26 junho 2006

Actualizações

Este vai ser um posto longo para memória futura. Ainda estão aí??? Eu avisei :)

A Rotina do sono:

Acho que posso dizer que conseguimos reestabelecer-lhe uma rotina do sono, apesar de termos adiado por meia hora a altura de a deitar. O " culpado " da alteração das rotinas fomos nós mesmos porque nas 2 semanas antes das férias para tratar dos preparativos do baptizado ( comprar a nossa roupa, a dela, ir ao restaurante provar a refeição,etc ) acabavamos por adiar as rotinas e com isso, adiavamos o sono dela. Aliado ao facto de ter descoberta a sua auto mobilidade ( gatinhar e por-se de pé ) resultou numa criança com sérias dificuldades em adormecer e nuns pais quase desesperados com as horas para que dormisse. Mau resultado, muito mau. Aproveitamos as férias para restabelecer os horários apesar de isso implicar uma maior " privação " para nós mas de facto era quando tinhamos mais tempo e " paciência " para o efeito. Estabeleci com o Nuno e com a minha mãe ( porque a minha mãe como avó que é, cedia ao choros e birras da menina e portanto isso tinha de acabar ) que iamos estabelecer-lhe rotinas e portanto ai de quem tentasse quebrá-las. Nos primeiros dias a rotina foi banho, jantar e deitar pouco depois comigo na cama, escostada a mim enquanto eu cantava a já gasta Lullaby . Ao príncípio resistiu a adormecer mas nunca mais de meia hora. Depois comecei por não cantar, apenas me deitava com ela sem falar, no maior silêncio possível. Entretanto conseguimos perceber qual a melhor hora para a deitar: 22h00, depois disso era mais complicado adormecer. Passada a primeira semana, às 22h00 e quase que em ponto era ela que quase pedia para que a deitasse. Por duas vezes fomos jantar fora e deitamo-la as 22.30 mas a partir das 21.45 estava irrequieta, chorosa e birrenta. No final da segunda semana ( e espero que continue assim ) já conseguimos que adormeça sozinha na cama dela, desde que no máximo às 22h esteja na cama. O problemático é que acorda imensas vezes de noite a choramingar. Acho que isto deve ser obra dos dentinhos. No entanto foi até mais fácil do que pensei :).

Alimentação:

O leite anda cada vez mais dificíl para que o beba, experimentei mudar-lhe para o NAN mas os resultados são os mesmos. Leitinho que ela gosta mesmo é o já preparado da Cerelac de bolacha. Tenho insistido à mesma no leite " normal " mas está dificil. Experimentei dar-lhe o mimosa crescimento ( leite de vaca ) mas bebeu 100 mls e não quis mais ( felizmente não fez reacção ). Continua a sopas que comer sólidos à refeição ainda não é com ela no entanto já dá umas " trincas " no peixe e na carne se for dado aos pedaços pequenos e pouca quantidade. Está totalmente desperta para a nossa comida e pede o que quer, se bem que o que quer é mesmo iogurtes ( líquidos ou não ) , pão, bolachas e bolinhos. Evitamos mas não proibimos e lá vai dando umas trincas no donuts da minha avó. Descobrimos que prefere que lhe demos um pedaço para a mão para ir trincando à sua maneira que darmos-lhe nós pedaços já partidos. Ainda não experimentei o ovo, apesar da médica ter dito para o fazer aos 11 meses, talvez na próxima sopa. Já comeu carne de vitela e novilho e gostou.

Desenvolvimento:

Vai para onde quer ( e normalmente quer ir para onde não deve ) com o seu gatinhar de sapo ( aos saltinhos ). melhor os gritos de crianças mas não deixa de se assustar na mesma. Já nos dá mais descanso às costas desde que começou a gatinhar mais Descobriu as tomadas eléctricas e que as portas se fecham e à conta desta última já ficou fechada sozinha no quarto, atrás da porta a chorar ( e nós sem conseguirmos abrir a porta porque ela estava lá atrás bem encostadinha ). Põe-se em pé muito mais vezes mas ainda lhe pesa o rabo. Na cama é que o faz com uma destreza única. Anda mais “ chuchódependente ” mas não tenho feito nada “ contra “ isto. Deu dois passinhos sózinha no jardim da casa da minha mãe e não voltou a fazê-lo. De vez em quando faz uns “ tem-tens “ mas ainda me parece que o andar vem longe. Começou a aprender a partilhar e por enquanto dá tudo o que tiver na mão a quem lhe pedir. Dá beijinhos quando lhe apetece e raramente quando pedimos mas eu ultimamente não tenho sido contemplada e o pai pouquíssimas vezes. À prima dá beijos atrás de beijos mas raramente quando ela lhe pede, mas sim quando lhe apetece. Continua assustadiça e os gritos ou as alterações de voz resultam em choro. Tolera melhor os gritos de crianças mas não deixa de se assustar na mesma.

Gracinhas:

Ri às gargalhadas com os cães e então se o Nikki rosnar melhor ainda ( eu é que não acho graça nenhuma ). O passatempo é persegui-los até eles se cansarem de fugir dela. Ontem pôs-se de pé apoiada nas costas da Luna e depois dava saltinhos e gargalhadas de contentamento com o feito. Os cães já fogem dela. Outro entretem é mandar os brinquedos para o chão. Descobriu que as bolas de ténis saltam e passa muito tempo a manda-la de encontro ao chão para que salte. Como as bolas eram pertença da Luna acabamos por ter a Beatriz a brincar com as bolas e a Luna à espera que ela lhas manda para ir buscá-las. De vez em quando tira-lhas da mão e vai escondê-las. Já comprei uma bola só para a Beatriz com outras cores mas a cadela pensa que bolas é para ela por isso tem sido dificil que não partilhem estes brinquedos. Bate palminhas por tudo e por nada e quando pedimos também o faz. Às vezes enquanto a adormeço e se canto ela acompanha-me com palminhas ( adorável ). Faz a pitinha põe o ovo mas quando quer e uma vez lá “ quando o rei faz anos “. Acha graça quando encosto a minha mão na boca dela para que “ coma o ovo “. Continua a não apontar e a indicar tudo com o olhar. Desde que descobriu a praia e a piscina e que ficou maravilhada com a água que tudo é “ bá “ para ela. Gosta que cante para ela e normalmente bate palminhas ao meu desafinar agudo. Eu e a minha sobrinha fizemos-lhe um concerto com as músicas da Escolinha de música e ao príncipio devia pensar que estavamos doidas, depois acompanhava-nos a dançar e a bater palmas. Quando acabamos choramingou a pedir mais. ( Como em qualquer concerto o público pede sempre : “Só mais uma “ ). Gosta de dançar mas não é qulaquer coisa, tem de ser música mexida e com muitos pinotes. Continua a gostar dos meus beijinhos nas bochechas e que lhe faça apresentações dos bonecos, das pessoas, de mim, do que quer que seja. É qualquer coisa do tipo, chegar ao pé dela bem junto da cara e dizer:” Olá, eu sou a mãe, prazer em conhecer-te “ seguido de dois beijinhos, um em cada face ( muito parvinha a brincadeira mas ela gosta e eu gosto de a ver sorrir ). Não é uma criança muito desenvolvida, nem demasiado “ atrasada “, tem o seu timing que normalmente não é muito diferente do dos “ manuais “. Está na “ norma “, não que isso me faça dores de cabeça, para mim despachada ou não acho-lhe graça na mesma só não sou “ cega “ ao ponto de dizer que já faz isto ou aquilo e que é muito desenvolvida e mais inteligente por isso. Consigo perceber que existem muitas mais crianças mais despachadas que ela e outras menos, mas não é isso que faz dela mais especial, é especial sim, porque é a minha filha e porque a amo, não por aquilo que faz. Apercebo-me que cada vez é mais menina e menos bébé não pelo crescimento mas pelas feições, pelo entendimento de muito do que lhe dizemos, pelo olhar e pelas vezes cada vez mais frequentes que uso o termo criança e cada vez menos bébé. Já o disse muitas vezes mas não me canso de dizer: Amo-a.

3 comentários:

Mil Coisas disse...

Grande de facto mas muito interessante.

Adorei saber tudinho acerca da Bititiz :)

Beijocas,
Rute e André

Sandra disse...

que post grande!! mas eu gsotei muito de saber todas as novidades da Beatriz!
Achei piada á da partilha das bolas com a cadela, cá em casa é com o gato!! :)
Quanto à rotina de ir para a cama, eu acredito que tem que ser mesmo assim, porque com a minha Beatriz, sempre fiz assim :

20h - aprox. banhinho
20h30 m leitinho
e cama a seguir, nem fico ao pé dela, dou-lhe um beijinho, apago a luz e há dias em que ela ainda conversa com os bonecos e outros em que adormece passados nem 5 minutos!

O pior é que tenho de a deitar em todo o lado que vou, mesmo na casa dos meus amigos! Sair á noite para jantar fora é que é complicado, porque fica chatinha a partir dessa hora!

Já me alonguei também no comentário :))

Beijinhos

Rita disse...

:))))))
Ela é especial e é linda!
A minha há muito que é tratada por nós como "menina". A "menina" isto, a "menina" aquilo... bebé não durou muito ;)
Beijinhos