28 dezembro 2010

Resumo

Ora por onde devo começar?
Bom, fazem hoje 15 dias que nasceram as gémeas, que o nosso dia a dia mudou basante, que passamos os dias entre esterilizar biberões, retirar leite, mudar fraldas, estimular rabinhos, etc, etc.
As gémeas, por serem prematuras, não pegavam no mamilo. A Matilde, a maiorzinha, lá ia pegando ( e vai de vez em quando ) e mamando, a Joana ora porque não consegue, ora porque lhe dá muito mais trabalho, não o faz.
As primeiras noites no hospital foram um suplício, com 2 enfermeiras de volta das minhas mamas, para que pegassem no peito, sem sucesso. Tinham de ser acordadas ( e a dificuldade que era fazê-lo ) e depois disso, a dificuldade de pegar no mamilo era imensa, chegando a estar 1h com cada uma ( mais as 2 enfermeiras ) só para que pegassem no mamilo e mamassem qualquer coisita.
Pelo meio ouvia:
- Tem um mamilo tão bom, mas elas são pequenas, ainda não sabem mamar e não conseguem abocanhar todo o mamilo.
As dores nos mamilos das pegas ineficazes eram de " bradar aos céus ", juntamente com as contracções uterinas que ia sentindo enquanto amamentava ao peito.
Quando vim para casa, com as 2 e sem as 2 enfermeiras para ajudar na tarefa, com a subida do leite e o peito a encaroçar, pedi várias vezes à minha médica para me secar o leite. Chorei de desespero, com dores no peito, no hemorroidal inlamadíssimo e com os pontos e por vê-las chorar e não conseguirem mamar, por cansaço das noites stressantes e em claro. A minha médica não me deixou desistir e lá me foi orientando no processo.
Decidi retirar o leite com a bomba, com o conhecimento de que o estimulo da bomba não é o mesmo do do bebé e por isso, o mais certo é que, a amamentação não dure muito, mas vamos tentando. Pelo menos, a tarefa não é tão stressante para mim e torna-se muito mais fácil ( mas mais trabalhoso também ) dar o leite no biberão que antes foi retirado.
Desde o início que estão a suplemento, por serem prematuras e porque a produção não é suficiente para 2. Estão com o Aptamil prematil, para prematuros.
Tem tido algumas cólicas que curiosamente pioraram com o uso do infacol, por lhes ter dado o efeito secundário provavel, prisão de ventre. Estão a tomar bio gaia ( que até à data não vimos efeitos ) e vão começar com o colikind, que resultou com a irmã mais velha. O aero-om, tal como aconteceu com a Bia, não resulta. Na 1ª semana, tivemos em nossa casa a minha mãe a dormir, ou a tentar dormir e coitada, de manhã, lá ia ela trabalhar.
Depois disso começamos a orientar-nos os 2, apesar de pelo meio a Beatriz ter adoecido.
Apesar de tudo e não querendo minimizar a 1ª semana, foi melhor do que o esperado, mas lá temos noites terríveis, noites menos más e noites assim assim.
De dia, são um sossego e praticamente são as bebés " come e dorme ". Ainda assim, eu raramente descanso durante o dia ( fi-lo apenas na 1ª semana ) .
Esta semana, estamos em casa da minha mãe, por o Natal ser cá em casa, assim como o fim de ano e para não andar no entra e sai ao frio com as pequenas.
A Beatriz tem reagido muito bem e adora as irmãs. Quer andar sempre aos beijos, a pegar ao colo, a dar biberão, etc. Não temos sentido ciúmes mas também temos tentado que continue a ter momentos a sós connosco enquanto elas dormem. Por isso mesmo, tem ido pouco à escola, mas também tem sido as férias do jardim de infância o que não causa " grande transtorno ". Claro que para nós pais, é pior que não podemos descansar enquanto as gémeas o fazem, mas por enquanto " a coisa vai-se levando ".
Nós, adultos, estamos bem, cansados claro, mas felizes com as 2 " pequenas " que se vieram juntar ao clã como se sempre tivessem feito parte dele.

1 comentário:

. disse...

Se um recém-nascido dá trabalho, não consigo sequer imaginar o que será ter dois ao mesmo tempo. mas vai-se levando, com paciência, não é?

Quanto ao leite, não stresses. Eu sempre tirei com a bomba desde que nasceram e da Filipa quando vim trabalhar, aos 5 meses, ainda tirava leite todos os dias portanto lá por não mamarem não quer dizer que deixes de ter leite. Dele fiz por deixar de ter mais cedo (não tomei nada mas comecei a tirar cada vez menos leite) e aos 2 meses já não tinha, felizmente para mim porque como sabes e eu não escondo, odiei a parte da amamentação.

Mas o que importa é que elas estejam a crescer bem e estão!
Bjs para todos vocês!