01 março 2011

Saudades

Tenho saudades do mundo dos blogues, saudades de saber das pessoas que se tornaram amigos reais. Sim, o facebook mantem-nos em contacto quase constante com essas mesmas pessoas, mas é um contacto mais superficial, restrito a 422 linhas que cada comentário pode ter.
Sinto que no facebook, as notícias são mais breves, quando são. Não há desabafos, actualizações dos crescimentos daqueles que hoje são miúdos e que acompanhei desde bebés. Perde-se muito com o facebook em termos de conteúdo, ganha-se em termos de imediatismo. O que se diz é no momento e se aquela pessoa estiver on-line podemos no momento, trocar impressões de forma mais privada sim, por mensagem ou chat é certo, mas para mim, que sou um bocadinho " velha guarda ", também se perde a magia e o deslumbre do blogue enquanto diário mais ou menos privado.
No facebook, pelo menos eu, restrinjo informação porque aqueles mais de 100 contactos, são amigos sim, mas uns mais amigos que outros, uns cmais intímos que outros e gerir a informação que quero dar e a quem quero dar, sinceramente faz-me perder a paciência e a vontade de partilhar. Prefiro fazê-lo no blogue, com muito menos leitores e onde, ficará um registo futuro, mesmo que 1h depois, já não sinta o que escrevi, precisamente porque desabafei, para um monitor é certo ou para um pedaço de papel virtual, como queiram.
Tenho saudades não só da minha assiduidade enquanto escritora, mas também da assiduidade dos meus " leitores" dos comentários e trocas de impressões e também de ler o blogue dessas mesmas pessoas, invertendo papéis.
Tenho saudades do mundo activo que os blogues foram há uns 6 anos atrás e espero que, quando o deslumbre do facebook passar ( que como tudo, são " modas " ) que se voltem aos " velhinhos " blogues onde conheci tanta gente bonita.

8 comentários:

Susie disse...

Ainda há poucos dias escrevi sobre isso. Eu continuo de pedra e cal a escrever no blogue e o FB não me diz nada. Eu continuo por aqui :)

Liliana ♥ disse...

é verdade Lúcia. Que saudades daqui andar. quase 5 anos ;)
(prometo q qualquer dia voltamos ao activo...)
beijinho em TI e nessas 3 miúdas giras ;O)

. disse...

Concordo contigo em tudo. Excepto que acho que a moda do FB não vai passar, a tendência é cada vez mais para o imediato. Mas eu também continuo cada vez mais por aqui e menos por lá.

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

eu, sinceramente, acho que são duas coisas distintas e não percebo quem as misture. o meu blogue nada tem a ver com o FB...

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

eu, sinceramente, acho que são duas coisas distintas e não percebo quem as misture. o meu blogue nada tem a ver com o FB...

Unknown disse...

Olha que nem a propósito!
Voltei ao blog :)
Beijocas!

rosinha_dos_limoes disse...

Eu tenho muito pouco tempo para ler os blogues que gosto para grande pena minha ... adiei a ida ao fb, mas lá me rendi ... sempre pelo menos não perco o contacto com todos :op
Mas gosto mais dos relatos e partilha de um blog sim :)

Lúcia disse...

Ana Rute, acho que por uma questão de gestão de tempo, se dá preferência ao fb em detrimento dos blogues. Eu falo por mim, que desde que o bloglines desapareceu deixei de seguir os blogues que seguia e o tempo de entrar nos privados um a um acaba por ser pouco e então procuram-se noticias das pessoas pelo fb