31 agosto 2007

Radioactividade

Hoje, dado um exame que fui fazer tenho radioactividade a correr-me pelo corpo.
Cuidado comigo : )!

Cama

Desistimos da cama de grades definitivamente. Desde Abril que lá não dormia. Depois de umas derradeiras experiências por estes dias de deitá-la quando já dormia e de ela acordar logo a seguir e gritar assustada, desmontou-se a cama. Como não podia continuar a dormir comigo, pelo mau dormir e pelas minhas costas ( que depois de 3 tentativas e 2 concretizações de punções lombares, não aguentavam nem uma palmadinha nas costas, quanto mais pontapés e fincadelas com os pés ), provisoriamente montou-se uma cama de casal que tinhamos desarmada e lá tem dormido. Tornou-se urgente arranjar uma nova cama mais pequena. Depois das pesquisas na internet o IKEA pelos preços era a opção mais viável mas as camas que eu gosto o Nuno não gosta e na única que estamos de acordo está esgotada. Sobra a mesma cama em " bruto " mas implica um trabalho que de momento não estou fisicamente capaz, mais a mais não tenho nenhuma lixadora e teria de fazer esse trabalho à mão. Deixar essa tarefa para o Nuno não dá que ele não alinha, além de ter pouquíssimo jeito e paciência ( prefere comprar feito ).
Ofereceram-me uma cama de solteiro simples de que gosto mas também implica lixar e pintar. Se eu tivesse uma lixadora ainda me aventurava...

30 agosto 2007

Sistema de recompensa

Pensei em adoptar o sistema de recompensa quando iniciarmos verdadeiramente o desfralde. O desfralde era suposto ser nas férias mas também era suposto eu não passar as férias entre a minha cama e a cama do hospital e centro de saúde. Na altura pensei em tentar sem o sistema de recompensa e só se não resultasse o tentaria adoptar.Por isso não procurei onde encontrar os gráficos e os autocolantes.
A creche começa para a semana e na segunda semana começam o desfralde em conjunto com o trabalho de casa dos pais. Estive à procura de quadros gratuitos na internet e o" problema" são os autocolantes. Arranjei uns mas são todos diferentes e achei adequado se os autocolantes fossem uns para os xixis com um só desenho e outros para os cócós. A intenção era saber qual o autocolante que correspondia à necessidade fisiológica que tinha feito. Pode ser uma mesquinhice minha e eles não ligarem nenhuma a isso é certo, mas na minha cabecinha tem lógica.
É aí que entra a vossa experiência: Falem das vossas experiências com os vossos filhos, onde compraram/arranjaram os quadros e autocolantes,etc.
Obrigada

28 agosto 2007

Eu já não me lembrava dos nossos dias difíceis

Depois da semana com os avós, dadas as saudades tem se portado relativamente bem. Talvez por me ver mais debilitada tem colaborado. Há pouco disse-lhe que arrumasse os brinquedos que, quer na sala quer no quarto, estavam um desalinho. Responde-me negativamente. Insisti, insisti, insisti e continuava a fingir não me ouvir. A cada inisistência o tom de voz aumentava, não muito que a cabeça não me deixa gritar. Fica de castigo, chora, berra, pergunto-lhe se sabe o que fez de mal, diz que não. Explico-lhe e continua mais um tempo no castigo. Desta vez passou o esquema dos 2 minutos, esteve até ela acalmar os berros e eu as ideias.Depois chamou-me e pediu-me desculpa. Abraçamo-nos e aquele abraço deixou-me de voz embargada e olhos rasos de lágrimas. Acabo por não saber a quem custa mais.

Maúa

Ontem a avó já pronta para sair à rua e de mala ao ombro vem buscá-la junto a mim e pergunta-lhe:
- Vamos Beatriz?
- A maúa?
- Está aqui, vamos.
- Não. (Q)ero a maúa.
- Queres uma mala para ti?
- Xim, ana ( anda ) - e puxa pela avó para o quarto dela para escolher.
Escolheu uma bolsa de MP3 com uma flor e lá foi ela, de bolsa a tiracolo.
Pela primeira vez pediu uma mala, escolheu e levou-a vaidosa.
Já noto que mexe nos meus fios e os coloca mas ainda não lhe deu para os usar e levar para a rua.

Acho que ( " com pena minha " ), declaro oficialmente aberta a " Fase Pirosa ".

27 agosto 2007

Pai Nuno e Mãe Úxia

Desde há uns tempos que se refere a nós pelo parentesco seguido do nome ( e às vezes só pelo nome ), como se tivesse outro pai ou outra mãe com outros nomes :).

A casa do teclado

Sentou-se ao meu lado e como é habitual pergunta-me onde está o sete (7). Indico-lhe e de seguida pergunta-me onde está a casa. Digo-lhe que não há casa e volta a insistir. Pergunto-lhe onde vê a casa e aponta para o shift cujo símbolo ( seta ) é semelhante a um desenho de uma casa.
Imaginativa a minha filha! ( baba ).

Caninos

A farfalheira e a tosse anunciou a chegada dos dois caninos superiores na passada semana.
Os inferiores também não devem tardar. Faltam 6!

26 agosto 2007

Sociável até demais

Pela-se por " pissiáre" ( passear ) e depois desta semana com os avós, tios e primos, quer passear à noite, culpa da tia ( ehehee ). Não vai à primeira com alguém, mas depois de umas horas de convívio e se engraçar com a pessoa, se lhe fazem a famosa pergunta : " queres vir para minha casa? ", ela quer, isto aos 2 anos, quero ver aos 14.
Vai-nos dar muitos cabelinhos brancos, vai!

22 agosto 2007

Lol

Ela adora café ( ou paché ), como todos os miúdos. Eu dou sempre um final do meu café que mal lhe molha a boca ou faça uma " garoto". Gosta mas diz-me sempre que " é leite ".
Esta semana está na minha sogra, esta semana fez-lhe uma "água suja " de café numa chavéna de porcelana e uma fatia de bolo. Chamou-a e quando ela viu o café delirou, juntou as mãos e disse:
- "Ai meu Deus! Ai meu Deus!"
Bebia um golinho, olhava para a chavena da avó e dizia novamente : " Ai meu Deus, meus Deus!"
É tiazoca!


PS - Não esqueçam do e-mail

Ao telefone

Não é de muitas conversas, quer sempre falar mas depois diz olá, adeus e larga o telefone que não tem paciência para mais. Pensei que por estar longe de nós teria saudades e conversaria um pouco mais. Qual quê? Dá-nos um olá entusiasmado, diz que foi ao parque infantil e vai brincar porque não tem tempo a perder e eu com o coração despedaçado.

Ingrata! :)

No hospital

Vim de urgência depois de um telefonema da minha médica. Ainda que os resultados não estejam concluídos, ( porque demorariam 3 semanas) detectou uma inflamação na medula e por isso, vou fazer nova colheita com carácter de urgência para iniciar o mais rápido possível o tratamento . Não se conseguiu fazer a punção lombar porque as costas estão muito doridas e após várias tentativas, desistiram até amanhã, dia de nova colheita. Hoje fiz novo TAC ( a todo o corpo ), novas análises, cultura de urina 24h e urina II, estou a soro e amanhã farei 2 exames oftálmicos.
O primeiro impacto foi o choque, o medo de ter alguma doença grave e poder transmiti-la à minha filha. Não que não me preocupe com os restantes mas ela é a mais pequena e, lá está... é minha filha!
Estou mais calma porque esclareci com a médica que as piores hipóteses são tuberculose ou meningite, mas até lá é uma hipótese e mesmo que seja, são um tipo de tuberculose ou meningite com menos probabilidade de contágio. Ainda assim, a minha filha não estará comigo até haver certezas.
Saio amanhã.
Estou confiante!


PS- Não se esqueçam do e mail para enviar convite, em princípio em Setembro irei privatizar.

21 agosto 2007

Numa esfera mais privada

No último mês e meio a minha saúde tem me pregado partidas. Ontem finalmente descobri o que me atormenta, uma deficiência congénita herdada do meu pai ( que ele não liga nenhuma porque a ele é numa escala mas fraca ). Entre TAC, Ressonância magnética, análises à tirróide, punção lombar, exames oftálmicos tenho uma deficiência numa veia na nuca, em vez de mais ou menos uniformes, a veia direita é largamente mais grossa que a esquerda o que provoca uma pressão muito forte, cafaleias fortes, vomitar, paralização e dormência os membros, perda de fala e uma panóplia de situações. As consequências poderão ser muito graves, mas por enquanto tenho a esperança e o pensamento positivo. Vai tudo correr bem!
Esta doença faz-me reformular o príncipio da privacidade, eu não conconcordava em privatizar mas tenho noção de que chamarei muitos mais olhos sobre mim e perderei o pouco à vontade que tenho. Optei por privatizar com a injustiça que isso acarreta. Assim sendo, quem estiver interessada em seguir-nos, enviem e-mail que ponderarei e concederei os acessos. Não me levem a mal se recusar convites. Um beijinho.

PS- aluciacarvalho@gmail.com ;)

12 agosto 2007

Do desfralde?

Não temos tido sucesso. Chega a andar 2 horas sem fralda e acaba por fazer no chão. Como eu não tenho andando "boa" para baixar a cabeça, o desfralde está em stand-bay.

Das férias...

Por cá estamos com alguma praia e alguma piscina. Os passeios são curtos porque a minha saúde não tem deixado abusar.
Ontem passei o dia no hospital com perda de fala, corpo dormente e as terríveis dores de cabeça ( das 10 da manhã às 6 da tarde).
Fiz análises e TAC e felizmente não há nenhuma consequência, as dores fortíssimas são mesmo das cefaleias. Agora tenho medicação de SOS. Herança do meu pai.
Fui bem tratada mas entrei numa crise de ansiedade quando queria falar e não conseguia. Passou mas espero não repetir a proeza, fiquei aflita, não dizia coisa com coisa e só queria a minha mãe comigo.