22 setembro 2010

Escola nova

Efectivamente começou há 1 semana e 1 dia como jardim de infância e ATL e pouco mais que isso só no ATL. Tem corrido muito bem e se bem que eu soubesse que ela se adapta bem, que não é estranha e tudo o resto, está a correr melhor que esperava. Esperava 2 ou 3 dias de excitação e depois lá vinha a realidade e os pedidos para voltar para o colégio, mas não. Não chorou uma única vez e só num dia se agarrou às minhas pernas, mas lá foi sem alarido, depois da animadora do ATL ter vindo ter com ela.
Vem muito mais suja que na outra escola e num dos dias eu pensava sinceramente que ela tinha caido nalguma poça ou que num acesso de loucura, se tivesse molhado toda no wc. Parece que era apenas e só suor.
O bibe veio logo no 1º dia sem 2 botões e os sapatos vem numa desgraça, mas a marca do detergente diz que é bom sujar-se e eu mentalizo-me que sim, mesmo que a mancha escura nas cuecas do " tartin " não saia nem com esse conhecido detergente.
Mas vem feliz, come bem, participa nas " aulas " e teve uma excelente reacção quer no atl quer no jardim de infância.
No final da semana passada, nem ao fim de uma semana de jardim de infância, confidenciou-me que gostava muito da " professora " ( sim que ela agora não lhe chama educadora que diz que pré-primária é quase primária e por isso é professora ) e que até já lhe deu um abraço. Não que isso seja muito dificil nela, que é beijoqueira e " mimalha ", mas é um bom sinal. Trata a educadora pelo nome bem como todo o restante pessoal, apesar de eu ter ouvido um ou outro menino chamar de Dona N. à educadora. Ela não está nem aí, que é tu para e com todos e parece que não se importam com o facto.
Foi uma grande ajuda na adaptação o facto de uma tia-avó paterna ser a cozinheira da escola e de ela ajudar a dar as refeições deles, ajudou o facto de a educadora do atl já ter sido há 4 anos, auxiliar na ex-escola da Beatriz e ajudou a melhor amiga dela também ter entrado naquela escola e serem da mesma sala.
Ontem disse-me que tinha saudades do colégio e que um dia queria lá ir, mas que voltaria para a escola nova, que o colégio é para os mais pequenitos e ela até gosta da escola nova. Expliquei-lhe que a ex-educadora já não trabalha lá ( saiu para o estado ) e que dos colegas de sala dela, só estavam 2 com os quais nunca teve grande afinidade. Um dia volta lá, que ficaram as portas abertas às visitas, mas por enquanto é cedo.
Tem os seus " se-nãos ", como o recebê-la ao fim do dia ao portão e não na sala, de não haver livros de recados ou cadernetas e dizer de manhã à pessoa do atl para por sua vez dizer à educadora... muitos intervenientes pelo meio.
Mas a escola até é relativamente pequena e o ambiente é relativamente familiar e melhor que tudo ela gosta e eu tb estou a gostar e muito satisfeita com a nossa escolha. Uff.

1 comentário:

Susie disse...

Que bom. Isso é um enorme descanso.