinte dela e da cria, às vezes ainda tem de passar a ferro qualquer peça de roupa. Ou o pai prepara o lanche da filha para o dia seguinte ( se a mãe tiver de passar a ferro) ou a mãe trata disso. No entretanto descobre-se o bibe muito sujo ou sem botões e lá tem de se tratar disso também.
22.00 - Beijinho, beijinho e o pai vai deitar a cria. Ela pede uma história, o pai geralmente não lê. A mãe vai se despir e deitar já podre ( grávida de gémeos já não aguento mais, antes deitava-me nunca antes da 1.00 que a partir das 22.00 ou trabalhava ou vagueava na net ), mas quando percebe que o pai não vai ler a história, tem pena da cria e lá vai ela contar a história. Começamos sempre da seguinte forma:
- Antes de mais... ( e ela já sabe que primeiro é hora de me encher de beijos )
22.15 - A cria quer conversa e mais uma história, a mãe já não conta a 2ª história já não quer conversa e relembra-a que tem de se levantar cedo e que não quer birras de sono ( no pré-grávida a mãe lia sempre 2 histórias ).Mais uns beijinhos e uns abraços, gosto muito de ti, sonhos lindos, sonhos cor de rosa e Mãe sai do quarto, desliga a luz e vai para o quarto dela. Ela adormece quase no imediato, ACTUALMENTE, antes demorava muuiito a adormecer e chamava-nos 300 vezes.
A partir daqui mãe vê tv deitada e não muito depois o pai junta-se a ela e têm conversas do dia a dia, planeia-se situações quotidianas e fala-se de projectos de futuro, ou simplesmente do programa de tv q vimos.
À quarta ou quinta-feira, entre as 18h45 e as 19.30 +/-, a mãe começa a dar um jeito à casa, em vez de brincar com a criança. Pára-se para a hora do banho, do jantar, da brincadeira, da história e por vezes a tarefa de arrumar tem de ser concluída já a dois depois das 22.15 e adia-se a hora de deitar .
À sexta à noite, a mãe trabalha desde que chega a casa até à meia noite e cabe ao pai todas as tarefas excepto o escolher a roupa do dia seguinte e o lanche. Para além disso como à sexta ela se deita mais tarde ( por volta das 23h ) o pai enquanto ela brinca, começa a tratar das limpezas do fim-de-semana, agora que não temos empregada ( normalmente aspira ).
O resto da limpeza semanal é feita no sábado de manhã, a dois e por vezes com a piolha a ajudar a limpar o pó.

4 comentários:

Nuno disse...

e entretanto o pai que se levanta as 6:30 prepara-se mais uma vez para uma noite em que se vai levantar 500 mil vezes de noite, pq a filha chama!! :)

Lúcia disse...

Pois não são 500 mil vezes mas ultimamente voltaram a ser muitas
:(

Claudia C. disse...

Juro que (exceptuando a parte de estar grávida e não trazer trabalho para casa) a vossa rotina é igualzinha à nossa. Em tudo! Até no pai a chamar da cozinha a dizer que o jantar está pronto (sim porque lá em casa é ele quem cozinha a maior parte das vezes). É engraçado ver rotinas que se cruzam ;)

Lúcia disse...

;)