30 março 2007

Imaginação, invenção ou mesmo mentirosa?

Ontem no colégio a educadora vem-me contar uma história que se tinha passado.
- Mãe, hoje a Bia fez uma coisa muito engraçada, mas que se calhar a mãe não vai achar graça nenhuma.
- Então bateu em quem?
- Em quase todos, mas não é isso. Hoje disse-lhe para ir ter com a A. para mudar a fralda. Ela amuou, cruzou os braços, baixou a cara, fez beicinho e foi num andar muito zangado. Fui atrás dela e perguntei-lhe o que era isso e porque estava assim. Não me respondia, nem olhava para mim. Disse-lhe se queria ter xixi na fralda. Diz-me que não e lá vai à A.
A A. começou a puxar por ela, estás zangada? O que foi Bia, quem te fez mal?
- A Xia.
- O que é que a Sofia fez?
- Tau-tau.
- Deu tau-tau? A quem?
- À Bia.
A educadora vai ter com ela e diz-lhe: O que foi Bia, eu dei-te tau-tau?
- Foi.
- Não foi não.
- Quem te deu bateu ?
- A Nina, a Máta, a Ena ( e começou a dizer os nomes de quase toda a gente ).
Quando lá cheguei a educadora testa-a.
- Vou ver se lhe diz a si. Bia, quem te bateu?
Olha para mim com o ar mais convincente do mundo, aponta para a educadora e diz:
- A Xia.
A educadora dizia-me,
- Óhh mãe, não pense que lhe batemos.
- Eu não penso isso, porque se assim fosse ela não queria vir para cá ( sim porque agora pede-me para ir para a escola quando está em casa ). O meu problema é saber como lidar com esta situação. Isto não vem nos " manuais de instruções ".

3 comentários:

O Príncipe Duarte disse...

POis... o meu filho qd tem algum doi-doi diz logo quem foi... mas ultiamente é sempre culpa do Martim ( mesmo não sendo... )

Acho que vão entrar numa fase da imaginação...

bjs

alice+duarte

Princesas Ervilhinhas disse...

Ela não mente de proposito. O "tau-tau" para ela pode não ser fisico! Pode ser um "tau-tau" psicologico por a terem contrariado.

E a invenção faz parte do desenvolvimento intlectual deles. Habitua-te porque vai até aos 3 anos! ;-)

Beijinhos e bom fim de semana,
Carla e Beatriz (17m)

Quita disse...

Não ligues muito, nesta idade confudem muito a imaginação com a realidade. A minha filha de vez em quando tb diz coisas que eu sei não aconteceram, não daquela forma, mas não dês muita importância.