28 março 2007

Na onda de bater

Em casa abrandou. Quando a coisa não lhe corre de feição levanta a mão, diz " tau tau " e " ai ai ai ", mas não nos bate. Algumas vezes, provavelmente numa de descarregar, ralha connosco e bate não em nós mas nas coisas, tipo na mesa, na parede, nas portas, no ar, etc.
Na creche é que não é bem assim. Ao início era " uma vítima ", levava encontrões, safanões, puxavam-lhe os cabelos e ela limitava-se a chorar e a esperar que alguém corresse em seu auxílio. Agora vinga-se e bate nos miúdos sempre que um desse que costumava molhar-lhe a sopa se aproxima dela com cara de poucos amigos. Quase poderia dizer que age em legítima defesa numa de " antes que me batas, dou-te eu ". A violência não é forma de resolver questões é certo, mas com 20 meses não me parece que os meninos desentendidos se consigam sentar e conversar sobre os seus mal entendidos. Parece que já não resolve as suas questões com o choro, como era antes, agora também ela usa a força física e a violência para solucionar os seus problemas. Espero tranquilamente que esta fase passe, tal como tantas outras. Tenho a certezinha absoluta que não age assim pelo exemplo do que possa ver em casa, por isso não estou preocupada, há-de passar. Uns mordem, outros esperneiam e outros batem, é assim!
Ontem quando cheguei à creche uma das auxiliares diz-me que ela tinha estado uma peste a bater nos meninos. Prontamente a Beatriz tratou de me contar a quem tinha batido. Achico. Quando lhe pergunto se tinha batido no Francisco diz-me: Foi!
Chego a casa e peço para contar ao pai o que tinha feito na escola e ela disfarça o assunto e finge que não me ouve. Ignora-me até eu desistir de lhe perguntar e contar eu ao pai o sucedido.
Está fresquinha, está!

2 comentários:

Ana disse...

Terrível mas engraçada :)

Unknown disse...

Tanto a chatearam que agora vinga-se.
É a lei do mais forte, chiça!
A Luísa até hoje nunca bateu, empurrou ou mordeu mas volta e meia vem com nódoas negras nas pernas porque a empurraram e caiu ou conta logo que não sei quem lhe bateu...
MAs é como dizes, é mais uma fase e vai passar ;)
Beijocas