11 agosto 2010

Consulta das 18 semanas

Tensão ok, dopller a só apanhar um batimento cardíaco ( o que é comum em gémeos por não se perceber se se está a apanhar o mesmo batimento ou não ) e peso da mãe muito ok, lol, menos 1.5kgrs que antes de engravidar, o que quererá dizer qualquer coisa como 4 ou mais kgrs a menos se contar com o inchaço, placentas, liquidos amnióticos, aumento do útero e aumento do volume de sangue.
Vim de lá com muitos parabéns e com uma data precista de parto que rondará os dias 6 a 11 de Dezembro ou seja, durante a 35ª semana.
Tudo a correr bem.

12 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

mas porque é que apontam a data prevista do parto para tão cedo? é que mesmo sendo gémeos, conheço inúmeros casos que chegaram ao fim ou se esperou que decidissem nascer, quase no fim. não percebo esta nova onda de se deduzir que tem de ser antes...

Lúcia disse...

Fim de tempo em gémeos é no máximo 37 semanas. No meu caso, com 2 nervos ópticos fragilizados, qto mais tempo de gravidez, maior a retenção de líquidos e maior o risco de lesões oculares. Não há ainda uma data definitiva, apenas uma previsão que depois disso não deverá ser, mas, essa avaliação e decisão será feita mais para o final, conforme o decorrer da gravidez.

Lúcia disse...

O meu caso é diferente, não pelos mesmos motivos que tu, mas com grandes probabilidades de parto prematuro. Como nem sequer deverei poder induzir o parto, ou se esperará pelo parto normal, ou se optará pela cesariana, mas essas são questões que reforço, serão decididas mais para o final da gravidez

. disse...

Sagitário é um bom signo :-) É preciso é que corra bem. Temos uma colega que há 2 meses teve um às 32 e está tudo bem com ambos!

Susie disse...

Susana, esqueceste-te de acrescentar que o teve em 15 minutos, no sofá da sala! :)

Lúcia disse...

ai possa... :O

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

ah, só se for por isso. é que uma amiga minha teve gémeos há 4 anos e nasceram com 40 semanas. nunca se falou no fim às 37s. ah, e de parto normal (outra coisa que se deduz que em gémeos não é possível)

e o meu marido e Sara também nasceram no fim do tempo, há quase 33 anos. (também parto normal)

Lúcia disse...

No meu caso o parto normal n está excluido à partida, até porque disso depende a posição dos bebés, a posição das placentas e claro o estado dos bebés e da mãe. Mas parece-me pouco provável que com a fragilidade dos meus nervos ópticos vão arriscar ao esforço da expulsão de 2 bebés, eu duvido mas quer o meu neuro-oftalmologista, quer a minha obstetra, me dizem que é possível mesmo no meu caso, mas tudo dependerá de como estarão os nervos ópticos na altura e de tudo o que mencionei antes.
Não tenho pressa que nasçam... nenhuma, pelo menos por enquanto :)

Lúcia disse...

Além de que estatisticamente, cerca de 50% dos gémeos ( mais ainda os dizigóticos )nascem naturalmente às 36 semanas e apenas 15% nascem depois disso. Os outros 35% nascem antes.
O útero tem um " limite " de peso suportado de cerca de 6 a 7kgrs, mais que isso o risco de rasgar é grande. Essa é uma das razões para que nasçam antes quer medicamente induzidos, quer naturalmente, que o útero de tão dilatado, começa a contrair-se. Outras vezes são as bolsas que rompem, pré-eclampsia nas mães ( em que tenho um risco de ocorrer maior ) enfim, um " cem número " de questões envolvidas, daí que gravidez de gémeos seja sempre considerada de risco.

Liliana ♥ disse...

"tudo a correr bem"... é uma bela frase ;)

e já será um NATAL a 5! ;)))

beijinho

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

eu não estou a dizer que eles não decidam nascer antes (sei que o útero de uma mulher grávida de gémeos tem o mesmo tamanho às 32 semanas que de uma grávida de um só bebé às 40s). só o que me faz confusão é quando não há problemas associados e os bebés estão bem e se decide fazer antes o parto.
não é o teu caso, mas tenho visto alguns assim e que se pressupõe cesariana e faz-me imensa confusão (tal como me faz quando é só um bebé também).

Lúcia disse...

;) espero que eles se aguentem, do fundo do meu corração, até às 36 semanas, já não me arrisco a pedir mais que isso