21 fevereiro 2005

20 semanas

Olá, olá!!!

Já estamos a meio caminho desta nova viagem a três :).
Ontem o papá sentiu pela primeira vez um pontapé do nosso rebento e ficou deliciado.
Confesso que agora a ansiedade em saber o sexo do bebé é maior e parece que as 3 semanas que faltam são imensas. Quero saber para poder finalmente referir-me ao bébé pelo nome e passar a referir-me à Beatriz ou ao Diogo, mas já faltou mais...
As "apostas" dos familiares e amigos no sexo do bébé não se fazem esperar; em jeito de sondagens aqui vão os resultados:

Menina - Prima, Padrinho do Bébé, Tia do Bébé, Bisavó Materna
Menino - Bisavó Materna, Avó Materna, Tia-Avó, 2 colegas de trabalho.

Em termos de preferências, como já disse o pai gostaria de ter um menino mas não se arrisca a fazer prognósticos, tal como eu, que apesar de não ter nenhuma preferência pelo sexo, não tenho qualquer convicção a esse respeito. Como todas as mães desejo que seja muito saudável e feliz e tudo farei para que isso seja possível.

Bem e agora a literatura:

A 20ª semana de gravidez

Esta é a fase de maiores modificações para o seu corpo. O seu bebé desenvolve-se a um bom ritmo e esta é a semana que marca exactamento o meio do seu tempo de gravidez.
O seu bebé Já mede cerca de 24-25 cm e pesa aproximadamente 340 gramas. Nesta altura, como já tem o sentido da audição bastante desenvolvido, se for emitido um som muito alto perto de si ele pode sobressaltar-se e tornar-se irrequieto. É já um bebé muito activo, na verdade, ele vira-se, torce-se, mexe-se, dá-lhe pontapés e dorme.A futura mãeAté esta fase é normal que tenha aumentado cerca de 3 Kg (
eu aumentei ½ kg ) . No entanto, a partir de agora aumentará meio quilo por semana. Se a pigmentação da sua pele se tornar ainda mais visível não vale a pena assustar-se porque isso é algo perfeitamente normal. Esta é realmente a altura de maiores mudanças no seu corpo; os seus seios, por exemplo, estão a começar a produzir uma substância leitosa que o bebé vai necessitar. Tudo o que tem a fazer é limpá-los suavemente evitando espremê-los. Outra mudança que pode notar é que por vezes sangra das gengivas e tem um forte corrimento vaginal ( já há muito tempo que tenho sangrado das gengivas ). Todas estas mudanças são perfeitamente normais e tudo o que pode fazer é tentar tirar o melhor proveito das modificações que lhe estão a acontecer. Conselho para esta semanaPara aliviar as dores nas costas mantenha sempre uma boa postura. Cada vez que se sentar tente pôr um banquinho para apoiar os pés, de modo a que estes não fiquem tão baixos e não inchem tanto. No trabalho, sente-se em cadeiras ergonómicas, e evite ficar de pé muito tempo seguido. Quando se for deitar, coloque uma pequena almofada ao seu lado junto da cintura.

Beijinhos

2 comentários:

Margarida disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Margarida disse...

OLá
chamo-me Margarida e estou gravida de 26 semanas, vou ter uma menina, já tenho uma e agora vou ter outra.
Acho que nós mães mesmo no fundo sabemos mesmo antes do médico qual o sexo do bébé, pelo menos das 2 x eu soube :-)
Mas o que interessa mesmo é que corra tudo bem e que venham com muita saúde.
Boa sorte para ti.

http://asminhasprincesas.blogspot.com/