14 fevereiro 2005

19 semanas

Parece incrível mas hoje comemoramos as 19 semanas de existência do nosso bébé, ou seja, já quase a meio caminho desta etapa já no 5ª mês de gravidez.
Sinto-me particularmente feliz por estar a comemorar esta data no Dia de S. Valentim, pois assim juntamos o útil ao agradável e hoje eu e o futuro papá fazemos duas comemorações nas nossas vidas, a do amor que nos une e a do nosso bébé. Amo-os imenso.

A 19ª semana de gravidez

Nesta altura é natural que comece a ser vítima de várias modificações no seu corpo. Provavelmente com estas modificações virão também certo tipo de dores usuais nesta fase da sua gravidez. O seu bebé começa a aparecer o vérnix - que lhe protegerá a pele enquanto não nascer.

O seu bebé:
O comprimento do seu bebé é de 23 cm e ele já pesa cerca de 200 g. ( Eu pergunto-me quando é que se irá notar que estou grávida... continuo a vestir a minha roupa sem sinais de a mesma me estar sequer apertada. ) Os movimentos que sente já são voluntários porque os neurónios já estão ligados aos músculos. Para isso, o cérebro do seu bebé tem que estar bem desenvolvido. Apesar da cabeça ainda ser um pouco maior que o resto do corpo, os membros já são proporcionais. As orelhas já estão no seu lugar e os neurónios estão a desenvolver-se e a criar ramificações por todo o corpo. Os dentes estão a desenvolver-se e o vérnix a formar-se, trata-se de uma substância branca e gordurosa que protege a pele do bebé enquanto está dentro do útero. Durante as primeiras semanas de vida do bebé a resistência às doenças é assegurada pelas substâncias protectoras que este recebe. À medida que o seu bebé vai crescendo é natural que comece a sentir algumas dores abdominais, azia, prisão de ventre, cãibras, inchaço dos tornozelos e pés, assim como dores nas costas. O facto de ter os vasos sanguíneos dilatados pode causar pequenas manchas vermelhas na face, ombros e braços.
Conselho para esta semana: Tome precauções no sentido de não se cansar em demasia a partir desta semana. Não se esqueça que a gravidez está a sobrecarregar o trabalho do seu coração, rins e pulmões. Evite usar sapatos de salto alto e não force em demasia as costas. Faça vários exercícios, para evitar supostas situações de desconforto.

Sem comentários: